Como Organizar as Coisas do Animal de Estimação

Ter animais de estimação é um desejo de muitas pessoas, porém, antes de sair em busca do seu companheiro de lar é importante pensar de que maneira a decoração da casa será adaptada para recebê-lo. Não adianta encontrar o cão ou gato com que você sempre sonhou se a sua casa não tem estrutura adequada para recebê-lo ou se você vive preocupado de que os animais andem pelos ambientes.

Pensando nisso vamos dar algumas dicas de decoração para quem quer ter animais em casa. Saiba que cada pequeno detalhe que você pensar e adaptar é uma demonstração de carinho e uma maneira de tornar o dia a dia do seu amigo de quatro patas melhor.

Como Organizar as Coisas do Animal de Estimação

Como Organizar as Coisas do Animal de Estimação

O Mercado de Decoração

Como cada vez mais pessoas têm optado por ter um bicho de estimação o mercado de elementos decorativos e funcionais para animais cresceu muito. Porém, nada de empolgação, na hora de fazer as compras você deve estar bem centrado e pensando no seu amigo, não saia comprando tudo o que ver pela frente.

Comece considerando o porte do seu amigo, ele é pequeno, grande ou médio? A raça dele necessita de algo em particular? Essas e outras questões devem estar na sua pauta na hora de comprar os elementos de uso dos animais. Se você ainda não tem seu cão ou gato pode começar esse pensamento de acordo com o perfil de bicho de estimação que você está procurando. Será um animal grande? Um amigo para os seus filhos?. Todas essas questões fazem toda a diferença.

Dicas Práticas de Decoração

Podemos começar a falar da decoração pensando nas caminhas do seu amigo. Todo pet precisa ter uma cama só para ele. Na hora de definir o espaço destinado ao seu animal de estimação considere aqueles espaços tidos como ‘mortos’, aqueles em que não fazemos nada e que podem ser adaptados para o pet.

Uma possibilidade interessante é projetar algo que ajude o seu pet a ficar mais próximo de você, afinal de contas quem quer ter um animal de estimação quer carinho, não é mesmo? Quem sabe aquele armário que não serve mais para as suas roupas possa ser convertido num espaço especial para o seu amigo?

Até mesmo uma mala antiga que você pretendia jogar fora pode ser usada como uma confortável caminha para o seu amigo pet. A criatividade pode te ajudar a gastar menos para montar um espaço incrível para esse membro tão especial da família.

Utensílios

Como já dissemos o mercado de objetos destinados a animais domésticos está crescendo e dessa forma existe uma grande gama de possibilidades. Você pode optar por recipientes de comida e água num estilo mais moderno ou mesmo num estilo mais tradicional, tudo depende do que irá combinar melhor com o restante da sua decoração.

Organização

Se você tem crianças em casa deve procurar manter a organização de todos os itens do seu animal de estimação. Um gato ou cachorro tem diversos objetos e coisinhas como biscoitos, brinquedos entre outros. Você pode ter uma cesta para guardar tudo o que é do pet para evitar confusão com as crianças.

Playground

Os donos que são mais preocupados com o bem estar dos seus amiguinhos de quatro patas podem ter um foco especial na diversão deles. O mais interessante é que para garantir a diversão dos seus pets você não precisa abrir mão de ambientes de estar para você mesmo. Por exemplo, numa sala de estar em que tem TV e home theater é possível montar um playground para gatos.

A ideia é bem simples, basta dispor pela parede pedaços de madeira ou outro material como se fossem estantes suspensas, um tipo de escada para que os seus gatos brincarem de subir e descer. Quando os pets não estão usando para as suas brincadeiras os adornos na parede funcionam como elemento de decoração não interferindo no ambiente.

Ambiente Para Integrar Crianças e Pets

Muitos pais procuram encontrar um pet para fazer companhia para crianças, pode ser uma ótima maneira de ensinar responsabilidade para que pequenos e lhes dar um companheiro de brincadeiras. Para integrar ainda mais a criança com o cão ou gato é possível optar por um cantinho devidamente decorado para tal.

Combine futtons (que podem ser usados como a caminha do pet) com cadeiras e mesinha para que a criança possa brincar no mesmo local em que o bichinho descansa e entende como o seu espaço na casa. Contar com móveis vazados no local pode ser bem interessante uma vez que é mais divertido para que o bichinho passeie.

Os Cuidados Importantes

Mesmo que o pet que você escolheu seja de uma raça muito bem comportada é inevitável algum tipo de dano aos seus móveis. Sendo assim existem alguns cuidados que são fundamentais como, por exemplo, cobrir a porta com uma chapa feita de acrílico transparente da base até altura logo abaixo da maçaneta, acredite isso evita aqueles arranhões na sua porta.

Também é possível usar sarja, lona de caminhão e até mesmo couro sintético para proteger o estofado do seu sofá. Vale tudo para garantir que os seus móveis durem mais tempo. Lembre-se, porém, de não se estressar com o bichinho, pois ele é um animal e irá de alguma maneira afetar a vida da família.

Escolhendo

Escolher uma raça que esteja mais alinhada com o seu estilo de vida ajudará na boa convivência. Dentre as raças mais indicadas para ter em casa estão yorkshire, maltês, shih-tzu e spitz alemão. Procure por cães que tenham menos energia para gastar, pois animais com muita energia precisam de espaço.

Quando não são levados para passear com constância podem acabar destruindo a sua casa. Como já dissemos não dá para se zangar com os animais, lembre-se que foi você quem quis ter um amigo de estimação no seu lar. Sendo assim pense bem antes de adotar ou comprar um cachorro ou gato, depois não dá para simplesmente se arrepender.

Com amor e paciência você descobrirá que é muito mais fácil ser feliz com o seu pet.

Todos que tem um animal de estimação em casa sabem o tamanho da alegria deles e que eles nos passam, além de serem muito carinhosos, companheiros e normalmente não exigirem muito de nós. Os nossos queridos só pedem amor, atenção, carinho, água, comida e um local pra dormir, mas é obvio que eles precisam dos cuidados básicos para que possam viver bem e assim manter esse lindo relacionamento com você e sua família.

Os Cuidados Com o seu Animal de Estimação

Dentre todos esses cuidados que já foram citados, temos que lembrar que cuidado nunca é demais.

Os animais têm direito a uma alimentação balanceada, de preferência com ração apropriada, em alguns casos é recomendado oferecer ao animal legumes e alguns tipos de carnes, para que eles possam fortalecer o corpo e manter assim a energia e o bem estar.

Ainda falando dos direitos dos animais, eles têm direito a higiene, locais apropriados para fazerem suas necessidades, banho regular, também devem ficar livres de parasitas, como pulgas e carrapatos, além de ter espaço suficiente para ficar. Deve lembrar ainda das visitas regulares ao veterinário e a tratamentos de saúde quando necessário.

Diante de todos esses cuidados, não podemos esquecer que os animais têm direito a brinquedos, a caminha, coleira e seus próprios objetos que somente eles utilizem. Por terem as suas coisas, eles também precisam de um lugar específico para guardá-las, não só para eles saberem o que podem ou não pegar, mas também que nossa casa continue organizada, mesmo com a chegada dele.

 

Quais São os Objetos dos Animais?

As vezes ficamos na dúvida de saber quais são os objetos que os animais possuem, mas não é muito difícil distinguir os pertences de um animal de estimação. Veja a lista abaixo:

  • Brinquedos;
  • Roupinhas;
  • Toalhas;
  • Coleiras;
  • Escova para pentear;
  • Escova de dente;
  • Creme dental, especial para animais;
  • Sabonete;
  • Shampoo;
  • Condicionador;
  • Perfume;
  • Vitaminas;
  • Remédios;
  • Bolas e tudo o que for de uso do animal.

Você deve manter esse material sempre organizado, de preferência em um único ambiente, para que não atrapalhe a ordem de sua casa. Quando for fazer uma arrumação em sua casa, leve em consideração o que realmente é importante para o seu animal, quais objetos ele mais costuma usar, o que ele gosta do que ele não gosta.

Organizando os Objetos de seu Animal de Estimação

Depois dessa separação, escolha um local específico onde ficará os objetos de seu animal, pode ser um armário, uma caixa organizadora, aquelas caixas plásticas que são perfeitas para armazenar.

Você também pode colocar ganchos para pendurar a coleira, cestos para guardar seus brinquedos, seus remédios, material para sua higiene, podemos organizar tudo na área de serviço, na garagem, numa despensa, pois esses ambientes são mais fáceis de limpar.

Outra dica é incorporar o cantinho do seu animal a decoração da sua casa, pois muita gente tem seus Produtos relacionados a este post: animais de estimação como membro da família, eles podem ter seu cantinho na casa onde seus apetrechos vão ser incluídos aos enfeites, aos adornos sem atrapalhar o charme e a elegância da sua residência, dessa maneira devemos projetar o espaço.

Incluindo na Decoração

Se o animal tem livre acesso na casa o melhor local para ele fazer suas refeições é junto com seus donos, por exemplo, é a cozinha o local onde fazemos nossas refeições em família, vamos integrar as vasilhas de ração e a de água, para isso podemos fazer os móveis planejados, sobmedida.

Dicas

Dicas

 

Também podemos planejar onde colocar o seu leito, em que local, se será na sala, no quarto ou na lavanderia, podemos embutir a cama num móvel, dando ao ambiente um estilo elegante, fino e seu animal obtém um local agradável, aquecido, confortável para repousar e descansar.

Se você não tiver como adaptar, construir aquele ambiente especial para seu animal não se preocupe, pois no mercado encontramos diversos modelos de camas para pets, elas são modelos desenhados e esboçados a partir de móveis inovadores com design dinâmico, essas camas são opções práticas para as pessoas que estão decorando a casa  e organizando os apetrechos do seu animal de estimação.

Não se esqueça de guardar os documentos (cartão de vacina, registro de pedigree) do seu bichinho de estimação, o correto é guardar numa pasta, no mesmo local onde guardamos documentos importantes, assim saberemos onde encontrá-los, em caso de alguma necessidade.

Sua alimentação (ração seca), você pode guardar em potes fechados para uma boa conservação, se a ração está no pacote vede-a, para que ela não perca o seu valor nutricional, guarde em local seco, escuro e também sem umidade. Não se esqueça dos petiscos que usamos para agradar nossos animais, como biscoitos, snacks, ossinhos, bifinhos e os palitinhos.

Torne uma Tarefa Familiar

Como Organizar

Como Organizar

Inclua toda família nessa tarefa de organizar as coisas do seu bichinho (cobertores, camas, brinquedos, ossos, bolas de pelúcia, de morder, guloseimas para mastigar, comidas, remédios, coleiras, casinhas), são muitas coisas que temos para nossos animais e como já falamos cada pessoa tem sua forma ideal para organizar de maneira adequada os objetos dos pets.

Recomenda-se as caixas organizadoras, que podem ser empilhadas, escolha de preferência aquelas transparentes, tornando a procura mais fácil, essas caixas ocupam pouco espaço. Outra ideia é utilizar as cestas e os cabides organizadores onde se pode pendurar nas paredes ou atrás da porta, elas também ocupam pouco espaço.

Você também pode identificar as caixas, gavetas, onde guardou suas coisinhas, guarde os números dos contatos do seu veterinário, informações sobre seu animal (como doenças, vacinas, alergias), guarde em local acessível.

As Responsabilidades de Ter um Animal de Estimação

Saiba que ter um animal implica em ter responsabilidade, dedicação, organização do dono, é importante demonstrar amor, disciplina para com o seu animal. É preciso mostrar ao bichinho que ele tem seus espaços, um local para dormir, para comer, para fazer o coco e o xixi, e desta forma manter bons hábitos.

Todos os animais necessitam de espaço para seus apetrechos, por exemplo, os seus brinquedos, para o cachorro podemos dar um osso massageador, bolas, cordinhas, bola mamona, e muitos outros. Para o gato precisamos de um arranhador, um ratinho, um João bobo e outros.

Saiba que se seu animal for um bicho feliz, brincalhão, você com certeza vai encontrar seus brinquedos espalhados pela casa, mas os brinquedos devem ficar ao alcance do seu animal, guarde na sua casinha ou na sua caminha, desta forma seu bichinho vai sentir que pode pegar seus brinquedos a qualquer hora, você pode organizar tudo dentro de uma caixa, mas é muito importante deixar os animais pegar e brincar com seus brinquedos preferidos quando quiser.

Na internet encontramos muitas dicas para organizar as coisas dos nossos animais de estimação, nestes sites você encontrará muitas dicas.

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI258172-16802,00-SEIS+CAMAS+DIFERENTES+PARA+O+SEU+BICHINHO.html

http://www.portobello.com.br/blog/decoracao/meu-bicho-minha-casa-encontrando-o-lugar-certo-para-os-acessorios-do-seu-pet-na-decoracao/

Veja se você gosta de alguma e faça para seus animais!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *