Como Fazer Estantes Improvisadas

Assim como na moda, na decoração, criar e reinventar, pode ser não só um modo de dar mais identidade ao seu lar como até mesmo de economizar. Quem está mobiliando uma casa sabe muito bem quanto custa colocar os móveis e objetos de decoração em todos os ambientes. E não estamos falamos de uma casa grande não, basta pensar no preço que custa o básico, como geladeira, fogão e guarda-roupa, que dá para ter uma ideia o quanto isso pode estourar um orçamento.

Porém, hoje em dia, ir atrás de mobília de consagradas marcas, e, em consequência caras, não representa fazer uma decoração moderna. Pelo contrário, a grande parte dos decoradores, com exceção daqueles que amam o clássico, estão se deixando levar pelo encanto do reciclado, do artesanato. Uma ótima notícia, porque até mesmo sem a ajuda de um profissional somos capazes de “inventar” móveis, fazendo-os nascer de uma mobília velha ou de qualquer outro objeto. Não acredita? Veja as 10 dicas que preparamos para você de estantes improvisadas!

1- Poltrona Antiga Pode Virar Estante Improvisada

Se você tem esquecida no porão de casa ou na garagem uma poltrona daquelas velhas e antigas, que eram bem grandes, com braços largos, pode transformá-la em uma simpática estante por livro. Será bem mais fácil do que você imagina. A ideia é retirar toda a parte interna dos braços e da parte debaixo da poltrona. Normalmente, é uma parte do móvel coberta com uma pequena tábua de madeira e com interior vazio. Uma vez retirado, basta encaixar os livros de modo aleatório, nada de organizadinho. E claro, o melhor lugar para ficar essa estante improvisada é no escritório ou na biblioteca.

Poltrona Antiga Pode Virar Estante Improvisada

Poltrona Antiga Pode Virar Estante Improvisada

2- Cadeiras Antigas e Velhas Podem Se Transformar Em Estantes Improvisadas

Porque jogar aquela cadeira velha fora, ela tem o seu charme e pode servir de estante improvisada. Você pode usá-la como está ou simplesmente pintá-la, sempre com uma cor que destaque o objeto velho, antigo, prefira tonalidades que não se usam mais nos móveis, mas já foram muito usadas. Essa estante improvisada pode ficar na sua varanda e servir para colocar plantas em cima. Mas, para dar maior veracidade a peça, não deixa a cadeira no chão, use um suporte para pendurá-la na parede.

Cadeiras Antigas e Velhas Podem Se Transformar Em Estantes Improvisadas

Cadeiras Antigas e Velhas Podem Se Transformar Em Estantes Improvisadas

3- Caixotes Podem Virar Estantes Improvisadas De Parede Ou Até Mesmo De Chão

Para quem gosta de criar um estilo rústico na decoração, nada melhor do que apostar no velho e bom caixote da feira. Aquele mesmo, que os feirante deixam pela rua depois de terminada a feira. Ao invés de ir para o lixo, eles podem ir para sua casa. Você pode colocar dois caixotes fixados na parede um sobre o outro ou criar uma estante, com pelo menos 3 deles. Neste caso, basta comprar pés em lojas que vende artigos de construção e fixá-los. Uma outra dica é para deixá-los ainda mais com essa pegada rústica, é bom passar tinta branca, mas nada certinho, uma passada rápida e descoordenada.

4- As Caixas De Madeiras Também Podem Virar Estantes Improvisadas

O que serve para o caixote, serve para caixa de madeira, que podem perfeitamente virar estante de livros na sala ou no quarto, para colocar porta-retratos. Você pode colocar uma sobre a outra formando um único móvel ou fixá-las na parede de maneira descoordenada formando mosaicos. Antes de colocá-las na parede, pinte-as ou encape-as como preferir.

5- Escadas De Madeira Também Podem Virar Estantes Improvisadas

Outro objeto velho que vem sendo muito utilizado como estante a velha escada de madeira. Se você tem uma em casa, não precisa nem mesmo ter o trabalho de pintá-la. Quanto mais velha e na cor natural que tiver, melhor ficará no ambiente. Você pode usar a escada de dois modos, simplesmente abrindo e usando os degraus para colocar objetos, normalmente, os decoradores preferem colocá-la na cozinha ou na varanda. A segunda opção é fixá-la na parede deitada, neste caso, ela precisa ficar bem num ângulo, para que um lado fique em uma parede o outro na outra e a parte de subir no ângulo. Depois é só apoiar os livros, que se encaixam perfeitamente no espaço.

6- Tire Uma Estante Improvisada Do Espaço Debaixo Da Sua Escada

Quando não se tem espaço, vale aproveitar cada ângulo da casa, e um, que muitas vezes é esquecido e tem um potencial enorme, é aquele bem embaixo da escada interna, normalmente na sala. Se você tem um monte de livro e não sabe onde colocá-los, faça prateleiras embaixo da escada e aproveite esse espaço.

Imagem de Amostra do You Tube

7- Estante Improvisada Para Quem Não Quer Fazer Buraco Na Parede

As prateleiras para colocar na parede são bem baratas, o grande problema é que depois é necessário fazer pelo menos dois furos para colocar cada uma delas na parede. Com uma solução simples e improvisada, você pode usá-las e sem danificar a parede, se esse é o problema. Use objetos de decoração altos e do mesmo tamanho, coloque um de cada lado e apoie a prateleira sobre eles.

Imagem de Amostra do You Tube

8- Se Você Trocou o Guarda-roupa Pode Ter Um Objeto Para Improvisar Uma Estante

Trocou o guarda-roupa e está precisando de uma estante, ótimo. Desmonte o móvel velho, pegue a parte que interessa, sem as portas e pronto, já tem um lugar para guardar os livros.

9- A Velha Geladeira Pode Virar Uma Estante Improvisada Para o Seu Quintal

A geladeira velha pode sair da cozinha direto para o jardim ou quintal. Sem a porta, inclusive aquela do congelador, ela pode ser um lugar para colocar as plantas, criando um jardim vertical.

10- O Estilo Rústico Pode Ser Reforçado Com Estante Improvisada De Tijolos

Pode até fazer um pouquinho de bagunça na hora de montar, mas se você está atrás de criar um ambiente rústico, nada como os tijolos vermelhos. Coloque um sobre o outro, intercalando com tábuas de madeira e crie uma estante improvisada para sua cozinha ou para o quintal.

Essas são só algumas ideias do que pode ser feito improvisando, temos certeza que você encontrará outros objetos em casa, que vão ganhar nova vida e atender as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>