Como Fazer um Fogão a Lenha: Dicas de Construção

Uma das formas mais antigas de cozinhar e, segundo alguns especialistas a mais saborosas, é com um fogão a lenha. No Brasil eles já foram muito populares, mas hoje são clássicos apenas e considerados vintage, quando usados os originais antigos, e retrô por quem quer ressuscitar esta forma de cozinhar. Além de ser saboroso cozinhar com um, é bem charmoso ter um fogão a lenha em casa.

Fogão a Lenha

Fogão a Lenha

Fazer o seu próprio fogão a lenha pode ser um pouco difícil, e muitos especialistas aconselham realmente contra o projeto porque é trabalhoso e pode gerar um gasto em vão caso você não consiga finalizar o projeto. No entanto, se você está fixado na ideia de criar o seu próprio fogão a lenha, existem algumas coisas que você precisa ter certeza de antes de começar.

Matéria Prima e Ferramentas Necessárias para Construir um Fogão a Lenha

A primeira coisa que você precisa é checar em casa sua caixa de ferragens para se certificar que você tem todas as ferramentas necessárias. Você pode realmente criar um fogão a lenha sem soldagem. No entanto, você vai precisar de uma serra, uma broca, uma chave de fenda, um triturador, um alicate e um martelo. Estas são as ferramentas mínimas que precisa, o que vai depender do tamanho do projeto. Se você quiser fazer um fogão mais extravagante de madeira, pode precisar de um soldador e outras opções mais caras e mais trabalhosas de mão de obra e materiais, que requerem um especialista caso não tenha destreza nas mãos para realizar o projeto.

Imagem de Amostra do You Tube

Você também vai precisar de matéria prima. Para um modelo de fogão a lenha básico, você precisará de um tambor de aço com um teto removível preso na lata através de um bloqueio de nível. Estes barris são relativamente baratos na maioria dos locais no Brasil e são vendidos até em lojas de construção, basta você contar qual o seu projeto que o vendedor vai saber qual te indicar. Limpe completamente o tambor depois de comprar. Alguns podem ter sido usados para guardar materiais antes, e alguns destes materiais podem ser inflamáveis e prejudicar seu projeto.

Estilo Aconchegante

Estilo Aconchegante

Existem outros materiais que você pode usar para criar o seu fogão a lenha. Algumas pessoas já usaram um tanque de água quente e velho, convertendo-o em um fogão a lenha com um pouco de habilidade e paciência. Na verdade, você pode usar um tanque de água quente ou qualquer tanque velho para construir um fogão a lenha horizontal que pode ser usado para cozinhar uma boa quantidade de alimentos dentro. Um dos modelos recomendados de fogão de madeira abre para o lado, e você pode empurrar a sua madeira no tanque longo e acendê-la de forma simples.

A Escolha do Local do seu Fogão a Lenha

Com qualquer tipo de fogão ou um grande projeto que envolva culinária, é muito importante pensar na ventilação do espaço a instalar. Você não quer fumaça na sua casa em seu quarto ou sala. Até fogões de madeira ao ar livre precisam ser ventilados para que a fumaça não encha o seu fogão. Também é importante entender como as emissões da fumaça vindas da madeira são malignas para a saúde, principalmente em casa em espaços pequenos.

Para evitar fumaça e qualquer dano, você vai precisar fazer uma câmara contra incêndio dentro de seu fogão para que o escape da primeira câmara passe para a segunda. A madeira nesta segunda câmara de combustão queima muito mais quente do que a de baixo, queimando-se mais de 90% de todas as partículas de fumo. Isso pode tornar o seu projeto muito mais complexo. No entanto, se você não fizer isso, a sua casa pode pegar fogo e muita fumaça pode ir para dentro.

A Escolha de um Estilo de Fogão a Lenha

Se você está apenas à procura de algo simples e básico, então pode estar interessado em um modelo semelhante a uma estufa de padeiro. Este pequeno modelo geralmente tem dois pequenos compartimentos. A área de topo terá uma câmara onde a madeira pode ser queimada, enquanto o forno está contido na zona inferior. Em seguida, a parte superior do fogão pode ser usada como um fogão que possa ser usado com até quatro bandejas, dependendo do tipo de modelo escolhido. A única desvantagem é que este modelo é pequeno, e para uma grande cozinha pode ser complicado.

Bonitos e Funcionais

Bonitos e Funcionais

Se você quer um fogão à lenha para adicionar a elegância a sua casa e servir como uma peça central da cozinha, então provavelmente vai querer considerar um estilo artesanal de madeir. Estes tipos de fornos não só tem espaço suficiente no topo para cinco panelas como uma grande seção principal que pode ser usada para cozinhar. Há um compartimento secundário, um pouco mais quente a ser utilizado para cozinhar refeições. Ou, se você está cozinhando uma refeição com um número grande de pratos, você pode usá-lo como um aquecedor para manter o prato quente até que a outra parte de sua refeição termine de cozinhar.

Escolha que Tipo de Madeira vai Usar

Há uma série de madeiras diferentes para você considerar. A principal coisa que você deve ter em mente quando está olhando para os fogões a lenha e seu uso é a quantidade de espaço disponível e o tipo de cozinha que você mais comumente acostumado e deseja usar. Isso vai ajudá-lo a afinar a sua pesquisa para um fogão, bem como a madeira a ser usada e onde irá encontrar fornecedores. Na internet você possui um grande número de estilos e marcas para escolher, e também fornece uma boa oportunidade para encontrar ofertas que você pode economizar dinheiro.

Não importa o modelo escolhido para seu fogão à lenha caseiro, você deve verificar novamente todas as informações e instruções para que monte corretamente. Embora possa ser um pouco de trabalho duro fazer isso, há um benefício substancial em fazer um trabalho bem. Além disso, a montagem de fogões a lenha caseiros sozinho vai ajudar você a economizar substancialmente na compra de um produto comercial. Apenas certifique-se de escolher um projeto que de acordo com as suas necessidades.

Posts Relacionados

Veja dicas de como ter uma cozinha moderna com fogão a lenha unindo o simples com o sofisticado. Saiba como funcionam as serpentinas para fogão à lenha e como utilizá-las em segurança. Veja as vantagens de ter um exaustor sobre o fogão, para ventilar o ambiente.

Um comentário

  1. Olá somos de uma instituição sem fins lucrativos da universidade federal da Bahia queríamos utilizar as fotos do seu site.
    Poderia nos dar essa autorização?
    E nos dizer como quer ser sitado pela foto.
    Desde já agradecemos a colaboração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>