?> Como Montar Uma Brinquedoteca Em Casa e Fazer a Alegria da Criançada | Imóveis Cultura Mix

Como Montar Uma Brinquedoteca Em Casa e Fazer a Alegria da Criançada

Brinquedos são a fonte de inspiração de toda a crianças, por isso, imprescindíveis para seu crescimento saudável e feliz. Não há como se pensar em crianças e logo não se lembrar de brinquedos, e isso ocorre até com nossas memórias infantis, das quais sempre guardamos os momentos mais felizes.

Brinquedoteca

Quando se tem crianças em casa, bem se sabe que haverá brinquedos por toda a parte, mas isso não é bem visto por muitas mães e nem pelas visitas que chegam, por isso, nada melhor e mais prático que as crianças tenham um cantinho próprio para fazer suas estripulias, atividades e brincadeiras. E o lugar mais apropriado para isso é a brinquedoteca.

O que é uma Brinquedoteca?

A brinquedoteca é um espaço criado com função de proporcionar estímulos aos pequenos e ainda o local onde eles possam brincar de maneira livre e confortável. Deve ser o local ideal para concentrar todos os brinquedos das crianças, e por isso, deve ocupar um cômodo grande, se possível, que só as crianças o utilizem, com uma decoração atraente, divertida, bem colorida e fácil de ser limpa e mantida.

Dicas de Como Montar um Brinquedoteca em Casa

Os cantinhos de estímulo para as crianças podem ser criados a partir das mais variadas ideias e materiais, e partir das seguintes dicas:

  • Cantinho do faz de conta: Neste espaço você pode colocar mobílias infantis, que remetam mesmo a uma casa, como mesinhas, cadeiras, poltronas, puff, uma mini-cozinha e até outros diferentes como guarda roupas como roupas de adulto e fantasias de super-herói, animais, tudo para que as crianças possam brincar e soltar toda a imaginação e energia acumulada no decorrer do dia.

  • Cantinho para a leitura: Este deve ser o cantinho mais aconchegante possível, com muitas almofadas macias, coloridas e de todos os tamanhos e formas, sem esquecer os tapetes fofos, para que criança possa se deitar quando sentir vontade. Especialmente quando tiver lendo, ou ouvindo uma maravilhosa história. Neste local ainda deve ser inserida uma estante bem chamativa, com diversos livros infantis, principalmente aqueles grandes, com muitos desenhos e cores, para estimular o interesse da criança pela leitura.

  • Cantinho dos jogos: Nesta parte coloque mesas e em cada um disponha alguns jogos específicos, que sejam próprios para a idade de seu filho ou sobrinho, como jogo de memória, quebra-cabeça, vídeo game, jogos eletrônicos e de mão e ainda aqueles que as crianças mais gostam.
  • Os brinquedos devem sempre ficar à disposição das crianças, sempre à mão, nada de coisas escondidas ou proibidas, que sejam guardadas a sete chaves. Em tudo elas devem mexer, manusear e descobrir como funcionam e de que são feitos, pois a curiosidade é o que vai mover  imaginação e o aprendizado delas.

A brinquedoteca  deve ser um ambiente perfeito para que as crianças brinquem e ainda interajam umas com as outras, por isso, é muito importante a convivência. Então, permita que outras crianças visitem a sua casa e brinquem com seus filhos, será uma troca importante de experiência e aprendizado.

A proposta do lúdico é a que deve prevalecer na decoração do local, com letras, números, palavras de estímulo e também de organização. Lembrando que todos os brinquedos e livros devem ter lugar próprio para serem guardados, para que a criança se habitue desde cedo a organizar seu ambiente.

 Montando a Brinquedoteca

Na decoração das paredes, use tintas coloridas, alegres e laváveis, inclusive acrescentando desenhos de personagens, flores, árvores, passarinhos, ou seja, elementos que além de bonitos, remetam a natureza e ao espaço livre.

Cada Coisa em seu Lugar

Crie ambientes facilitados para o armazenamento dos brinquedos, adotando móveis e recipientes que sejam acima de tudo muito seguros, sem pontas, arestas, e, de preferência em material plástico e resistente. Já as mesinhas e cadeiras devem ser o mais confortável possível e tudo tem que ser do tamanho apropriado para elas, assim elas estarão sempre seguras e sentirão que aquele ambiente foi feito sob medida para suas necessidades. Não coloque nada em lugares altos, para não força-los a passarem por situações perigosas, deixe tudo no baixo e ao alcance das mãos.

Alguns brinquedos são próprios para a brinquedoteca, tais como: piscina de bolinha, casa de boneca, barracas de personagens, lousa, jogos de tabuleiro, carrinhos, escorregador, fantasias,  peças de encaixa-encaixa, e muitos outros. Não pode se esquecer dos livros infantis, que não podem faltar, inclusive os musicais e aqueles à prova d’água. Nesta fase, o contato com os livros pode ser vital para fazer um adulto leitor, então, não tenha dó de gastar com eles.

Os nichos são importantes para classificar os espaços da brinquedoteca, por isso, encontre uma forma eficiente de separar os brinquedos, pense em algo por categorias e monte as áreas correspondentes para cada atividade, de acordo como modelo que indicamos acima.

Para estimular ainda mais os pequeninos a guardar os brinquedos nos lugares devidos, crie embalagens diferentes as peças, com formas de cabeças de bichos, ou flores, tudo vale a pena para que eles colaborem nas atividades. Assim, uma tarefa que seria enfadonha e chata, acaba se tornando também uma diversão para as crianças.

É importante que o lugar também seja frequentado pelos pais e desta forma eles possam interagir melhor com os filhos, então, não se esqueça de adicionar a decoração da brinquedoteca, móveis que possam ser usados também pelos adultos, mas não precisam ser muitos não, dois ou três já são suficientes, pois ocupam muito espaço.

• Escolha um cômodo bem claro, arejado e espaçoso.

• Escolha também um piso que seja bonito, seguro, fácil de limpar, e durável. Já que nele as crianças farão de tudo: derramarão tinta, comida, puxarão os móveis por todo o canto e muito mais.

• Coloque sempre tapetes emborrachados, assim, caso alguma criança caia, não se machucará e o mesmo não será escorregadio.

• Não entupa o lugar com móveis, as crianças vão precisar de espaço para se deslocar de um cantinho ao outro. Use somente aqueles essenciais.

• Na reforme instale janelas grandes e fáceis de abrir, porém, que sejam seguras e que tenham grades. Desta forma não correrá o risco das crianças pularem pela janela.

Aproveite as sugestões aqui deixadas e comece hoje mesmo a montar uma brinquedoteca para a criançada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Prezados, Bom Dia!!

    Por favor, precisamos de orçamento para montar um setor Pronto Socorro e Unidade Pediatria..

    Fico no aguardo,

    At.

    Ricardo Ramos
    Coordenador de Atendimento / Hotelaria

    Ricardo Ramos 25 de agosto de 2014 11:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *