Dicas de Decoração Para Corredores

Quando você recebe uma visita em sua casa, querendo ou não ela vai olhar sua decoração, afinal você também faz isso quando é visita na casa de alguém,  então a decoração de uma casa diz muito sobre o estilo de vida que uma pessoa tem e leva. A decoração de um ambiente vai desde as escolha dos móveis que ali estão até o local onde eles se encontram, além de cor, design e afins. Mas e se na sua casa houver um espaço sem decoração?

Normalmente, ao decorar uma casa, as pessoas se preocupam em decorar as salas e áreas, mas deixam em branco o corredor. O corredor geralmente é um espaço estreito que liga uma parte da casa à outra e essa é a desculpa que as pessoas dão para não decorar esse cômodo da casa. Mas se as pessoas vão passar pelo corredor para ter acesso à outras áreas da casa, por que não decorá-lo também?

Decoração Alternativa

Às vezes as pessoas acham que para decorar algum ambiente é necessário obras de arte caríssimas, ou com a mais nova obra lançada pelo artista que está em alta, mas você pode decorar sua casa e o seu corredor de formas simples, bonitas, barata e com bastante individualidade.

O corredor não tem outra função a não ser de passagem, por isso cada vez mais eles ficam mais estreitos, e por isso faremos decorações de passagem, ou seja, que não precisemos ficar parados ali.

Quanto Menos Informações, Melhor

Quanto menos informações, melhor

Quanto menos informações, melhor

A primeira regra de decoração do corredor é não sobrecarregá-lo de informações. O corredor já é estreito e se tiver muitas informações acaba se tornando bizarro. Aproveite cada espaço que o corredor lhe oferecer, inclusive e principalmente as paredes. Corredores estreitos exigem decoração na parede e corredores largos dão a opção de poucos móveis, sem interferir na locomoção por esta área.

Momentos Importantes

Como os corredores são estreitos, não dá para colocar móveis, mas podemos investir em quadros e pinturas. Você pode emoldurar fotos importantes como de uma viagem inesquecível ou de momentos únicos e importantes e colocá-los na parede do corredor. É uma decoração bem pessoal, e toda vez que você passar por ali você irá se lembrar de tais momentos.

Tapetes

Outra forma de decorar corredores muito estreitos é com tapetes. Os tapetes com desenhos diferentes dão uma graça ao corredor “morto” e ainda ajudam na acústica do ambiente.

Jogo de Cores e Luzes

Caso você queira decorar o corredor com um jogo de luzes, você pode (e deve) pintar com cores que condizem com seu gosto e personalidade, mas vale lembrar que cores claras (principalmente o branco) iluminam o corredor naturalmente, dando um ar mais chique ao cômodo. As cores claras também dão uma impressão de que o corredor é maior, sendo uma ótima dica a ser usada em corredores pequenos. Já nos corredores amplos você pode usar cores mais vivas, que dão um ar mais intimista.

Papel de Parede

Papel de Parede

Papel de Parede

O corredor também pode ser decorado através de papel de parede. Um papel de parede diferente, com desenhos e texturas deixa o corredor muito moderno e diferente dos demais. O papel de parede também pode diferenciar o corredor dos demais ambientes, dando uma graça extra ao corredor.

Estantes e Prateleiras

Existem corredores mais amplos, possibilitando decorações com alguns móveis. Caso o corredor da sua casa for largo e você gostar de ler, você pode colocar uma estante no corredor com os seus livros e revistas. Caso você não tenha uma estante que ocupe pouco espaço, você pode optar por colocar prateleiras nas paredes do corredor, que podem ser feitas com resto de madeira de guarda-roupa com cantoneiras, que são comprados em depósitos de construção. A estante ou as prateleiras com os livros dão um ar intelectual à casa.

Você também pode colocar uma escrivaninha e enfeitá-la com jarros e fotografias, acomodar o telefone, as chaves e alguns objetos pequenos. Também há a possibilidade de colocar um aparador com espelho.

Jardim Interno

Caso o corredor seja longo, você pode fazer um jardim interno, espalhando jarros com plantas pela extensão do corredor se preocupando com a iluminação adequada.

Bancos no Corredor

Em casas pequenas com corredores amplos você pode optar por colocar bancos no corredor, criando mais um ambiente social para a casa.

Brincando de Decorar

Casa com criança, arte por todas as paredes… Então para evitar estresse com as crianças, por que não gastar um pouquinho a mais para inovar na decoração? Você pode pintar a parede de verde escuro (aquela cor do quadro negro), e comprar giz colorido para a criançada, assim a decoração vai ficar por conta das crianças. Você terá uma decoração única, e ainda vai garantir a diversão e explorar a criação da meninada.

Uma blogueira (Thalita Carvalho) gostou dessa idéia e pintou a parede do corredor da cor do quadro negro da escola para que, quando seus amigos a visitarem, deixem um recadinho ou façam um desenho. Uma decoração particular e diferente.

Aproveitando ainda a energia das crianças, você pode se aproveitar das artes feitas pelos pequenos no colégio ou em casa mesmo e emoldurá-las, fazendo das crianças o artista da vez com suas pinturas.

Decoração Feminina

Mulher tem muita bolsa, concordam? Bolsa de tira-colo, ecobag, mochila, e por aí vai… Que tal usar essa coleção de bolsas para decorar o corredor? Você pode espalhar ganchos pela parede do corredor e pendurar as bolsas neles. Assim, além de decorar, ainda economiza espaço. Caso você não queira expor as bolsas, pode optar por chapéus, colares e até mesmo roupas nos cabides.

Esses mesmo ganchos podem servir para pendurar os casacos e bolsas das suas visitas, otimizando o espaço e dando mais certa liberdade e comodidade à visita.

Agora que aprendemos algumas formas econômicas, simples e pessoais de decorar o corredor, vamos começar a dar vida a esse espaço “morto” de nossas casas. Um corredor vazio não é feio, mas se temos um espaço disponível em nossos lares, não custa nada colocar um pouquinho da nossa cara nesse espaço. Mãos à obra e decoração nos corredores!

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *