Soluções Práticas Para Problemas Com o Encanamento

Quando em sua residência ou empresa você percebe que houve o bloqueio do fluxo normal de água, logo observa que o encanamento está com algum problema. E todas as pessoas são regularmente atormentadas por isso, cuja complexidade pode até resultar na necessidade de reparação de todo o encanamento ou até substituições, inclusive levando a reforma de pisos, contrapisos e pode sair bem caro.

Soluções Práticas Para Problemas Com o Encanamento

Soluções Práticas Para Problemas Com o Encanamento

Por isso, observar o problema logo no inicio garante que você se livre o mais prontamente dos problemas e corre menos risco de ter sua residência ou empresa passando por uma reforma. O que ocorre é que em muitas vezes, o entupimento pode ser sério, e sua reparação vai necessitar de conhecimento técnico em grau superior, como uma empresa ou trabalhador com anos de janela.

Geralmente, as pessoas que se deparam com este tipo de problema em casa costumam chamar profissionais especializados para resolver o caso, mas em alguns momentos o desentupimento pode ser realizado pela própria pessoa.

Limpeza e Desobstrução De Canos

Sempre que em sua casa, seja na torneira ou no vaso sanitário, você encontrar pouca ou ralo entupido, deve sempre considerar a possibilidade de chamar um encanador para inspecionar todo o sistema de encanamento, já que o problema de entupimento ainda não ocorreu. Desta forma é possível prevenir futuros problemas e apenas uma inspeção já será suficiente para resolver o problema.

De acordo com especialistas, a principal razão de ocorrer movimento lento de água pelas torneiras é um inicio de entupimento de cano em alguma parte. Já os entupimentos de ralos podem acontecer em decorrência de diversos tipos de resíduos, como graxa, alimento, óleo, raízes e até lama. A forma mais comum disso ocorrer é que esses resíduos se acumulam nas paredes dos tubos de drenagem, impossibilitando o fluxo normal de água.

Limpeza e Desobstrução De Canos

Limpeza e Desobstrução De Canos

Para tentar desobstruir os canos, esquente uma boa quantidade de água com um pouco de detergente e jogue nas tubulações, especialmente na pia da cozinha, assim, se o problema for resíduo, ele será prontamente eliminado. Outro procedimento que pode ser executado é pegar uma mangueira d’água com jato forte e inseri-la diretamente nos ralos, elas ajudam a eliminar qualquer coisa que esteja presa neles.

Agora, se o problema persistir, ou se mostrar mais sério, somente um profissional especializado poderá resolver o caso.

Reparação De Esgoto

Em muitos casos, acontece de um cano de esgoto romper no quintal causando grande transtorno para todos da residência. Esse rompimento não só danifica todo o quintal e o sistema de esgoto, como causa um tremendo mau odor em todo o local.

Além disso, o esgoto é prejudicial para a saúde e, somente uma reparação ou até uma substituição completa são as soluções possíveis. Em todos os casos a escavação do quintal é sempre necessária, com a finalidade de reparar o tubo de esgoto rompido.

Remoção De Óleo Ou Gordura

Para a remoção de óleo e gordura dos encanamentos, quando o problema estiver muito sério, o correto é chamar diretamente um encanador, que durante o serviço poderá utilizar um aparelho chamado Jet Rooters, que tem várias funções, como cortar raízes, eliminar lodo, óleo, além de graxa do cano do esgoto. É uma forma de solução prática e temporária de  limpeza do esgoto.

Os profissionais especializados também utilizam técnicas mais novas e apuradas, do mesmo modo das cirurgias médicas, com um equipamento que permite a inspeção das tubulações através de vídeo. Este é de longe o sistema de limpeza do encanamento mais eficiente, onde é possível analisar de perto qual o problema e resolvê-lo de maneira pronta. Esta mesma técnica ainda é usada para localizar fendas e pequenas rachaduras nos tubos subterrâneos e outros tipos de vazamentos.

Rompimentos De  Canos

Os especialistas em encanamentos e tubulações oferecem métodos específicos para substituir as tubulações de esgoto. São metodologias simples e práticas que permitem substituir todos os tubos de esgoto sem que seja estragada as paisagens, nem as calçadas.  Comumente, um novo sistema de esgoto no qual são usados tubos metálicos precisa ser colocado, para que o resultado obtido seja o melhor possível.

Soluções Práticas Para Problemas No Encanamento

Cano Entupido 1

Caso o entupimento seja no ralo da pia, por exemplo, o melhor modo de desentupir é apelar para o bom e desentupidor de borracha, que pode ser encontrado em mercados, lojas e casas de material para construção. Para fazer o procedimento é só colocar um pouco de água morna na pia e fazer uma boa pressão sobre o ralo. Depois de diversas tentativas o resultado costuma ser bem positivo, e o ralo acaba desentupido.

Cano Entupido 2

Outra tentativa de desentupimento pode ser feita do seguinte modo: Faça uma mistura de um copo de vinagre, branco ou tinto, com seis colheres de sopa de bicarbonato de sódio e jogue a solução sobre o ralo. O vinagre deve estar quente e a mistura deve ficar no ralo por aproximadamente vinte minutos, depois disso é só jogar muita água quente no ralo.

Cano Entupido 3

Antes de começar o procedimento observe se o ralo está totalmente livre para a passagem e se não tem nada o obstruindo. Então, compre alguns metros de arame de aço, que pode ser adquirido em lojas de material para construção.

Dobre uma das pontas do arame, sendo ela que deverá ser introduzida na tubulação. Deve ser dobrada a ponta para que a mesma não corra o risco de perfurar o cano ou mesmo provocar uma rachadura. Depois, com muita calma, vá enfiando o arame na tubulação, e com a sobra do arame que estará em sua mão, tente fazer com que o mesmo execute movimentos giratórios dentro do cano. Com isso, você deve ir observando se o arame encontra obstáculos durante a passagem, e tenha muita paciência, se possível faça movimento com o arame para frente e para trás. Se você encontrar algum local entupido, o cutuque por diversas vezes, para que o cano seja desobstruído.

Mas se ainda com todas as nossas dicas seu encanamento continuar entupido, a melhor solução para resolver seu problema sem necessitar fazer um quebra-quebra geral será necessário contratar uma mão de obra especializada. Em sua cidade ou região certamente existirão várias empresas que executam este tipo de serviço. Se precisar, pesquise na internet e encontre várias delas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *