Como Limpar Entre os Azulejos do Banheiro

Manter a casa sempre limpinha é um desejo de todo mundo e o cômodo que dá mais trabalho certamente é o banheiro. Se você está cansado de tentar se livrar daquela sujeirinha que fica entre os azulejos em vão saiba que pode ser fácil conseguir um bom resultado.

A seguir vamos te dar dicas de como limpar entre os azulejos do banheiro e deixá-los bem limpinhos. Não fique mais constrangido e bravo com a sujeira que parece estar grudada na parede. Uma boa limpeza pode ser feita de forma simples e sem levar o seu dia todo.

Como Limpar a Sujeira Mais Resistente dos Azulejos

O azulejo em si não é tão difícil de limpar, você precisará de um bom removedor de sujeira (desses encontrados em supermercados). Dilua o produto na água numa proporção de uma medida de removedor para três medidas de água. O resultado da mistura deverá ser aplicado no azulejo usando um pano velho.

Se depois disso achar que ainda é necessário dar um toque final a limpeza a dica é passar um pano com um limpador caseiro. Confira abaixo a receita de uma boa fórmula de limpeza para deixar os seus azulejos muito mais bonitos e limpos.

Receita de Produto Para Limpar Azulejos

Ingredientes

  • ½ xícara de amônia
  • ½ xícara de vinagre branco
  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio

Como Fazer

Passo 1

Num borrifador você deverá misturar todos os ingredientes e depois é só aplicar sobre os azulejos.

Dica – Quando for fazer essa mistura esteja de luvas de borracha e não respire diretamente o produto. O mais indicado é usar máscara protetora. Lembramos que a amônia é um produto químico forte que exige total atenção e cuidado ao ser manuseado. Ao guardá-lo deixe-o fora do alcance de crianças.

Passo 2

Depois da aplicação você deverá enxaguar bem o local em que o produto foi aplicado para remover qualquer resíduo que pode danificar o seu azulejo.

Dicas Para Manter Azulejos Limpos

Para manter os azulejos sempre brilhantes é importante limpá-los pelo menos uma vez por semana. Limpando semanalmente você evita que a gordura se acumule no azulejo o que gera grande parte da sujeira difícil de remover da peça.

Deixe a casa sempre bem ventilada em especial o banheiro que é o cômodo mais úmido da casa, pois isso evita a formação de mofo. O sol pode ser o seu grande aliado para deixar a sua casa sempre limpa e bem conservada. A limpeza da sua casa deve estar em dia para evitar que a sujeira se acumule.

Como Limpar Azulejos e Rejuntes

A seguir vamos te ensinar uma receita caseira que irá ser muito útil para limpar os azulejos e os seus rejuntes. Além disso, vamos te dar dicas muito simples para conservar os resultados da limpeza.

Receita Caseira Para Limpar Azulejos e Rejuntes

Ingredientes

  • 350 ml de água (meio frasco)
  • 350 ml de cloro ou água sanitária (meio frasco)
  • 04 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (50 gramas ou 1 pacotinho pequeno)

Como Fazer

Passo 1

Misture todos os ingredientes e coloque a mistura num borrifador. Em seguida aplique o produto na área a ser limpa.

Dicas Para a Limpeza dos Azulejos e Rejuntes

Detergente Clorado

Remove a gordura dos azulejos, mesmo os mais encardidos, dá brilho e limpa os rejuntes que estão mofados.

Limpa-Limo

Produto que é utilizado para remover o mofo que se acumula entre os azulejos, você encontra diversas marcas no mercado. Aplique e deixe agir pelo tempo indicado na embalagem do produto e depois enxague. Tenha a certeza de remover completamente o produto.

Vapor

O vapor produzido pelo chuveiro durante o banho é ótimo para te ajudar a limpar os azulejos, pois o calor faz com que a sujeira amoleça e fique mais fácil de ser removida.

Cloro

Perfeito para limpar os cantinhos. Para as áreas maiores utilize um esfregão, já para as áreas menores você pode utilizar uma escova de dentes.

Impermeabilizante ou Selantes

Esses produtos agem evitando a formação do mofo nos rejuntes. Aplique seguindo as instruções da embalagem.

Dica – Quando for aplicar qualquer dos produtos citados acima com esponja utilize o seu lado macio e nunca o áspero, pois isso pode arranhar o azulejo.

Limpeza do Banheiro e Azulejos: Tudo o Que Não Fazer

Quando você está fazendo a limpeza dos azulejos e do banheiro deve ter muito cuidado para não acabar causando danos ao invés de deixar o local limpo e brilhante. Não se deve usar produtos abrasivos como as esponjas de aço, por exemplo. Os produtos com composição de ácido também devem ser vistos com restrições uma vez que são perigosos a saúde e acabarão causando danos ao azulejo.

Antes de usar qualquer produto leia a embalagem com atenção para saber do que eles são feitos e como utilizá-los. Mantenha o banheiro ventilado especialmente depois de tomar banho, pois isso ajudará a deixar o mofo e bolor bem longe dos seus azulejos.

Limpeza e Conservação dos Rejuntes

Para fazer a limpeza do rejunte do azulejo é necessário começar raspando essa sujeira com muito cuidado para evitar causar danos ao azulejo. Uma dica é usar uma espátula daquelas utilizadas para passar massa corrida ou mesmo uma escova que tenha cerdas grossas. Uma escova de dentes velha pode ser ótima para limpar melhor as áreas mais difíceis de alcançar como as quinas.

Antes de começar a raspar o rejunte você deverá borrifar um bom limpador multiuso para banheiros. Procure os produtos que indicam no rótulo limpeza “4 em 1”, pois são os mais eficientes. Deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem e depois é só começar a raspar. Para aproveitar melhor o tempo de ação do produto você pode ir limpando outras áreas do banheiro.

Atenção

Se os rejuntes dos seus azulejos apresentam falhas ou rachaduras (algo que é comum com o passar do tempo) você pode selá-los novamente. Em lojas de materiais de construção é possível encontrar uma grande variedade de selantes para rejuntes. Você encontra produtos de várias cores e de fácil aplicação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *