?> Manual de Tintas | Imóveis Cultura Mix

Manual de Tintas Para Pintar a Casa

A variedade de tintas que são comercializadas hoje em dia é tão grande que dá para transformar a casa somente usando o produto. Além da diversidade das cores, que não poderíamos nem imaginar possíveis de existir, ainda dá para conta com a novidade das texturas.

É bem verdade que se antes já era difícil escolher entre a oferta, agora que ela é bem maior, a tarefa ficou ainda mais complicada. E não é nenhum pecado errado na hora de comprar, principalmente, se você for um marinheiro de primeira viagem.

Muitos fatores podem e devem influenciar a sua compra de tintas, como por exemplo, os acabamentos, as resinas e não só simplesmente a escolha da cor, essa última baseada no gosto e na estética.

Vale também ressaltar que não basta fazer a escolha da tinta certa, mas que a sua parede esteja preparada para recebê-la. O que significa que ela não pode ter pedaços descascados, buracos, manchas de óleo, entre outras imperfeições. Só com uma parede perfeita que a pintura ficará perfeita também. E para dar uma ajuda na hora da sua escolha da tinta adequada, confira o manual de tintas que preparamos com base no que os pintores profissionais dizem:

1- Látex é considerada um dos tipos de tinta mais comum que existem à venda no comércio nos dias atuais. Quando comprar uma lata desse tipo de tinta, lembre-se que ela é solúvel na água e por isso, é bem econômica. Outra vantagem que deve ser considerada sobre esse produto é o fato de ela secar  em pouco.

A tinta látex, ao contrário de outras tintas, não tem cheiro muito forte logo depois que foi aplicada. Porém, não só são vantagens, existem as desvantagens também, ela não resiste a intempéries e neste caso, nunca escolha a tinta látex par usar em áreas externas. Ela deve ser usada em lugares fechados e na hora de limpar qualquer coisa, use somente pano úmido. Além disso, não é bom que essa tinta fique em contato com lugares molhados.

2- Acrílica também é uma tinta que se dilui em água e por isso, rende mais. A diferença entre a tinta acrílica e a tinta látex é que na sua fórmula é possível encontrar resinas acrílicas. O que quer dizer é que sendo assim, o produto tem alta impermeabilidade. Então, no lugar da tinta látex para ambientes externos use a tinta acrílica.

Graças a sua alta impermeabilidade, fica bem mais fácil limpar uma parede onde o produto foi usado. E para que fique perfeita essa aplicação, a cada uma das demão é necessário esperar 4 horas para passar a seguinte.

Desse tipo de tinta, ela também podem ter uma vantagem a mais, como ser eficiente contra fungos, mofo, bactérias e algas. Neste caso, a “desvantagem” é o preço, são bem mais caras do que a tinta acrílica comum. Mas, a qualidade vale a pena o investimento.

3- Esmalte Sintético: A tinta chamada de esmalte só deve ser usada no caso de três materiais, que são: vime, metal e madeira. Além de ter um excelente brilho, sempre quando aplicado no material certo, a sua durabilidade pode chegar a 10 anos.

Se devemos falar de um ponto negativo desse tipo de tinta, podemos apontar a necessidade de diluição da tinta, que não é em água, mas sim, em um solvente químico com um cheiro muito forte chamado aguarrás. Vale lembrar que se caso você suje a roupa com a tinta é perda de tempo tentar limpá-la com o produto, não funciona.

A tinta esmalte é mais cara que a tinta látex e que a tinta acrílica. E quando esse tipo de tinta não é bem aplicado, não demora muito para surgirem pedaços descascados e bolhas. Por isso, além de seguir todas as instruções da lata, não deixe de prestar a  atenção no tempo de secagem, oito horas de espera entre cada demão.

4- Epóxi: A principal característica desse tipo de tinta é o fato de ser impermeável. Tinta impermeável significa resistência a abrasão e a umidade. Sem falar que esse tipo de característica é excelente para facilitar na hora da limpeza, sendo recomendada para ambientes como lavanderias e banheiros. Ela pode ser dissolvida em água ou solvente e ser usada sobre pastilhas, porcelanatos e placas de cimentos.

Se você optar por uma tinta desse tipo que tenha uma textura muito porosa, a poeira na parede se acumulará muito mais fácil. Fique atento!

5- Verniz: O verniz serve para dar mais brilho para uma superfície e é usado somente como acabamento. O produto também cria uma película que protege.

Estão à venda tintas pigmentadas, sintéticas que podem ser à base de água ou não e transparentes de verniz.

Tenha atenção na hora de escolher o verniz que tem o acabamento com extra brilho, como por exemplo, o verniz marítimo. Esse é o tipo de produto que faz do lugar onde foi usado muito escorregadio.

Manual das Tintas: Fique de Olho Também Nos Acabamentos

Fique também de olho no acabamento das tintas que poderá fazer toda diferença no resultado final e atender o que você espera da pintura.

  1. Tipo fosco: se você está em busca de uma tinta para esconder as imperfeições da parede, esse acabamento é o mais indicado. Sem falar que tem uma excelente durabilidade e um bom rendimento. A desvantagem é o acúmulo de sujeira por conta da porosidade que acaba auxiliando nesse quesito.
  2. Tipo acetinado: se você está em busca de uma tinta que tenha brilho, mas nada exagerado, escolha esse acabamento. O aspecto que ele proporciona é de suavidade e fica muito elegante. Em geral, é fácil encontrar com cores bem intensas.
  3. Semi brilhantes: com pouco brilho, discreto, porém, de todos os acabamentos que foram falados até agora, esse é aquele com maior resistência, que dura mais do que os outros. Outra vantagem desse acabamento é que ele é fácil de limpar, mas se tiver imperfeição dá para ver de longe.
  4. Brilhante: se você está procurando um acabamento que garanta facilidade na hora de limpar e alta resistência, então, escolha esse tipo. Porém, a parede deve ser perfeita, porque qualquer coisa e pronto, se vê de longe as imperfeições. Outro detalhe é que a aplicação de tintas com esse acabamento devem ser feitas com toda atenção e mais cuidado ainda com os retoques.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *