?> Como Restaurar Móveis | Imóveis Cultura Mix

Como Restaurar Móveis

Muitas vezes temos em casa, móveis antigos de ótima qualidade, mas ou eles não se encaixam no tipo de decoração que desejamos fazer ou já estão velhos e desgastados. A solução então é jogar fora, afinal não tem mais serventia. Se a sua ideia é essa, mude-a agora! Restaure seu móvel para que ele fique de acordo com a decoração e o melhor de acordo com o seu gosto.

Restauração, o Que é?

Restaurar um móvel é uma arte, que necessita de um especialista ou um técnico que tenha experiência, em outras palavras, ela não pode ser feita de qualquer jeito. Para uma restauração ser bem realizada é fundamental que seja realizada corretamente, que começa lixando e vai até a aplicação de produtos que vai restituir os traços de móveis antigos ou de uma peça original.

Todos os materiais com o tempo se desgastam, os móveis de madeira também se deterioram em alguns lugares, por inteiro, nos locais mais usados, e nos móveis de madeira mais antigos, geralmente o desgaste é na pátina, é assim que se determina o valor do móvel (antiguidade).

Qualquer peça da mobília pode se deteriorar e/ou rasgar, mas você pode refazer o acabamento, pode revestir, consertar ou ainda pode deixar desgastado ou rasgado, pois dá uma personalidade própria.

O Valor de um Móvel Antigo

Reformar um móvel é uma atividade que absorve tempo e que também faz alguma sujeira, antes de começar o trabalho verifique o que é necessário fazer, às vezes não é preciso restaurar a peça toda. Saiba que uma reforma pode desvalorizar um móvel antigo. Um móvel antigo, mas em boas condições e também tendo seu acabamento autentico, é muito valioso.

Saiba que podemos usar algumas técnicas para restaurar móveis e assim dar uma vida nova aos seus moveis antigos. Antes de tudo precisamos saber qual tipo de acabamento tem no seu móvel, para saber como devo limpá-lo.

O que é Necessário Para Reformar um Móvel

Precisamos identificar o tipo de acabamento do móvel, pois se não sabemos qual é o seu tipo, podemos danificar o trabalho original ou podemos desperdiçar tempo com técnicas que não serão aproveitadas, por isso é muito importante diferenciar os acabamentos e discernir o acabamento específico para aquele móvel.

Para reformar um móvel é importante saber os tipos de acabamentos básicos (laca, goma-laca, e o verniz), também temos os acabamentos pigmentados (como tinta ou esmalte), além dos acabamentos a óleo, cera e com selantes de penetração (restaurados com a reaplicação do produto). Precisamos identificar o tipo de acabamento (revestimento) do móvel que vamos restaurar para poder limpar.

Teste: Esfregue em Uma Pequena Área Onde não Podemos Ver:

  • Esfregue álcool desnaturado, se o acabamento desmanchar ele é feito com goma laca;
  • Se ele ficar levemente desagregado pode ser uma mistura de laca com goma-laca;
  • Você também pode usar para limpar uma mistura de solvente com álcool desnaturado, tira todo o acabamento;
  • Para retirar a laca passe solvente de laca;
  • Se for verniz nem o álcool e nem o solvente vai removê-lo.

Após identificar o acabamento podemos dar inicio a restauração. Podemos verificar vários problemas como móveis sujos, desgastados, desbotados e craquelados. Normalmente podemos resolver esses problemas seguindo algumas técnicas de restauração.

Usando Técnicas de Limpeza

De todas as técnicas a de limpeza é a mais fácil, saiba que os moveis podem ficar embaçados, grudentos em consequência das camadas de cera e de poeira.

  • Podemos remover essas camadas com lustra móveis à base de óleo, aplique o produto com um pano seguindo as indicações do fabricante, depois de 1 ou 2 horas retire o produto com outro pano. Repita a operação até o móvel ficar limpo, depois remova o excesso de óleo;
  • Você também pode utilizar uma mistura de detergente com água morna, utilize só um pouco e aplique rapidamente, pois a água pode deixar a goma-laca ou a laca esbranquiçada, quando estiver limpo, enxague, e seque com muito cuidado;
  • Passe lã de aço no local esbranquiçado lustre a superfície, sempre no sentido da madeira, após aplique lustra moveis;
  • Limpe o móvel com solvente, mas cuidado porque pode estragar o acabamento;
  • Use essência de terebintina ou líquidos minerais para limpar qualquer móvel;
  • Procure trabalhar em área aberta ou bem ventilada;
  • Você pode limpar móveis de vime e de palha com detergente e com solvente, utilize as mesmas técnicas de limpeza, mas não use muita água, deixe o móvel secar no sol, depois aplique uma camada de verniz.

O método mais fácil para deixar um móvel com uma boa aparência é restaurando, mas muitas vezes não temos sucesso, porém temos muitas dicas para fazer restaurações, não precisa refazer todo o acabamento de um móvel velho para lhe dar vida nova  como:

  • Se o acabamento do seu móvel estiver em bom estado, mas está embaçado você pode restaurá-lo com detalhes ou com efeitos especiais.
  • Se o acabamento estiver estragado você pode cobrir com tinta esmalte, aplique em cima do acabamento danificado.
  • Você pode usar decalques, tecidos, faixas pintadas.

Preparando o Móvel

Prepare todo o material que ira utilizar. Escolha o local onde você irá trabalhar, use máscara e luvas, proteja o chão com um plástico ou use jornal.

Proteja maçanetas, puxadores, enfim todas as ferragens, ou proteja aquelas superfícies que você não deseja modificar.

Use produto químico (decapante) para retirar completamente o verniz e a tinta velha.

Vamos Corrigir os Defeitos:

Observe o móvel, procure as imperfeições, para restaurar pequenas fendas use retocador de madeira, aplicando com uma espátula.

Se a abertura for profunda use pasta de madeira para reparar, aplique com uma espátula. Quando o produto secar lixe para ficar liso. E tire o pó com um pano.

Para pintar um móvel, aplique uma demão de tinta depois do móvel limpo, com uma trincha ou com um rolo, depois de seco pode aplicar outra mão de tinta. Escolha a tinta de acordo com o material do seu móvel.

Se você vai envernizar o seu móvel, aplique de duas a três demãos de verniz.

Para os moveis encerados, aplique uma mão de verniz diluído depois de seco você precisa lixar, limpe e aplique a cera, deixe secar por 24 horas para polir.

Para colar partes separadas do seu móvel, limpe o local que vai encaixar (madeira), lixe as partes, coloque bastante cola nos locais de encaixe, e coloque a parte que vai encaixar, bata com um martelo para assegurar um encaixe perfeito, feche as pequenas fendas que ficaram com cola e pó de madeira, prenda a peça com uma corda ou arame para não sair do lugar. Deixe secar por uns dois dias, depois de seco lixe e faça o acabamento desejado.

Outros Tipos de Acabamento

Com um novo revestimento o móvel fica com outra aparência, vira uma peça nova, podemos fazer revestimentos com tecidos (revestir dentro, fora, gavetas, portas), onde você quiser.

Com stencil você faz detalhes, você já encontra uma infinidade de desenhos prontos para ser aplicados.

Nos Sites abaixo Vamos Encontrar Dicas e Modelos de Restaurações

Agora que você sabe como fazer, cuidado se a sua peça tiver bastante valor, seja financeiro ou sentimental. Se possível, procure a ajuda de um profissional, ele ajudará você a não perder seu lindo e antigo móvel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *