Conheça e Saiba Como Derreter a Cola Araldite

Se você trabalha com construção, decoração, marcenaria ou tem uma leve familiaridade com alguma dessas áreas, já deve ter ouvido falar em Cola Araldite.

O Que é?

A Araldite é um adesivo colante feito de resina epóxi com alto poder de adesão para colar superfícies diversas, sejam elas porosas, lisas, regulares ou não, azulejo, madeira, concreto, pedra, metal e plástico. Uma de suas principais características é ser uma cola multiuso e permitir, além de uma colagem eficiente, um ótimo acabamento, pois fica transparente e imperceptível.

Restrições

Não cola materiais como polietileno, polipropileno, nylon e teflon.

Modo de Usar

De acordo com o fabricante, você deve:

  1. Limpar a superfície onde será aplicado a Araldite;
  2. Colocar a mesma quantidade do Componente A (Resina) e do Componente B (Endurecedor) no misturador;
  3. Misturar até obter uma mistura homogênea. Utilizar a mistura respeitando o tempo de manuseio descrito na caixa do produto;
  4. Aplicar uma camada fina da mistura sobre as duas partes, pressionar e aguardar a secagem completa;
  5. Fechar as bisnagas com as tampas corretas;
  6. Após o uso lavar as mãos com água e sabão. Para reutilizar o misturador, esperar o adesivo endurecer, flexionar a base e retirar a camada endurecida.

A cola, por si só, já oferece um resultado bastante satisfatório. Mas, para melhorar mantenha as superfícies limpas antes de aplicar, sem óleo ou qualquer sujeira por cima. Lembre-se de aplicar quantidades uniformes do produto. Ela é formada por dois componentes – uma resina e um endurecedor, ou seja, a colagem acontece por meio de um processo químico. Os dois são misturados para alcançar o resultado. A cola está em estado líquido e, depois de misturada, a substância aquece, esfria e endurece.

O uso de luvas e máscara durante o manuseio não é indispensável. Você só precisa tomar muito cuidado para não encostar a cola na pele ou em outros objetos que não serão colados, porque não vai sair facilmente.

Uma dica antes de aplicar no material a ser colado é, misturar os componentes em cima de um plástico primeiro e depois aplicar na superfície que deseja colar. Geralmente, o produto vem com um misturador e espátula, o que facilita o processo.

As proporções misturadas precisam ser iguais, então cuidado com o desperdício. Leve em consideração que ao misturar o processo químico está acontecendo, então, não demore.  Cada tipo de cola tem um tempo de manuseio e de colagem final.

  • Araldite Hobby – 10 minutos – Esta é a linha de uso geral, indicada para as mais diversas aplicações do dia-a-dia, desde reparos domésticos até aplicações na indústria.
  • Araldite Rápido – 5 minutos – Indicado para colagens que necessitem de velocidade e resistência. Seca em poucos minutos nos mais diversos materiais como madeira, vidro, concreto e muitos outros.
  • Araldite Profissional – 90 minutos – Indicada para grandes áreas, sejam elas lisas, porosas ou irregulares. Ideal para colagens profissionais que necessitam de tempo para ajuste.
  • Araldite Fix Cinza ou Branco – 10 minutos – Ideal para reparos e colagens em superfícies porosas ou lisas, com a vantagem de não escorrer e secar debaixo d’água.
  • Araldite Transparente – 10 minutos – Sua transparência garante uma colagem discreta e resistente, principalmente em trabalhos de arte como colagem de joias e bijuterias, além de outros materiais.

Após aplicar, mantenha o objeto colado em contato para que o processo aconteça com sucesso.

Como Remover

A cola Araldite é permanente. De todo modo, para removê-la seria necessário fazê-la voltar ao estado líquido ou gel para raspar a superfície. Trata-se de um adesivo muito resistente que não sai com água, calor, ácidos, por isso é utilizada para colar materiais pesados, como concreto, porcelana, metal e etc.

É muito complicado retirar a cola dos objetos colados. Por isso é importante ter certeza do que está fazendo e se certificar de que não está torto ou algo assim.

Mas, vamos supor que caiu uma gota de cola no chão. O que fazer? É pouco provável que isso aconteça, considerando que a cola não fica líquida e escorrendo. Mas, pesquisando sobre métodos de remoção, avaliamos que a maioria precisa ser realizada por profissionais e não seria adequado descrever aqui para que qualquer pessoa faça em casa.

Os métodos exigem muitos cuidados para evitar intoxicação, pois o aquecimento gera gases, para não danificar o piso ou a superfície que recebeu a cola, para não pegar fogo, entre outras situações que podem ser perigosas.

Os fabricantes da cola Araldite, Tekbold e Brascola, não apresentam muitas informações a respeito. Ao fazer pesquisas na internet localizamos o produto Removedor De Epoxi Lp – Pisoclean, no site das lojas Americanas. A descrição indica que o produto remove resíduos de epóxi (material da cola Araldite), resinas, vernizes, manchas, entre outros. Segundo informações do site, o removedor já vem pronto para aplicação. Basta utilizar uma espátula e aplicar o produto diretamente sobre a cola que deseja retirar. Deixe agir por pelo menos uma hora. Esfregue com água e acessório compatível com o material para não estragar. Se não sair completamente, repita a operação.

Eles Indicam Alguns Cuidados, Como:

  • evitar contato com a pele por tempo prolongado;
  • não deixar o produto secar;
  • faça um teste com uma pequena quantidade no local antes para saber se haverá alguma alteração, como mudança de cor, por exemplo;
  • se a área afetada for muito grande, não aplique uma cobertura total de uma vez; faça o processo por partes.

Se você está precisando remover o produto de alguma superfície em casa, vale a pena comprar, testar e avaliar, seguindo todas as recomendações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *