Como Tirar Poliuretano das Mãos?

O Poliuretano

O Poliuretano, também conhecido como PU, é um polímero que constitui  um material sólido que tem uma textura parecida com uma espuma. Inúmeros produtos que são usados no cotidiano são formados desse material, principalmente pelo fato dele possuir características excelentes para serem utilizadas na indústria, sendo elas a flexibilidade, a leveza, a resistência a riscos e a possibilidade de diversos designs.

Ele pode ser encontrado na espuma de colchões e travesseiros, na esponja de lavar louças, assentos de veículos automotivos, pranchas de surf, solados de calçados, entre outras coisas. Analisando isso é possível perceber como é versátil e útil esse material. Ele também pode ser utilizado na fabricação de preservativos, pois ele possuem características que deixa esse item mais resistente do que os feitos de látex.

Esse material é alvo de várias pesquisas, e recentemente foi descoberto que ele é biocompatível, ou seja, absolutamente compatível com tecidos de organismos vivos, e não oferece rejeição. Por esse motivo, outra aplicação do poliuretano é na aplicação de cimento ósseo, ou seja, serve como reparador para perdas ósseas. Assim, conforme o osso se regenera, o organismo consegue substituir esse polímero pelas as células ósseas de fato.

Ainda na área da saúde, tem-se estudado a possibilidade de utilizar o poliuretano derivado do óleo de mamona para amenizar rugas de expressão e combater a flacidez da pele por meio de fios bem finos. A única desvantagem desse biopolímero é a questão econômica, já que eles são cerca de três vezes mais caros que os polímeros que que são derivados do petróleo. O polímero é derivado por meio de duas principais substâncias, o poliol e o diisocianato.

Espuma Expansiva de Poliuretano

A espuma expansiva é um selante adesivo de poliuretano, e é tradicionalmente utilizada para fixar batentes de janelas de madeira, ferro e/ou alumínio. Além do isolamento de vários tipos de encanamentos, saídas elétricas, entre outras coisas.

Essa espuma tem um ótimo coeficiente de transferência de calor e além disso não se encolhe e não cede a pressão, então se torna muito eficaz contra chuvas, vento, neve e poeira, e sendo possível ser utilizada tanto em ambientes internos, quando ambientes externos. Outra vantagem é que essa espuma oferece bastante economia, já que o produto pode triplicar seu volume inicial, rendendo a até mesmo trinta litros.

Para aplicar a primeira coisa a ser escolhida é um produto de qualidade, e a aplicação é feita de um modo bem simples. Primeiramente é importante limpar a superfície que irá receber a espuma, deixando a livre de impurezas como poeira, graxa, óleos, entre outras coisas. Deve-se também umedecer a superfície, para que a espuma seja aproveitada eficientemente e a embalagem também deve ser agitada antes da aplicação . Para usar o produto deve-se cortar o bico do tubo no tamanho desejado, e após a utilização deve se esperar no mínimo um dia, para que a espuma cure totalmente.

Como Tirar Poliuretano das Mãos?

A espuma de poliuretano não é tóxica, e não oferece nenhum dano a saúde, mas quando seca, ela pode oferecer dificuldades para sua retirada. Se o produto não estiver seco, pode se utilizar álcool ou acetona, removendo facilmente todos os vestígios.

Caso já estiver seca, deixar área submersa em uma mistura de água morna e sabão em pó. Depois disso deve se esfregar a espuma a ser retirada com uma bucha ou uma escova de cerdas firmes, e deve fazer aos poucos, caso não retire tudo de uma vez.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *