?> Como Organizar Papéis Da Faculdade | Imóveis Cultura Mix

Como Organizar Papéis Da Faculdade

Quando começamos a estudar é comum adquirirmos alguns hábitos e um deles é acumular papeis. Alguns desses papéis são de extrema importância para o ano letivo do aluno, porque serve como fonte de pesquisa e estudo enquanto ele estiver naquela série e em alguns casos, até em series posteriores. Quando chegamos à faculdade, o número de papéis cresce porque os apontamentos e textos tirados de livros é muito comum.  Você pode preferir ter um livro em casa para pesquisar e aprender melhor, mas muitas vezes não é vantajoso isso já que os professores em sua maioria vão utilizar um ou dois capítulos de um livro inteiro.

Como Organizar Papéis Da Faculdade

Como Organizar Papéis Da Faculdade

Além dos papéis que utilizamos para estudos, existem outros como comprovantes de pagamento, listas e qualquer outro tipo de documentos que vamos acumulando no decorrer do semestre e do curso inteiro. Saber organizar pode ser muitas vezes um grande problema. Se você faz faculdade e também sente essa dificuldade, que tal aprender uma forma eficiente, organizada e que vai levar resultados para você? Sim, porque não adianta você ter um método e não ter resultando, manter seus papéis arrumado por uma ou duas semanas.

Mais abaixo você não encontrará nenhum segredo ou mágica para deixar os papéis da sua faculdade mais arrumado, mas uma forma de mantê-los dessa forma sem sacrifício.

O Que Serve e Que Não Serve?

O primeiro passo para qualquer arrumação sempre será esse. Não adianta guardar e acumular uma papelada que não terá função nenhuma para você. Você só vai ter mais papéis acumulados e sentirá uma extrema dificuldade de achar o que deseja na hora de procurar, assim como também na hora de organizar os papéis.

Dê preferência a guardar recibos do semestre, cópias de textos ou livros. Provas, anotações paralelas, podem ser descartadas. Se você é daqueles que teme jogar papéis de pagamentos fora, pode conferir no financeiro da sua faculdade se todas as parcelas pagas constam no sistema e solicitar algum tipo de declaração única.

O Que Serve e Que Não Serve?

O Que Serve e Que Não Serve?

Novo Período, Nova Pasta

A cada troca de semestre, com certeza você terá papéis sem utilidade e você deve começar a organizar como indicamos mais acima. Depois de descartar todos os papéis sem utilidade, você terá em mãos aqueles que poderão servir de base para pesquisas no próximo semestre e organizá-los vai depender de como você acha mais conforto.

Claro que separar apenas por períodos, vai apenas fazer com que a sua busca seja aprimorada. O período que você pode dividir vai variar se é de meses, semestres, anuais ou alguma outra divisão que você ache conveniente. O ideal claro que é você guarde por semestre pois se organiza melhor, mas se o seu curso for de duração longa, talvez você queira reduzir mais o volume e guardar de forma anual ou bienal.

Compre uma pasta simples e coloque uma etiqueta referente ao semestre em questão. A sua pasta pode ter ou não divisórias internas, mas para deixar seus papeis ainda mais organizados, o ideal é que você tenha. Uma boa saída são os fichários que são bem mais baratos que as pastas e você mesmo faz as suas subdivisões e dessa forma deixa a sua organização ainda mais eficiente.

O ideal é que você organize a sua papelada da faculdade desde o primeiro semestre, mas se você não teve essa iniciativa e já está com alguns papéis amontoados e não quer ou sabe a qual semestre eles se destinam, você pode separar uma única pasta e nomear por exemplo “De semestre X a semestre Y”.

http://www.youtube.com/watch?v=mf46dz0PLSw

Divisórias São Importantes

Mesmo você distribuindo os papéis da sua faculdade em pastas de acordo com o semestre, estes ainda podem se misturar caso você não use nenhum tipo de divisória. Estas divisoras podem variar muito, tanto de acordo com a sua forma de organização, como em tipo de pasta. Por exemplo, algumas pastas já vem com divisórias internas e você tem apenas que organizar os seus papeis de acordo com a ordem que desejar. Isso pode acontecer por matérias, que é o mais indicado, dividir entre provas, textos livres, capítulos, etc. O importante é que você mantenha sempre a mesma ordem para todas as pastas e que use etiquetas para indicar sempre o que aquele grupo de papel indica. Você pode ainda usar pastas do tipo fichário, onde as divisórias não tem “tamanho” e limite de espaço para guardar os seus papéis.

Documentos

Guardar os documentos da faculdade é muito importante, se você estuda em faculdade particular principalmente. Separe uma única pasta para guardar esses documentos. Você não precisará de uma pasta por semestre como acontece com os papéis de matérias, pois os documentos de uma faculdade são bem poucos, apesar de importantes. Uma pasta com bastante divisórias é muito importante.

Em cada divisória, você pode etiquetar como “Primeiro Semestre”, “Segundo Semestre”, ou “Mensalidades”, “Declarações”, etc. Você escolhe as etiquetas de acordo com o que for mais conveniente com o seu dia a dia universitário. Os documentos que devem ser guardados, são os comprovantes de matrículas, histórico de cadeiras cursadas por semestres, cópia de atestados médicos, declarações, ou qualquer outro tipo de documento relevante.

Alguns documentos não precisam ser guardados por todo o curso, bastando você mantê-los apenas a cada semestre. Como indicamos mais acima, os comprovantes de pagamento de mensalidade, para aqueles que estudam em faculdade particular, podem ser substituídos por declarações de quitação de semestre dada pela secretaria da sua instituição de ensino. Não são todas as escolas que disponibilizam esse documento, mas você pode fazer um particular e pedir apenas o carimbo da sua instituição. Lembrando que nesse segundo caso, o documento não terá valor legal, somente de controle mesmo.

Cds De Arquivos

Além daqueles documentos que se encontram em papel, você ainda tem os documentos digitalizados que são compartilhados muito comumente hoje em dia. Da mesma forma que você arquiva esses papéis em pastas com divisórias, você pode fazer o mesmo com os documentos digitalizados e arquivá-los em Cds, DVDs ou até mesmo um Hd externo reservado apenas para essa finalidade.

Caso queira, pode ainda digitalizar os papeis do semestre e ordená-los no computador ao invés do papel em si.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *