Como Remover Cola Pu das Mãos?

Poliuretano

O Poliuretano, comumente conhecido como PU, consiste em um polímero que forma uma substância sólida de textura semelhante a uma espuma. Essa substância é base para vários produtos que utilizamos no dia a dia, e o principal motivo para isso é que o PU possui características muito necessárias para ser utilizada nas indústrias, sendo as principais delas a leveza, a flexibilidade, a resistência a riscos e a possibilidade de deixá-las com diversos designs.

Essa substância é encontrada em muitos itens cotidianos – como já foi dito acima – sendo os principais nas espumas de travesseiros e colchões, nos assentos de veículos automotivos, nas esponjas utilizadas para lavar louças, nas pranchas de surf, no solado de sapatos e em colas, que é o item que será tratado nesse artigo. Observado tudo o que foi citado, é possível entender tamanha versatilidade desse material. Outra utilização bastante importante do poliuretano diz respeito a fabricação de preservativos, já que as características dele os deixam mais resistentes do que os feitos com látex, podendo até mesmo servir como alternativa para quem possui alergia a substância.

Devido a tantas utilidades, o poliuretano é alvo de muitos estudos e pesquisas, e pouco tempo atrás foi descoberto que ele é uma substância biocompatível, ou seja, ele é totalmente compatível com os tecidos dos organismos vivos, evitando assim qualquer tipo de rejeição. Com essa descoberta, foi possível desenvolver mais uma aplicação do poliuretano, sendo ela o cimento ósseo, que serve como reparador de perdas ósseas. Desse modo, a medida que o osso vai se regenerando, o próprio corpo humano consegue substituir o polímero pelas células ósseas.

Na área da saúde também tem se realizado pesquisas que viabilizam a utilização do PU derivado do óleo de mamona na suavização de rugas e linhas de expressão, evitando a flacidez da pele utilizando fios bem finos. Porém, a principal desvantagem desse biopolímero tem relação a questões econômicas e financeiras, pois eles são aproximadamente três vezes mais caros que os polímeros que são obtidos por meio do petróleo. O PU é derivado de duas principais substâncias, o diisocianato e o poliol.

A Cola PU

A cola PU – também conhecida como selante de poliuretano – são cada vez mais utilizados, já que são uma solução econômica e sustentável para utilizações nas indústrias e até mesmo na construção civil.

Esse selante conta com uma imensa versatilidade e uma excelente capacidade fixação, fazendo assim com que o PU possua uma ótima relação de custo x benefício.

Na indústria de móveis essa cola é bastante utilizada – até mesmo mais que as colas tradicionais – por sua ótima resistência à água. Já no segmento de carros, o uso é bastante realizado na aplicação e montagens de vidros, tanto frontais quanto traseiros, dos automóveis.

Os selantes PU possuem uma alta capacidade de recuperação e uma elasticidade permanente, dessa forma, eles absorvem bem a impactos. Além disso, ela também resiste bem a ação de outras substâncias químicas, garantindo assim a durabilidade.

A secagem da cola é relativamente rápida, o que favorece as mais diversas montagens mecânicas, deixando assim as juntas com maior durabilidade e ainda impermeáveis.

Como Remover Cola PU das Mãos?

O poliuretano não oferece nenhum dano grave a saúde, pois ele não é tóxico, porém, em contato coma pele, ele pode oferecer muita dificuldade de remoção, principalmente depois de seca. Caso a cola ainda não esteja seca, é possível tentar realizar sua retirada utilizando álcool ou acetona, tirando assim todo e qualquer vestígio.

Caso a cola que está em contato com as mãos já esteja seca, é indicado que se deixe a área submersa em uma mistura de água morna com sabão em pó por alguns minutos. Depois disso, deve se passar uma esponja ou uma escova com cerdas firmes no local onde a cola deve ser retirada. O processo pode ser repetido – desde que feito aos poucos – caso a cola não saia completamente na primeira tentativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *