Como Manter a Casa Mais Arejada

Estamos passando por uma época em que o planeta parece estar mais quente a casa dia que passa. Independente de onde estamos é uma sensação de calor misturada com uma sensação de que o local está abafado.

Aquecimento Global

Essa sensação de calor excessivo e crescente, aliado a uma sensação de que estamos em locais abafados sem circulação de vendo é um dos efeitos causados pelo aquecimento pelo qual vem passando o planeta.

O aquecimento global está causando o aquecimento da água dos oceanos, o derretimento das geleiras, o aumento das temperaturas ambientes de todo o mundo e outras coisas mais. De acordo com os especialistas, se o mundo continuar esquentando nas mesmas proporções, o futuro do meio ambiente poderá ser catastrófico daqui a algum tempo, portanto precisamos tomar cuidado com as fontes de energia que utilizamos para que as mesmas não degradem mais ainda a natureza.

Aquecimento Global

Aquecimento Global

A Importância De Arejar Os Ambientes

Manter um ambiente limpo, organizado e bem arejado é de grande importância para a nossa saúde, além de tornar esse ambiente mais aconchegante e acolhedor.

Por isso é importante que mantenhamos a nossa casa bastante arejada, de forma que o vento possa circular por todo o local, mantendo os ambientes mais frescos e arejados, pois dessa forma poderemos ficar nesses ambientes sem maiores problemas.

Para que um ambiente seja arejado é importante que o vento possa circular de maneira livre, para que assim ele entre em todos os cômodos e garanta que os ambientes se manterão frescos e arejados. Fazer uso do vento é uma forma natural de manter a casa arejada, e por isso acaba sendo uma forma sustentável de procurar manter os ambientes arejados, por isso tenha cuidado para que o local não fique repleto de móveis e outras coisas que impeçam o vento de circular, e acabem também deixando o ambiente extremamente carregado, pois os ambientes ficam extremamente pesados e quentes.

Evite fazer uso do ar condicionado, pois apesar deste equipamento regular a temperatura, gerando para o ambiente um clima agradável e uma temperatura amena ou fria, ele causa grandes males para o meio ambiente, o que acaba não sendo uma solução sustentável para o planeta.

Dicas Para Construir Uma Casa Que Fique Mais Arejada

Estamos passando por uma fase em que a construção civil está em alta e em momento de expansão, com a construção de muitas casas. Inclusive existem pessoas que adquirem terrenos para construir a casa dos seus sonhos. No entanto, as pessoas muitas vezes esquecemos de ver a questão da ventilação e de como deixar esta casa mais arejada.

Segue Abaixo Algumas Dicas Para Construir Uma Casa Mais Arejada:

  1. Construção de Paredes Mais Espessas – quando se constrói paredes mais espessas, essas conseguem impedir que o calor entre em locais onde a presença do sol é forte e intensa;
  2. Facilite a Ventilação Cruzada – devem ser construído vãos de acordo com a direção do vento, fazendo com que a entrada do ar e a sua circulação se tornem eficientes, e deixem a ambiente mais arejado, pois o ar entra por uma janela e sai por outra;
  3. Construção do Pé Direito Alto – a maior parte do calor que adentra em uma casa, vem do sol que atinge o telhado, é indicada a construção da casa com o pé direito alto, pois assim a área que está mais exposta ao calor acaba ficando distante das pessoas. A construção do pé direito alto facilita a circulação do ar na casa;
  4. Uso de Isolante Térmico – o isolante térmico é um grande auxilio para arejar uma casa, pois eles ajudam a isolar tanto o calor, quanto o frio, o que permite que a casa se torne mais arejada;
Dicas Para Construir Uma Casa Que Fique Mais Arejada

Dicas Para Construir Uma Casa Que Fique Mais Arejada

Dicas Para Manter a Casa Mais Arejada

Infelizmente, nem todos nós temos condições de construir uma casa e fazer com que ela desde o ato inicial de construção seja feita com o objetivo de ser um ambiente mais arejado.

Quando se fala em arejar o ambiente, as pessoas falam logo em ar condicionado, no entanto existem inúmeras outras maneiras de areja a casa, sendo sustentáveis para o planeta e econômicas para o bolso das pessoas.

Por isso, segue algumas dicas para que possamos tornar a nossa casa mais fresca e mais arejada, para que o ambiente se torne mais agradável, aconchegante e não seja um local quente e abafado, que não permite que ninguém fique ali por muito tempo:

As Portas e Janela Dos Quartos e Banheiros Devem Ficar Abertas

A casa e os ambientes de uma maneira geral conseguem resfriar durante o período noturno que é mais ameno. E para que nossa casa sinta esse frescor da temperatura noturna é importante que as janelas e as portas fiquem abertas, por isso é interessante que todas as janelas tenham telas para impedir a entrada de mosquitos.

Deixando as janelas e as portas da casa abertas, a temperatura vai baixar e o calor dos cômodos vai ser dividido com os demais cômodos, tornando a casa mais arejada;

Cultive Plantas Dentro De Casa

As plantas são grandes aliados para quem deseja ter um ambiente mais arejado, pois além de trazer vida e um colorido todo especial ao local, elas tornam o ambiente mais úmido, melhorar a qualidade do ar e ajudam na regulação da temperatura do ambiente em que elas são cultivadas.

Existem muitas espécies vegetais que são apropriadas para o cultivo em ambientes interiores;

Guarde Os Artigos De Inverno

Passado o período do inverno, pegue os artigos típicos do inverno, como por exemplo: cobertores, mantas e etc., lave-os e os deixe guardados. Essas peças são quentes e atraem calor, e como estamos querendo amenizar a temperatura do ambiente, é ideal que eles fiquem guardados.

Opte por fazer uso de artigos que sejam feitos de algodão, pois esse tecido absorve melhor o calor excessivo.

Permita Que o Ambiente Fique Livre

Evite congestionar a casa com muito moveis, deixe espaço de forma que quanto maior o espaço para o ar circular, mais arejado ficará o ambiente. Portanto, procure manter a sua casa limpa e organizada, evitando que aconteça o excesso de objetos e moveis, para que o ar circule mais livremente;

Mantenha o Chuveiro Regulado

Coloque o chuveiro elétrico na estação correta, pois desta maneira você economizará dinheiro (evitará o gasto com energia) e os seus banhos serão realizados com uma água mais fresca, o que permite que você sinta um frescor maior.

Verifique As Cortinas De Sua Casa

Procure manter em sua casa nos períodos mais quentes, cortinas que possuam tecidos leves e de preferência de cores claras. Veja se a cortina balança com o toque do vento, pois estas cortinas permitem que o vento circule melhor e assim o ambiente fique mais arejado;

Mantenha As Luzes Apagadas

As lâmpadas possuem o poder de aquece rum ambiente, pois elas funcionam através da geração de calor. Por isso dê preferência para usa lâmpadas fluorescentes que aquecem menos que as incandescentes, e mantenhas desligadas sempre que possível, pois alem de não esquentar o lugar, você está economizando energia. Se possível faça uso das lâmpadas de LED;

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *