Dicas Para Pintar Chão

Observamos que alguns locais como as calçadas, os pisos de garagem, as quadras polivalentes, as varandas estão mais coloridos, os pisos vem ressurgindo e o ambiente fica mais renovado depois do piso ser pintado.

Porque Pintar o Piso?

Além de renovar o ambiente, é fácil pintar, não é caro e você pode trocar a cor quando quiser, e com tudo isso você pode ainda aplicar diversas técnicas de pintura no seu piso, passando desde a pintura plana, aplicando as listas, faixas, e até quadriculados. Tudo isso para renovar o piso de sua casa, calçadas, e/ou garagem, ou seja, podem-se transformar tudo e qualquer ambiente, podem-se esconder as imperfeições e ainda ir diversificando o piso de forma que não fique com a mesma cara durante muito tempo.

Como dito anteriormente pintar o piso tem várias vantagens, mas provavelmente a melhor de todas é que é muito mais rápido pintar do que trocar o piso. Neste caso, você pode realizar “o faça você mesmo”, afinal essa tarefa é difícil, porém você deve ter cuidado ao realiza tal tarefa.

Pintando o Piso

Você decidiu que irá pintar sozinho o piso, tenha atenção para algumas dicas, vale ressaltar que a superfície que você deseja pintar precisa estar limpa para a tinta possa aderir ao piso perfeitamente, retire toda sujeira desde o fio de cabelo, poeira, gordura, óleo de carro, enfim, qualquer coisa que possa ficar presa na tinta, pois depois de pintado o piso qualquer coisa que ficou debaixo da tinta vai ficar bem perceptível.

Você pode pintar os pisos de madeira, cimento, ardósia, concreto rústico, cerâmica e outros tipos de pisos, e assim renovar a aparência de seu piso. Saiba que existem dois tipos de tinta para piso a tinta acrílica e a tinta epóxi, em diversas marcas e também em diversas cores.

Escolhendo a Tinta Ideal Para a Pintura de Seu Piso

A diferença dos tipos de tinta é grande, a tinta epóxi é a base de esmalte epóxi e é mais resistente que a tinta acrílica. Já a tinta acrílica é à base de resina acrílica e é diluída com água potável. Com tinta epóxi é possível ter uma pintura resistente e durável, porém devemos preparar a superfície do piso corretamente para obter uma pintura de qualidade.

Procure em uma boa loja de materiais para pintura, escolha a tinta própria para piso e os outros materiais necessários como:

  • Rolo de lã
  • Aguarrás
  • Pincel ou tricha
  • Tinta epóxi ou acrílica

Certifique-se de que você tem o material para o tipo de pintura adequado a seu piso, a tinta ideal, a cor que você quer, e os apetrechos certos. Você pode usar tinta acrílica para azulejo, que é um produto fácil de aplicar, não oferece nenhum trabalho então você mesmo pode aplicar a tinta.

As tintas acrílicas para piso são usadas para pintar áreas cimentadas, quadras e não podem ser utilizadas em pisos de cerâmica, fique atento para não comprar produto errado, mas com nome parecido.

Com a tinta epóxi você pinta pisos, azulejos, quadras também. Para usar a tinta epóxi é necessário ter noção de pintura, pois você vai utilizar um material que não é fácil de aplicar. Lembre-se que por se tratar de um produto químico, você deve usar máscara na hora da aplicação.

Aqui destacamos algumas idéias simples para ajudar a tornar o processo de pintura piso muito mais fácil.

Preparando o Piso Para Pintar

  • Vamos lavar o piso com água e sabão neutro e também passar uma boa escova para remover as gorduras, graxas, óleo, antes de pintar.
  • Você pode remover o óleo ou a graxa com solvente aguarrás, depois lave com água e sabão. Deixe a superfície que vai ser pintado secar.
  • Retire do local tudo que estiver armazenado como: caixas, mobiliários, carro, peças e outras coisas armazenadas.
  • Se tiver derramamento de óleo, use um deslubrificador, retire todo o excesso, lave com água e sabão
  • Observe se os pisos não contem buracos, rachaduras e imperfeições faça o reparo com o material adequado ao tipo de piso
  • Prepare a tinta de acordo com as instruções do fabricante
  • Antes de aplicar a tinta veja se o piso esta seco, pois não pode haver umidade
  • Com a tinta já escolhida, aplique com um rolo grande ou com um pincel, pinte pelo menos duas mãos de tinta, deixe secar completamente e depois aplique um selante. Para evitar que a tinta descasque.

Não se esqueça de preparar a tinta para o piso de acordo com as indicações do fabricante que vem no verso da lata, pois para ter um bom resultado com a pintura é fundamental o seu preparo. Para ter um bom resultado é necessário aplicar duas a três demãos de tinta sobre o piso, mas não esqueça o intervalo para o piso secar entre uma demão e outra.

Você pode pintar o seu piso de uma só cor ou pode pintar ou fazer desenhos, usando a técnica do estêncil, fazer texturas, você pode aplicar essa pintura em alguns tipos de pisos como os tacos, cimento queimado, ardósia, azulejos, os granilites, e em muitos outros.

Ao pintar o piso teremos um piso original e também durável, porém precisamos  ter alguns cuidados para conservá-lo, se for um cimento queimado e dentro de casa podemos encerá-lo, com cera específica. Para limpar um pano umedecido com água e detergente é suficiente.

Saiba que a tinta látex não é indicada para pintar chão, para o cimento queimado a melhor opção é a tinta acrílica, para o piso de madeira o indicado é o esmalte sintético, lembrando que para aplicar a tinta precisa estar diluída, assim você poderá aplicar em camadas e terá uma melhor aderência, já a tinta epóxi serve para qualquer tipo de piso você pode aplicar com pincel ou rolo, mas o ideal é aplicar com compressor e depois dar um acabamento com cera industrial para maior durabilidade. Agora que você já viu quais tintas usar, como se deve aplicar, não perca tempo e corra até a loja mais próxima, compre a sua tinta favorita com a cor que desejar e modifique por completo sua casa.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir dicas de como limpar o piso encardido e deixá-lo sempre bonito. Além disso, aprenda técnicas de como recuperar a aparência do piso de madeira e fazer com que ele pareça novo. Ainda falando em limpeza, saiba como manter a casa livre de bactérias e proteja a sua família.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amo chão preto, cheguei aqui porque penso em pintar meu quarto e depois pintar outros cômodos da casa. que é de piso. Amo chão de cimento queimado, mas temos apenas numa entrada da casa. Excelentes dicas, obrigada.

    Joice 4 de Fevereiro de 2014 21:54
  • Como faço para comprar tinta para piso de fabrica auto tráfego

    Marcelo 5 de Março de 2014 21:21
  • Comprar

    Marcelo 5 de Março de 2014 21:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *