Mesa de Estudo Para Crianças – O Ambiente

Quem é pai e mãe sabe como é bom ver os filhos tendo gosto pelo estudo, se dedicando a saber sempre mais a respeito dos mais variados temas. Saiba que gostar de estudar pode ser apenas questão de hábito para os pequenos. Uma das melhores maneiras de incentivar o seu filho a gostar de estudar é oferecer a ele um espaço em casa especialmente voltado para isso.

Ter uma mesa de estudo pode ajudar as crianças a se focar mais nos estudos e gostarem de dedicar parte do seu tempo para desenvolver as suas tarefas. O mais importante é que essa área seja silenciosa e bem organizada, não importa muito em que ambiente da casa ficará a mesa desde que o pequeno tenha a sua atenção voltada somente para ela.

Confira a seguir algumas dicas bem interessantes de como montar a mesa de estudo para crianças em casa e deixar os ambientes muito bem arrumados e planejados como se deve. Depois de algum tempo os seus filhos passarão a estudar com muito mais gosto com certeza.

O Ambiente de Estudo

Os pais devem prestar atenção ao fato de que o ambiente de estudo dos filhos pode ser formado apenas por uma mesa e cadeira. Não é necessário ter um cômodo da casa especial para ser a sala de estudos, mas simplesmente uma mesa. O que realmente conta é que a criança tenha conforto e organização para cumprir as suas tarefas.

Para começar a altura do assento da cadeira deve ser regulado para atender as necessidades da criança, observe que os braços do pequeno devem repousar sobre a mesa. Outra coisa importante é que os móveis infantis são projetados para crianças de até 12 anos de idade, assim compre outros móveis quando o seu filho passar dessa idade.

Oriente o seu filho a encontrar o lugar em que está cada item de material. Organize os papéis em pastas, os lápis e canetas em porta-lápis, outros materiais usados com menos frequência em gavetas e se possível tenha prateleiras nesse espaço para guardar os livros do seu filho.

Decoração

O espaço destinado para o seu filho estudar deve ter uma decoração mais simples, mas sem esquecer do toque de energia para que ele se sinta animado para estudar. Deixe os personagens de lado, ou seja, nada de decorar a parede com o Mickey, ok? Esse espaço é para estudar e é importante que a criança compreenda que existe uma distinção desse local da casa para o seu quarto, por exemplo.

Opte por usar cores mais básicas para a parede como o branco, por exemplo. Para que a criança se sinta mais animada no espaço procure decorar com objetos coloridos que passem uma ideia de energia. Escolha cores curingas como vermelho ou amarelo para os objetos de decoração. Concentrar as cores em objetos é uma maneira de poder estar sempre variando a decoração, pois eles podem ser trocados com facilidade.

Questão de Rotina

Muito mais relevante do que escolher uma mesa bonita para seu filho estudar é saber como ajudá-lo a estudar da melhor forma possível, não é mesmo? Existem alguns pequenos erros que os pais cometem na rotina das crianças que podem comprometer o seu aprendizado, confira o que está certo e o que está errado.

Refação é Errado

Ter que refazer uma tarefa de vez em quando é comum, mas não se deve observa como normal se a criança já faz a tarefa sem capricho pensando em refazê-la mais adiante. As tarefas de casa têm grande relevância já que servem para registrar o que foi aprendido em aula. Sendo assim mostre para os seus filhos que eles devem se comprometer a realizar a tarefa da melhor maneira possível na primeira e única vez que forem cumpri-las.

Tem Hora Para Tarefa – Correto

Estabelecer uma hora determinada no dia para realizar as tarefas é muito importante para que as crianças compreendam que tudo tem um horário certo. Saber que existe o momento de estudar e depois existirá o momento de brincar ajuda a fazer com que o pequeno se concentre melhor no que precisa fazer.

Converse com o seu filho a respeito de como a hora da lição pode ser menos dramática se ele realizar as tarefas com mais rapidez e concentração. Quanto mais cedo ele resolver as tarefas de maneira satisfatória mais cedo poderá ir brincar.

Brinquedos no Local de Estudo – Errado

A mesa de estudo deve ficar bem longe dos brinquedos, pois as crianças precisam entender que esse é o local de estudo. Sendo assim os brinquedos estão proibidos na área de estudo das crianças.

A Presença dos Pais

Muitos pais ficam confusos a respeito de que maneira devem participar do momento da tarefa de casa dos filhos, confira algumas dicas para não errar.

Acompanhe

A função dos pais é ajudar os filhos então não deixe tudo a cargo do pequeno, comece ajudando no planejamento do dia para que a criança saiba qual é o momento em que deve se dedicar aos estudos.

Tempo

Não existe um limite de tempo para que as tarefas sejam concluídas, mas é interessante que os pais saibam qual é a sugestão do professor ou coordenador da escola.

Cobre

Os pais devem cobrar as tarefas de casa todos os dias, não adianta perguntar sobre a lição de casa uma vez por mês. Verifique a agenda e o caderno do seu filho para saber o que o professor tem achado do desempenho do pequeno e quais são as tarefas.

O Computador na Mesa de Estudo

O computador é a grande questão dos pais atualmente, pois ao mesmo tempo que ele amplia e muito o horizonte de estudos também pode desvirtuar a atenção por meio das redes sociais. Você pode até deixar o computador ou tablet ser usado na mesa de estudos, mas mantenha a supervisão para saber se o seu filho está realmente usando para estudar naquele momento.

Não deixe o seu filho navegar na internet sem ter uma devida supervisão, pois isso é perigoso e ainda pode fazer com que ele se concentre menos nas suas tarefas. Dê uma olhada nos sites que ele visita para saber com quem ele se relaciona e se estava brincando no momento de fazer as tarefas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *