Como Remover Massa De Vidraceiro Do Vidro

O Que é?

Massa de vidraceiro é um tipo de massa muito utilizada para isolar, tapar fendas, prender vidros, nivelar construções. Possui boa elasticidade, alta capacidade de enchimento. Além dessa função mais comum, a massa de vidraceiro pode ser comparado ao Clay bar, por poder ser utilizado para limpar carro.

Assim como para as demais funções ele é comprado em pó pronto para dissolver e aplicar. Para aplicação em carros, ela é mais rigorosa para não deixar arranhões, nem sujeiras piores, sendo moldada também na mão ao ser utilizada.

Qual Usar?

Saco de Massa Para Vidraceiro

Saco de Massa Para Vidraceiro

Normalmente ao se colocar um vidro na janela é necessário aplicar a massa de vidraceiro para o acabamento. Para as molduras da janela de madeira é aconselhável usar a massa a base de óleo de linhaça, para molduras de metal é bom uma massa acrílica, que pode ser usada em madeira também.

Como Aplicar?

A massa deve ser modelada na mão mesmo, comprimindo ela e grudando no enquadramento da janela, deixando uma camada com espessura de cerca de 3 a 6 mm . Pressione para ela fixar bem, e pode colocar os pregos. Faça envolta de todo o vidro. Tente alisar o máximo para ficar nivelado, isso pode ser feito com uma espátula. Faça isso também no anterior do vidro. Depois com a mesma espátula tire o excesso no vidro e passe um pano úmido que ajuda na adesão da massa ao vidro. Espere por cerca de quinze dias antes de pintar a massa.

Como Retirar Massa de Janela?

Muitas vezes as janelas de vidro possuem a massa de vidraceiro acompanhada com o pregos e quando precisam ser trocadas, é necessário que a massa seja removida.  Sabemos que depois de fixa, a massa fica muito dura, depois da exposição a mudanças climáticas principalmente.

Por isso alguns profissionais utilizam o calor para remover a massa afim de amolecê-la. O pregos podem ser tirados de formar tradicionais. Mas a maioria utiliza a força bruta para arrancá-la. Algumas instruções que podem ser utilizadas são:

Colocar luvas apropriadas, removendo o máximo dos vidros quebrados se o caso for esse. Pegue uma espátula para remover a massa. Pode-se usar uma pistola de calor para aquecer. Mas se não for um especialista no assunto e precisar faze-lo utilize um secador de cabelo, na maior temperatura possível. Faça movimentos circulares em uma região de vinte centímetros. Para que haja maior amolecimento.

Com a espátula vem tirando a massa devagar e com cuidado para não haver problemas, tire das janelas e da moldura. Provavelmente a massa vai estar mais mole do lado de dentro, assim passando a espátula ela sairá com maior facilidade. Na maioria dos casos o aquecimento funciona, se isso não ocorrer, utilize maior pressão contra as bordas da massa.

Um formão também é indicado para as áreas que o aquecimento não funcionou. Lembrando que partes que possuírem verniz ou massas muito antigas dificilmente conseguiram atingir esse ponto. Com a lamina do formão sobre o vidro, faça movimentos leves para se obter mais pressão, porém com cuidado para não danificar, ou quebrar o vidro.

Hora Exato da Retirada da Massa da Janela

Hora Exato da Retirada da Massa da Janela

Os pregos são tirados com simples chaves de fenda. Na maioria das vezes ele vai ser encontrado no meio da massa, durante a remoção dela aos poucos, alguns entre 16 a 18 centímetros abaixo, dependendo muito da profundidade da colocação da massa.

Após isso já é possível tirar o vidro e a moldura da janela, se ainda ficar pedaços grandes para trás ao limpar, use novamente a espátula para conseguir remover. Com uma lixa, lixe a parte interna da janela onde estava “grudada” a massa, preparando assim para a nova janela que vai ser colada.

Remover Massa Antiga

Para casos de massas antigas que as vezes só precisam ser reajustadas, concertadas e dar um acabamento mais bem feito. A massa não precisa ser retirada em sua totalidade, pode ser tirado um excesso, principalmente para casos em que trocaram alguns pregos.  Passe um pano, um espanador  ou uma escova para remover  o pó da retirada da massa, assim pode ser colocado mais massa.

Para problemas em que a massa gruda na espátula, coloque ela na água, assim como a mão, a massa não grudara mais depois disso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *