Fotos de Cores e Texturas

A escolha de cores e texturas das paredes dos diferentes ambientes da sua casa deve ser feita com mais atenção e carinho, pois é esse conjunto de elementos que torna o cômodo mais ou menos aconchegante. Se você tem dúvidas sobre como tornar as suas escolhas mais harmoniosas continue lendo e confira as dicas que listamos. A decoração da sua casa pode ser uma tarefa divertida, basta se dedicar.

Dicas para Escolher Cores para as Paredes

Observe o tamanho do cômodo

O primeiro item a ser observado na hora de escolher a cor que será usada para pintar as paredes é o tamanho do cômodo. Os ambientes com dimensões menores ficam melhores com cores claras que ajudam a fazer com que pareçam maiores visualmente.

Se um ambiente é demasiadamente comprido ou largo essa sensação pode ser amenizada com o uso de cores escuras nas paredes. O contraste criado por cores neutras e apenas uma parede com cor vibrante também funciona bem quando se trata de fazer com que os ambientes fiquem mais amplos visualmente.

Considere a mobília

Se você já tem a mobília da sua casa é importante pensar em como as cores da parede irão funcionar no conjunto com os móveis.

Use o círculo cromático

O chamado círculo cromático é uma ferramenta muito usada por designers e arquitetos para fazer as melhores combinações de cores. A versão mais básica que possui 12 cores já é o suficiente para encontrar as complementares, basicamente são as cores que ficam opostas umas as outras no círculo. Compõem o círculo de 12 cores três cores primárias, três cores secundárias e mais seis cores terciárias.

Combine as cores com a iluminação

Dependendo da iluminação de cada ambiente as cores escolhidas para as paredes irão mudar completamente. Lâmpadas brancas tem a tendência de tornar as cores claras ainda mais acesas enquanto as lâmpadas amarelas deixam ambientes com cores vibrantes ainda mais acesos.

Dicas para Escolher Texturas para as Paredes

Textura de Madeira

A escolha por painéis de madeira é especialmente adequada para ambientes que precisam se isolamento acústico como, por exemplo, a sala de TV. Outro ponto que faz da madeira uma aliada na decoração é o fato dela ser bastante maleável permitindo a criação de um design que atenda as suas demandas.

Textura de Pedra Ferrugem

Um tipo de material que tem um visual bem particular que contribui para criar ambientes mais acolhedores. A tonalidade que lembra a cor da terra faz com que painéis desse material deixem os cômodos com uma sensação de mais aconchego.

Textura de Pedra Bruta

O revestimento de pedras é uma opção para quem deseja adicionar um toque mais rústico para o cômodo em questão. Esse material natural tem características bem particulares e se encaixa melhor em cômodos com mobiliário que tenha mais peso como peças de madeira. A iluminação indireta é um complemento importante para ambientes com esse revestimento.

Textura de Placas de Cimento

Essas placas que também são chamadas de placas cimentícias se destacam por ter texturas geométricas que deixam os ambientes muito mais modernos. A dica para quem gostou desse material para a decoração da sua casa é apostar nas placas que criem desenhos formando texturas.

Textura de Pastilhas Cerâmicas

Para quem pensa que as pastilhas cerâmicas são bem-vindas somente em ambientes úmidos como banheiro e cozinha ressaltamos que funciona bem em outras partes da casa. Quando esse revestimento vai para a sala, por exemplo, é importante brincar com as suas opções visuais como a criação de mosaicos de cor.

Papel de Parede Texturizado

Para quem gostou da ideia de aplicar texturas nas paredes dos seus cômodos, mas não tem orçamento para investir num dos revestimentos citados acima indicamos optar por papéis de parede. A aplicação desse revestimento é feita de maneira muito mais simples e sem sujeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei todos os tipos de textura de mais

    Nomeamanda 27 de agosto de 2012 19:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *