Como Fazer Uma Lareira Ecológica?

Para quem pensa que o Brasil é um país em que apenas as altas temperaturas predominam precisamos lembrar dos estados do Sul e Sudeste que podem sofrer com dias mais frios durante o outono e inverno. Para quem quer tornar esses dias gelados mais confortáveis tomando um chocolate quente embaixo das cobertas perto de uma lareira vamos dar dicas de como fazer uma lareira ecológica.

Além de sair mais em conta, essa versão ecológica, não vai te deixar ‘defumado’ como as lareiras convencionais costumam fazer. Não é necessário ter um tipo de churrasqueira na sua casa para se proteger do frio do inverno. Pronto para deixar suas tardes e noites de inverno muito mais confortáveis com uma bela lareira?

O Que é Uma Lareira Ecológica?

 Ants de conferir dicas de como fazer a sua própria lareira ecológica é importante entender esse conceito. Basicamente essas lareiras funcionam como uma evolução das lareiras tradicionais recebendo a alcunha de ecológicas pelo fato de serem alimentadas com bioetanol (tipo de álcool que não gera nem fumaça nem poluentes quando queimado) e não lenha.

Lareira Ecológica Acesa

Lareira Ecológica Acesa

Há diversos formatos e tamanhos de lareiras ecológicas que possuem o mesmo sistema que tem como base um queimador que nada mais é do que uma caixa de aço inoxidável. A peça pode ser usada embutida numa pedra ou então dentro de aquários de vidro sendo que algumas dessas peças têm até mesmo rodas para que possam ser transportados com facilidade.

Dicas Para Fazer Sua Lareia Ecológica

A seguir listamos dicas para quem deseja confeccionar a sua própria lareira ecológica.

Dica 1 – Faça Seu Próprio Queimador

 É possível ter uma lareira completamente personalizada confeccionando seu próprio queimador. Para que tudo seja feito corretamente e sem riscos é interessante contar com o auxílio de uma serralheria e de um soldador. O queimador é uma caixa que possui uma tampa fixa e uma abertura.

Na hora de explicar aos profissionais o que deseja fazer é interessante dizer que é um tipo de churrasqueira conseguindo assim um metal mais resistente. Também mencione o fato de colocar um líquido em seu interior que exige que além da soldagem seja feita a selagem. Daremos como exemplo a confecção de um queimador de 30 centímetros de comprimento com 15 centímetros de largura e 7 centímetros de altura.

Lareira Ecológica em Formato Redondo

Lareira Ecológica em Formato Redondo

Se você quiser embutir o queimador numa pedra é importante que a tampa seja mais larga do que a base, seguindo nosso exemplo seria algo como 32×17 centímetros. A tampa deverá ter uma abertura de cerca de 2 centímetros pela qual será colocado o bioetanol e também sairá o fogo.

Dica 2 – Local de Instalação

 Estando com o seu queimador devidamente feito chega o momento de determinar onde a sua lareira ecológica será instalada. Opte por locais que estejam bem distantes de objetos facilmente inflamáveis. Tenha atenção ainda com a questão da geração do calor intenso gerado pela lareira. Alguns objetos e móveis podem acabar estragando com o passar do tempo. Com o fabrico correto e a instalação assertiva da sua lareira ficará bem mais simples aproveitar os dias de inverno com muito aconchego.

Gostou de saber como fazer uma lareira ecológica?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *