Fotos de Cozinhas Integradas

A cozinha é um dos espaços mais importantes da casa, onde geralmente se passa bastante tempo – já que é o local onde há mais serviços para a família – e onde se pode receber pessoas queridas também, e por esse motivo existe a ideia que ela deve ser um ambiente amplo e espaçoso, para que todas as pessoas possam permanecer confortavelmente.

A um certo tempo atrás as cozinhas realmente deviam ser maiores, pois lá cozinhava-se e realizava-se as refeições, desse modo, além dos itens básicos da cozinha, como fogão e geladeira, devia haver espaço suficiente para a mesa de jantar.

Porém essa ideia está um pouco ultrapassada, já que nas construções mais atuais existe a sala de jantar, e com isso o ambiente que se prepara o alimento é separado de onde ele é servido.

Com essa mudança no modo de se fazer as refeições em família, começou a ser popularizada a cozinha integrada, também conhecida como cozinha americana. Nela também há a separação citada acima, mas de uma forma mais leve e orgânica, sem contar com paredes e portas. Na cozinha americana, usa-se meia parede, ou um balcão como forma de divisão dos ambientes.

Vantagens Desse Tipo de Cozinha

Esse estilo integrado de cozinha pode proporcionar uma sensação de amplitude, já que não há uma divisão completa física. Outro ponto vantajoso, é o fato de que o balcão pode ser utilizado para a realização de refeições rápidas e proporcionar maior socialização e menor formalidade entre quem cozinha e quem está na sala de estar.

A bancada que divide o ambiente, também pode ser explorada como elemento decorativo e estético, basta escolher com atenção o material da superfície, para que ele combine com os outros elementos da decoração.

Desvantagens Desse Tipo de Cozinha

Um ponto que merece atenção é o fato de que o cheiro se espalhará muito mais facilmente pelo ambiente, além da sujeira também se disseminar mais rápido e até mesmo a gordura pelo ar.

Nesse caso, a limpeza da sala se tornará um pouco mais difícil e pesada, mas uma alternativa que facilita nesse aspecto é a instalação de coifas supertecnológicas que evitam a propagação de cheiros e no investimento de móveis que possuam um acabamento que não absorva gordura e outras sujeiras.

Dicas

Para que as desvantagens não sejam tão evidentes, é importante um bom planejamento do funcionamento da cozinha, além de uma boa escolha dos elementos que estarão contidos ali.

Como já foi dito acima, uma coifa moderna e potente é indispensável. Caso não seja de qualidade, o cheiro do preparo das refeições sempre contaminará outros lugares.

Outro ponto a se pensar é qual será o elemento de divisão dos ambientes. Quando é um balcão – que é o caso mais comum – há a necessidade de banquetas mais altas, que sejam proporcionais ao tamanho do balcão. Caso seja uma mesa de jantar – que é uma opção mais viável para cozinhas que dispõe de menor espaço, as cadeiras devem ser escolhidas de acordo com as proporções da mesa.

Sobre os pisos, o estilo americano instiga a ideia de continuidade, então recomenda-se que o material seja o mesmo nos dois ambientes, para que se evidencie que o cômodo não acabou ali.

Já as paredes não seguem essa obrigatoriedade, já que existem materiais mais indicados para cada ambiente. Os da cozinha em geral necessitam de menor aderência de sujeiras, fazendo com que a limpeza seja feita de forma mais prática.

O balcão pode contar com uma iluminação independente, para que as refeições possam ocorrer confortavelmente lá. As luminárias pendentes são uma solução muito práticas e bonitas.

Decoração

Uma dica de decoração interessante, é tentar harmonizar os móveis e elementos decorativos dos dois ambientes, mantendo a mesma cartela de cores, ou o mesmo estilo dos objetos.

Um detalhe que merece atenção é a cor do sofá. Devido a toda informalidade dessa cozinha, é quase impossível proibir que alguns convidados comam sobre eles, e nesse caso, quanto mais claro, mais evidente a mancha no caso de algum acidente.

Também é necessário pensar que a cozinha é um dos cômodos que mais acumula bagunça. Dessa forma, de nada adianta uma decoração impecável, se a cozinha não está arrumada. Por isso é importante sempre mantê-la organizada e limpa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *