Como Tirar Manchas Do Azulejo

Quem faz faxina sabe que uma das maiores dificuldades é fazer a limpeza dos azulejos, sejam eles da cozinha, do banheiro ou onde tiver azulejos em sua casa. Sabemos também que o aspecto dos azulejos vai se deteriorando com a ação do tempo, muitas vezes o ambiente fica com a aparência não muito agradável, mal cuidado mesmo, mas a culpa nem sempre é nossa, a limpeza é realizada só não se consegue deixar o azulejo com aquele aspecto de novo.

Como Tirar Manchas Do Azulejo

Como Tirar Manchas Do Azulejo

Como diriam os “Cassetas”: Seus problemas acabaram! Sim, os azulejos da sua casa podem voltar a ficar praticamente como novos, terão uma linda aparência novamente. Não se assuste na maioria das vezes ter manchas nos azulejos, não quer dizer que é falta de limpeza, existem varias razoes pode ser uso inadequado de um produto de limpeza, ou em pequena quantidade, ou deixando manchas por causa do excesso do produto que ficou no azulejo.

Usamos muitos truques para limpar as manchas e são essas dicas que usamos diariamente que facilitam nossas vidas, estes truques vêm passando de mães para as filhas ao longo dos anos.  Porem é importante lembrar que não devemos tentar tirar as manchas de qualquer jeito, aconselha-se fazer um teste antes de aplicar o produto, faça um pequeno teste em um pequeno espaço oculto para ver se o produto não vai causar nenhuma avaria aos seus azulejos. Precisamos tomar cuidado com os produtos de limpeza, porque muitas vezes os azulejos perdem o brilho, ou seja, os produtos escolhidos podem afetar o esmalte do azulejo.

Imagem de Amostra do You Tube

Cuidados Na Hora Da Limpeza

Na hora de fazer a limpeza você precisa lembrar que para usar produtos de limpeza deverá usar luvas, is precisamente as luvas de borracha, assim você evita problemas com os produtos químicos, pois esses produtos são corrosivos e também tóxicos, podendo afetar sua pele.

Quando você for limpar os azulejos lembre-se de limpar as junções dos azulejos, pois elas são as partes que mais acumulam sujeiras, para limpar use um pincel úmido com um produto (LIXÍVIA). Você verá que aquelas manchas escuras sairão e mudará por completo o aspecto do cômodo, ele ficará com aspecto de novo. Se ficar alguma sujeira você pode borrifar água e amoníaco, aplique no sentido de baixo para cima, e se a sujeira persistir coloque mais amoníaco e use um esfregão de aço.

Cuidados Na Hora Da Limpeza

Cuidados Na Hora Da Limpeza

Alguns Tipos De Manchas Nos Azulejos

Se seu azulejo está com manchas de ferrugem, você pode aplicar aguarrás, depois limpe o azulejo muito bem, pois o azulejo pode perder o brilho se sobrar algum produto nele.

Aquelas manchas amareladas, manchas de gordura, você deve aplicar talco, pois ele vai absorver toda gordura, depois é só limpar o local com algum produto de limpeza. Você também pode misturar gasolina e suco de limão, esfregue essa mistura na mancha e em seguida limpe com algum produto de limpeza próprio para azulejos.

Manchas de frutas, de nicotina, de mofo são muito difíceis de ser retirada, mas você pode tentar passando um algodão com lixívia direto na mancha.

A Hora De Limpar o Banheiro

Na hora de limpar o banheiro misture três litros de água com ¼ de xícara de vinagre e mais ¼ de xícara de bicarbonato de sódio, misture tudo e aplique nos azulejos e no vaso sanitário, deixe agir cerca de 10 a 15 minutos e lave com água e sabão, você ficará surpresa com o resultado dessa mistura caseira, pois ela tira todas as manchas até mesmo aquela que estão muito encardida, essa mistura também é um poderoso desinfetante natural.

Com uma pasta feita de aguarrás e sal, você pode renovar o esmalte de pias, banheiras e vasos sanitários. Mande o amarelado embora: aplique a pasta, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, retire com uma esponja úmida.

Para tirar mofo do azulejo misture 1 litro de água morna com ¼ de xícara (chá) de sal, ½ de amônia e ½ de vinagre branco. Com este liquido lave os azulejos para tirar o mofo. Para manchas mais difíceis, faça uma pasta de água com sal ou bicarbonato de sódio.

Vamos Limpar Os Azulejos De Cerâmica

Como os azulejos de cerâmica são mais sensíveis que os outros, afinal, sua composição é basicamente de argila refinada, deve-se tomar muito cuidado. É extremamente necessário que se tenha um cuidado redobrado, é recomendado que a manutenção e a limpeza dos azulejos de cerâmica seja feita mais regularmente, algo no mínimo de 2 (duas) vezes por semanas.

Os especialistas dizem que neste tipo de azulejo, basta fazer uso de sabão neutro e água, para que eles fiquem limpos. Mas, se for necessário tirar manchas que são fruto de oxidação, veja algumas dicas para deixar seu azulejo novinho de novo:

Imagem de Amostra do You Tube
  • Comece limpando o local, use água e um pano, em seguida seque bem a área;
  • Não se esqueça de usar as luvas, mesmo se estiver utilizando produtos chamados naturais, eles podem conter alguma toxina e fazer mal a você.
  • Uma receita ótima para tirar manchas é misturar bórax com suco de limão, faça isso em um vasilhame, a mistura deverá ficar pastosa, assim você conseguirá esfregá-la diretamente em cima da mancha, deixe secar por completo, só então enxague. Se necessário repita o processo, até que a mancha suja por completo.
  • Esta receita a seguir, serve para qualquer tipo de azulejo que tenha alguma marca de oxidação, misture vinagre e sal, lembre-se a mistura novamente deverá ficar pastosa. Faça como na mistura passada, aplique também diretamente em cima da mancha, mas neste caso você deverá deixar agindo por mais ou menos 4 ou 5 horas. Para enxaguar você deverá usar água morna. Se a mancha continuar, repita a operação quantas vezes for preciso.
  • Outra técnica ótima para ser utilizada na limpeza dos azulejos, é usar sabão em pó neutro, use com um pano úmido e macio, com o uso do sabão em pó mais fino, o azulejo não será arranhado.
Agora que você já viu várias dicas de como fazer uma limpeza dos azulejos, poderá deixar as áreas que tem este material ainda mais limpas e com cara de novas. Crie uma rotina de limpeza e sinta orgulho .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>