Como Renovar o Estofado da Cadeira

Muitas vezes temos vontade de mudar radicalmente a decoração da casa, mas nem sempre temos o dinheiro necessário para empreender essa mudança decorativa. A dica é aprender a como dar uma cara nova para os móveis antigos. Por exemplo, você pode ter cadeiras novas em folhas apenas renovando o estofado delas.

Para te ajudar nessa tarefa vamos te ensinar a como renovar o estofado de cadeiras num passo a passo bem simples. Mudar a sua decoração não precisa ser caro e nem impossível, tudo depende de se dedicar. Dê boas vindas para a suas cadeiras novas e para um ambiente totalmente redecorado.

Como Renovar o Estofado de Cadeiras

O mais interessante a respeito desse passo a passo é que ele consiste em trocar o estofado das cadeiras usando apenas tecidos recortados, tesoura e grampeador, assim é muito mais fácil e prático. A grande dica para conseguir um resultado realmente impactante para os seus ambientes é optar por tecidos estampados e alegres que sejam bem diferentes dos originais das cadeiras.

Passo a Passo Para Renovar o Estofado da Cadeira

Passo 1

O primeiro passo desse tutorial é retirar o assento antigo da cadeira. Em geral não é muito difícil remover essa parte do móvel.

Passo 2

Analise a peça, observe se a textura do estofado original atrapalha no resultado final da peça, se não pode deixar como está para começara a prender o novo tecido. Quem preferir pode remover o tecido antigo do assento da cadeira. O assento deverá ser colocado sobre o tecido estampado e você deverá cortar com a tesoura o tecido deixando 10 cm de sobra para cada lado.

Passo 3

Posicione o assento no centro do tecido estampado e dobre uma das laterais do tecido sobre uma das laterais do assento. Com o grampeador de estofado (que pode ser encontrado facilmente em casa de material de construção) você deverá grampear o tecido no estofado.

Passo 4

Em seguida você deverá grampear o lado oposto, para isso será necessário puxar de forma delicada o tecido para que fique bem esticado sem fazer bolhas.

Passo 5

Repita o procedimento com os demais lados da cadeira. Para que não fiquem pedaços soltos você deverá dobrá-los para dentro antes de grampear. O acabamento é muito importante para que não fiquem pontas soltas aparecendo embaixo da sua cadeira. A dica é dobrar de tal forma que os cantinhos fiquem parecidos com o formato de um envelope.

Passo 6

Para esconder os fiapos do tecido pode ser necessário dobrar mais uma vez. Depois disso o assento da sua cadeira estará renovado. Recoloque o assento na sua cadeira.

Dica – Para deixar o seu conjunto de cadeiras ainda mais bonito use estampas semelhantes, mas diferentes em cada um. As cadeiras da casa da praia ou usadas para decorar varandas ficam muito mais charmosas com o assento o estampado.

Pintura

Além de renovar o estofado da sua cadeira pode ser necessário trabalhar um pouco na estrutura da mesma. Se a cor já não é mais a mesma de quando você comprou a cadeira a dica é comprar uma tinta adequada e aproveitar enquanto a peça está sem o assento para pintá-la. Com apenas um pouco de dedicação você pode ter uma cadeira nova.

Dicas de Decoração

Com a possibilidade de renovar os estofados das suas cadeiras você pode começar a pensar em mudar um pouco a decoração da sua casa. Por exemplo, se você é fã de histórias em quadrinhos pode mandar estampar um tecido ou tentar comprar um que já tenha estampa de uma história de sua preferência para colocar nos assentos das cadeiras.

Isso é válido para qualquer temática, a possibilidade de trocar o estofado das suas cadeiras ajuda a decorar a casa da forma como você desejar. Com tantas possibilidades será divertido começar a pensar em como deseja cada ambiente.

Dicas de Como Limpar o Estofado das Cadeiras

Além de trocar o tecido do assento da cadeira é possível renová-lo com uma boa limpeza. Muitas vezes o visual incômodo do estofado é o resultado apenas de um pouco de sujeira acumulada e com alguns minutos de limpeza é possível ter peças novas em folha em casa, continue lendo e descubra como se livrar dos mais variados tipos de manchas.

Dicas Para Limpar Mancha de Café do Estofado

Como Fazer

Passo 1

A primeira coisa a fazer é misturar um quarto de xícara de vinagre branco com a mesma quantidade de água morna e uma colher de sopa de detergente líquido. Todos os ingredientes deverão estar bem misturados para que o resultado seja o esperado.

Passo 2

Para passar a mistura na cadeira você deverá usar uma escova de náilon. Com a escova embebida na mistura passe a mesma sobre a mancha de café. Você deverá deixar por cerca de dez minutos.

Passo 3

Usando água morna você deverá enxaguar, em seguida usando uma toalha seque o estofado para retirar o excesso de água.

Dicas Para Limpar Mancha de Leite do Estofado

Como Fazer

Passo 1

É essencial limpar o leite que foi derramado o mais rápido possível para evitar que penetrem no estofado.

Passo 2

Em seguida você deverá misturar uma colher de sopa de detergente líquido e duas xícaras de água quente. Essa mistura deverá ser aplicada sobre a área manchada do estofado. Além de ajudar a diluir o leite também impedirá que ele coalhe e fique com aquele cheiro azedo péssimo.

Passo 3

Com o aspirador de água ou uma toalha seca você deve limpar o máximo possível do líquido. Após se livrar de grande parte da líquido de limpeza e do leite você deverá polvilhar a cadeira estofada com uma xícara de bicarbonato de sódio.

Passo 4

Para completar a limpeza deixe que o bicarbonato de sódio fique agindo por uma noite toda e depois com os outros líquidos remova-o.

Dicas Para Limpar Mancha de Óleo do Estofado

Como Fazer

Passo 1

Para retirar o excesso de óleo você deverá colocar uma toalha seca sobre a área da mancha. Jamais esfregue a mancha para não manchar o estofado.

Passo 2

Misture um quarto de xícara de alvejante e dois litros de água morna, misture bem até perceber que o alvejante foi dissolvido.

Passo 3

Com uma esponja daquelas de cozinha você deverá passar a solução sobre a mancha, continue passando a esponja até a mancha sumir.

Passo 4

Enxágue o estofado com água para que ele fique limpo do alvejante, cubra usando uma toalha seca e pressione para remover o excesso de água.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *