Como Fazer um Enxoval para a Primeira Mudança

Decidir sair da casa dos pais e morar só, casar ou mudar de endereço são decisões difíceis e requer muita calma nessa hora. Mas se você já está certo do que quer, é hora de se preocupar em preparar  seu espaço de forma econômica e agradável.

A Ideia do Chá

Levando em conta que atualmente tem ficado cada vez mais caro adquirir e manter uma casa, por menor e mais simples que ela seja, as pessoas têm aderido formas de facilitar a realização de alguns sonhos com a ajuda de amigos e familiares. Foi a partir daí que os “chás” foram se popularizando, principalmente entre o público feminino.

Chá de Cozinha

Chá de Cozinha

Como Funciona um Chá

Imagine que, se ganhar presente sempre foi bom, ganhar os presentes que você mesmo escolhe é melhor ainda, não é? E o chá é como se fosse aquela patrocinadora oficial da sua festa.  Você escolhe o presente, sugere marca, cor, loja e tamanho e a pessoa vai lá e lhe presenteia, com aquilo que você pediu.

Tipos de Chá

E tem chá de todo jeito! Pra quem vai casar, pode ser chá de casamento, lingerie, de panela, de cozinha, e até chá-bar. Para quem está esperando mais um membro para família, tem o chá de baby ou chá de fraldas. E para quem já casou tem chá de bodas de ano em ano (boda de algodão para o primeiro ano de casados, 10 anos de casados são bodas de estanho, e, pasme, bodas de carvalho para quem completa 80 anos de casados). E para você que não vai casar, nem ter filho agora, tampouco comemorar um casamento, tem o chá de casa nova, e para preencher o perfil deste chá, basta mudar de endereço.

Imagem de Amostra do You Tube

Chá de Casa Nova

Sim, mudar de casa, rua ou apenas reformar a casa. Como ir morar mais perto do emprego, decidir morar junto com o namorado, sair da casa dos pais e morar só, passar no vestibular e ir morar em uma república de estudantes em outro estado. Isso já é motivo suficiente pra convidar seus amigos mais íntimos pra conhecer seu novo espaço e tomar aquele chazinho de casa nova, deixando tudo mais lindo e com a ajuda deles. Mas antes você tem muita coisa a fazer.

Preocupações de um Chá

Organizar, local ideal, decoração, dia e hora, convites, o que servir, lembrancinhas, e o que pedir na lista de presentes são tópicos básicos a serem pensados para adoçar esse chá. Se quiser enriquecer ainda mais sua festa, inclua brincadeiras e dinâmicas na programação (na internet tem mil e uma dicas para você, mas seja criativo, como os chás estão se tornando comuns e as pessoas tem pouco tempo pra gastar, acabam copiando e colando tudo, sem mudar nada. Seu convidado pode estar vendo figurinha repetida, e é bem mais legal quando as coisas são inéditas.).

Claro que acontecem imprevistos e algumas coisas não saem como planejamos ou simplesmente não saem, mas nada de esquentar a cabeça com isso no meio da festa, mantenha a calma e procure reverter o clima e preencher o espaço daquilo que está faltando com planos que você já deve ter colocado como “segunda opção”, afinal, os seus convidados ficariam muito desmotivados se forem recebidos pela anfitriã estressada, descabelada ou algo do gênero. Por isso, é preciso investir tempo suficiente para deixar tudo bacana e dar tempo de você cuidar da sua aparência. Se possível, inclua pessoas na organização, como Buffet, aluguel e montagem de decoração, lembrancinhas prontas, coisas que vão te poupar e evitar que você fique sobrecarregada.

Seja um bom Anfitrião

Já deu pra perceber que nem tudo é maravilha? Pois é, alem dos imprevistos organizacionais, você pode ser surpreendida por atrasos de convidados, e em dois momentos importantíssimos: o que antecede a festa e o pós-festa. É importante que você se preocupe em interagir com todos igualmente.

Evitando e Diminuindo os Gastos

Outra questão não menos importante são os gastos que são inevitáveis, sendo mais um motivo para você começar a se organizar antecipadamente. Se fizer pesquisa de preço com toda certeza você consegue economizar bastante. Quanto o assunto é dinheiro, nada de precipitação e sair comprando na primeira loja em que achar bonito, mantenha o foco e seja econômica e criativa.

Imagem de Amostra do You Tube

O pós Chá

Tá. Mas você quer saber do retorno não é? Alem da reunião maravilhosa com seus amigos, das recordações e da casa para limpar depois, você vai ter vários presentes pra abrir, e colocar cada um no seu lugar.

Lista de Presentes

Quando o assunto é presentes, escolha tudo minuciosamente a ser pedido na lista, seja eletrodoméstico, artigo de decoração, cama, mesa, banho ou qualquer outro, é importante que você coloque na lista o máximo de informações possíveis sobre o que você gostaria de ganhar. Mas esteja ciente também que nem tudo que se pede é o que se vai ter, você receberá presentes inferiores ou superiores aos que você solicitou e não adianta bancar o insatisfeito, lembre-se: cavalo dado não se olha os dentes.

Os Presentes

Os Presentes

Atualmente, devido à popularidade e boa aceitação dos “chás”, lojas do ramo estão fornecendo serviço de acompanhamento, que funciona da seguinte maneira: o interessado procura o setor especializado na loja em que gostaria de comprar os itens de seu gosto, escolhe os mesmos e a loja monta uma lista personalizada com as referências dos produtos “escolhidos”. Depois de prepara a lista, fica sob responsabilidade do anfitrião indicar a loja para o presenteador e esse, por sua vez, vai até a loja e procura na lista do beneficiado os itens que ainda não foram marcados e compra conforme a lista sugere. Caso você escolha montar sua lista de presentes de forma independente aqui vai uma dica de como organizar sua lista no método tradicional:

(Espaço reservado para a seção do presente) Ex: Eletrodoméstico

Item:

Quant:

Cor:

Marca preferencial:

Ventilador de mesa

2

Preto

Arno

(Espaço reservado para o presenteador colocar o nome)

Grill

1

Preto

Brastemp

(Espaço reservado para o presenteador colocar o nome)

Não esqueça também que decidir o dia, a hora e o conteúdo da lista de presentes é a primeira coisa a ser feita, pois ela deve ser apresentada com muita antecedência, para que os convidados se organizem.

Tudo organizado, revisado e festa efetuada com sucesso? Agradeça a todos igualmente pela participação, se possível convide-os mais vezes a sua nova casa. Com chá ou sem chá vai ser ótimo reencontra-los e mostrar da melhor forma, que você gostou do presente: usando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>