Dicas Para Lavagem de Travesseiros

A maioria das pessoas usa travesseiros e almofadas em casa. Essas peças ajudam a deixar partes do nosso corpo bem mais relaxadas quando sentamos ou deitamos e dependendo do material, podem ser inclusive terapêuticas. Com o tempo, assim como acontece com qualquer objeto que usamos com frequência, as almofadas e os travesseiros acabam ficando desgastados e sujos e precisamos de formas para limpar.

Saber lavar travesseiro e/ou almofadas é importante porque para cada material você vai precisar de um tratamento diferenciado, pois se você usar determinados produtos para determinadas almofadas ou travesseiros, você pode perdê-los totalmente. Então como é algo de uso comum para todos, que tal aprender como cuidar melhor desses objetos e deixá-los sempre limpos, cheiros e com a aparência de novos? Mais abaixo você vai encontrar as melhores dicas sobre como lavar travesseiros e almofadas, assim como conhecer um pouco melhor sobre alguns materiais.

Imagem de Amostra do You Tube

Tempo Entre Lavagens

De quanto em quanto tempo suas almofadas e travesseiros serão lavados vai depender de você. Algumas pessoas usam travesseiros o dia praticamente todo, principalmente se eles servirem como apoio para pessoas doentes, acidentadas ou com algum tipo de deficiência. Consequentemente, esses travesseiros e almofadas irão precisar de uma lavagem mais frequente.

No normal, o ideal é que você lave o seu travesseiro pelo menos duas vezes por ano, quantidade ideal para manter esse objeto limpo e com a aparência boa.

Alguns Cuidados

Quando você separar seus travesseiros e almofadas para lavar, comece olhando as tags e etiquetas impressas que estão presentes nesses objetos para saber melhor o que vai poder e não poder ao lavar seus travesseiros e almofadas. Assim como as suas roupas, existem alguns materiais que podem ou não serem lavados em máquina, com um determinado tipo de sabão, amaciante, água sanitária, entre outros produtos que geralmente usamos para lavagens.

A maioria dos fabricantes envia um material impresso em pacotes de travesseiros e almofadas, sendo que muitas pessoas não se atentam em guardar ou pelo menos ler esse material. Fique sempre atento a esse detalhe para que você trate os seus travesseiros e as suas almofadas como elas devem ser tratadas e evitar jogar produtos que irão estragar o material e assim fazer com que eles durem menos.

Existem alguns materiais que não poderão ser lavados diretamente e nesse caso você precisará recorrer a lavagem a seco, que está disponível na maioria das lavanderias da sua cidade. Sabendo pesquisar com certeza você encontrar um local deste que não cobre muito pelo serviço.

Use sempre água fria e produtos de formulação suave. Isso evita agredir o material do seu travesseiro, assim como deixar cheiro muito forte, assim como resíduo desses produtos evitando também, qualquer tipo de reação alérgica.

Quando for lavar seus travesseiros ou almofadas na máquina de lavar, veja se eles têm tamanho suficiente para ficar devidamente acomodados no aparelho, caso contrário você terminará com um objeto deformado. Assim como é indispensável observar se a sua máquina acomoda os seus travesseiros ou almofadas, é importante também você atentar-se para a secagem nas máquinas de lavar. Dependendo do material, você não poderá jamais deixar secar na máquina, pois pode deformar totalmente o material de composição.

Tipos de Travesseiros

Como citamos mais acima, existem tipos de travesseiros que podem e não podem serem lavados. É bom atentar-se a isso até mesmo antes de comprar para evitar terminar com um produto em mãos e não saber cuidar. Então vejamos os tipos mais comuns.

Travesseiros e almofadas laváveis são do tipo:

  • -Travesseiro e almofada de Látex
  • -Travesseiro e almofada Fresh Plano
  • -Travesseiro e almofada Fresh Plano e Perfurado
  • - Travesseiro e almofada Altura Regulável Látex
  • -Travesseiro e almofada Altura Regulável Fresh

Travesseiros e almofadas NÃO laváveis são do tipo:

  • -Travesseiro e almofada NASA
  • -Travesseiro e almofada de Molas
  • -Travesseiro e almofada Fresh Anatômico
  • -Travesseiro e almofada Altura Regulável NASA
  • -Travesseiro e almofada de Flocos de Látex
  • -Travesseiro e almofada de Flocos de Visco

Claro que os modelos de travesseiros que podem lavar vão durar mais tempo, principalmente se você lavar corretamente. Os travesseiros mais baratos, mais cheio de ar, geralmente não suportam muitas lavagens mesmo que estejam entre os que podem ser lavados.

Métodos de Lavagem

Se você vai lavar na máquina, o ciclo de lavagem delicada é o ideal e sempre o indicado para todos os tipos de travesseiros e almofadas laváveis. Dependendo do tamanho da sua máquina, você pode botar mais de um travesseiro, mas nunca ultrapasse a quantidade de dois travesseiros ou almofadas por lavagem. Observe também todos os furos ou manchas que estão contidos no objeto.

Antes de colocar na máquina, mergulhe o seu travesseiro em uma pia para deixá-lo de molho por algum tempo. Se a sua máquina tiver a opção de molho, você pode deixar já diretamente na máquina. Para que limpe melhor, utilize um pouco de detergente e observe sempre a máquina lavar a sua almofada ou o seu travesseiro. Depois dessa lavagem, efetue uma segunda lavagem somente para garantir que o detergente saiu por completo da sua almofada ou travesseiro.

Para secar, você pode utilizar um secador sempre em configuração baixa para não agredir o seu objeto. Se a secagem for em mãos, você pode manter o secador ativado por cerca de 20 minutos e aí sim, colocar no varal para secar totalmente.

Lave sempre os travesseiros na vertical quando colocar na máquina, pois dessa forma eles serão limpos por completos e não encolherão. Quando for secar, a posição já deve ser inversa e os seus travesseiros ou almofadas devem ser secos sempre na horizontal e nunca o deixe totalmente exposto ao sol. Também nunca torça um travesseiro, mesmo que exista ainda algum excesso de água. No varal essa água irá evaporar naturalmente.

Jamais tire o travesseiro do varal sem estar totalmente seco. Isso pode gerar mofo ou apodrecimento do material. Se você não tem prática de lavar o seu travesseiro na máquina ou se sente inseguro sobre esse processo. Não tema em levar a uma lavanderia. Muitas vezes a insegurança nesse caso, pode gerar um prejuízo um pouco maior e não vale a pena arriscar tanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>