Como Escolher a Sua Casa

O primeiro passo para escolher uma casa para morar é levar em consideração se ela será comprada ou alugada. Embora muitos acreditem que comprar seja sempre a melhor opção, saiba que existem casos em que o aluguel é mais viável. Continue acompanhando e confira dicas de como escolher a sua casa.

Alugar ou Comprar?

Os financiamentos de imóveis geralmente oferecem anos para que a casa seja quitada. Mas você já parou para calcular o valor total que terá pago ao final? Os juros costumam ser bastante alto, o que torna a compra inviável. Por incrível que pareça, talvez o aluguel seja uma opção mais viável financeiramente do que um financiamento de 20 ou 30 anos, por exemplo.

Financiar se torna mais viável quando se tem o valor para pagamento a vista ou, pelo menos, uma boa parte dele. Assim, a quitação se dará em menos tempo e, consequentemente, irá gerar menos juros. Por isso, pense bem antes de se decidir para encontrar a melhor opção. Considerar apenas o fato de que ao final do pagamento do financiamento a casa será sua pode não ser o suficiente para fazer um negócio mais vantajoso.

A Importância da Localização

Antes de começar a procurar uma casa, seja para comprar ou alugar, é necessário pensar na localização que deseja. Leve em consideração a área da cidade que você e sua família costumam frequentar por causa de trabalho, faculdade, escola, comércio, etc. Eleja um ou mais bairros que gostaria de morar e que não tornariam a sua vida mais complicada. Claro que todos podem se adaptar, mas escolher um imóvel em um local extremamente longe pode tornar a sua vida menos prática e gerar muitos custos com transporte.

Leve em consideração, também, a segurança da região. Afinal, é provável que deseja um lugar seguro para morar com a sua família. Por isso, vale a pena pagar um pouco mais para morar em uma região mais tranquila, sem ou com pouca incidência de crimes. Procure pesquisar sobre a região e conversar com moradores para conhecer melhor o ambiente e, então, definir se deseja morar lá.

A Qualidade da Construção

Ao encontrar opções que estejam dentro do que deseja em relação à localização, é hora de analisar a qualidade da construção. Não subestime esse detalhe, pois uma estrutura ruim pode lhe gerar uma série de problemas, mesmo que esteja apenas alugando, já que terá que sempre recorrer ao proprietário para realizar os consertos.

A Qualidade da Construção

A Qualidade da Construção

Se não tiver muito conhecimento sobre construção, leve um profissional para te ajudar na análise. Ele poderá se atentar a detalhes que você, certamente, deixaria passar batido. Quanto mais minuciosa for a análise, maiores as chances de conhecer o imóvel verdadeiramente e, com isso, evitar cair em uma cilada.

No caso de defeitos que podem ser facilmente consertados, o preço de venda poderá ser negociado. Explique ao proprietário que precisará fazer reformas e que, por esse motivo, apenas irá comprar se houver um abatimento do valor estipulado por eles. Obviamente, ele poderá aceitar ou não, mas são grandes as chances de você conseguir um desconto.

Não Tenha Pressa

Como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição, por isso, se for procurar um imóvel com pressa para encontrar, são grandes as chances de fazer negócios ruins. Já que a ansiedade para encontrar a casa perfeita fará com que você ignore certos detalhes que podem te incomodar muito no futuro.

Realize a pesquisa sem pressa e com muita cautela, para não se deixar levar sem antes ter a certeza de que está fazendo o melhor negócio. Se houver a intermediação de um corretor, deixe claro que não quer tomar nenhuma decisão sob pressão. Assim ele te dará mais abertura e evitará te pressionar para que se decida logo.

O processo de escolha de uma casa, seja para alugar ou comprar, deve ser realizado com tranquilidade. Livrar-se de um negócio mal feito irá gerar muita dor de cabeça. Problemas que podem ser evitados se tudo for decidido de forma tranquila e consciente.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *