Como Engomar Roupas e Outras Peças

Uma das tarefas que mais repudiamos é engomar roupas. É sempre o pesadelo das donas de casa, pois engomar uma roupa dá trabalho, exige tempo e técnicas. Hoje em dia é muito difícil ouvir falar em engomar roupa, as pessoas preferem a facilidade das lavandeiras. Muita gente diz que isso é ultrapassado e que não tem tempo para se preocupar com “engomar roupas”. Mas para aquelas pessoas mais tradicionais e caprichosas, vamos a algumas dicas que podem facilitar a sua vida!

Como Engomar Roupas e Outras Peças

Como Engomar Roupas e Outras Peças

  • Como Engomar Uma Toalha De Mesa Usando Goma Caseira?

Receita De Goma Caseira

Ingredientes:

  • 2 colheres de amido de milho
  • 4 copos de água

Modo de fazer:

Misture bem o amido de milho à água fria, usando uma colher de pau. Em seguida, leve essa mistura ao fogo, mexendo sempre, até engrossar ligeiramente e ficar um mingau ralinho e meio transparente.

Como engomar as peças:

Espere a goma esfriar e mergulhe a toalha dentro desse líquido cremoso.

Misture bem, até molhar toda a peça de tecido nesse mingau; esprema sem torcer, apenas para retirar o excesso e pendure bem esticado no varal para secar, só pelas extremidades da toalha.

Quando estiver quase seca, ainda ligeiramente úmida, retire do varal e passe pelo avesso com ferro quente, alisando muito bem todas as dobras. Pronto, a toalha está engomada, bem firme, com aspecto de nova! Esta é uma técnica bastante simples e fácil de fazer.

A goma sai nas lavagens da roupa, portanto é preciso repetir o processo periodicamente.

  • Como Engomar As Calças?

Para qualquer peça de roupa, leia as instruções relativas ao engomar, que vem na etiqueta. Repare se as calças devem ser engomadas do avesso e qual é a temperatura. Comece pela parte superior das suas calças, a cintura e o cós, passe para ambos os bolsos, e finalmente passe até ás bainhas das calças.

Vire as calças do avesso, depois as coloque na parte arredondada da tábua de engomar, como se as quisesse vestir à tábua, colocando a parte da frente das calças para cima. Engome a parte da frente das calças, incluindo a cintura. Rode as calças e engome a parte de trás superior das calças.

Imagem de Amostra do You Tube

Coloque as calças ao longo da tábua de engomar de maneira a que ambas as pernas fiquem uma em cima da outra, ao longo da tábua. Engome as calças de maneira a passar toda a perna, até encima. Mantenha os vincos nas calças engomando as calças pelas marcas já existentes.

Se forem umas calças de ganga, não faça vincos, coloque-as em cima da tábua de engomar, estendidas coma as pernas paralelas, engomando-as de baixo para cima dos dois lados.

Pegue na bainha das calças, puxe-a até à cintura, para poder engomar a parte de dentro das calças. Repita isto para a outra perna. Por fim engome as bainhas de ambas as pernas.

Pendure as calças num cabide, para não perderem os vincos, e não amarrotarem.

  • Como Engomar As Camisas?

Desabotoe a camisa, incluindo punhos e colarinhos. Se a camisa for de cores claras, engome-a do lado direito, se for de cores escuras engome-a do avesso.

Coloque a camisa estendida na tábua de passar a ferro virado para baixo, com o colarinho na zona da parte arredondada da tábua de passar.

Comece por engomar as costas da camisa, movimente o ferro para cima e para baixo, levando-o até as pontas da camisa. Atenção para não deixar o ferro em contato com o tecido mais do que poucos segundos, para evitar queimar a camisa.

Depois de engomar as costas, passe para a parte da frente, rodando a camisa na tábua de engomar até ficar com uma das partes da frente em cima da tábua. Engome uma das partes da frente da camisa, e em seguida engome a outra parte, passe com o ferro por baixo dos botões e perto do colarinho. Ao passar as mangas, coloque-as ao longo da tábua e passe desde o punho até ao ombro, em seguida vire a manga e repita. Troque de manga e repita o processo. Saiba que é normal a manga da camisa ficar com um vinco desde o ombro até ao punho.

Por fim, espalme o colarinho da camisa em cima da tábua, e engome os dois lados do colarinho da camisa. Pendure a camisa num cabide, para não amarrotar.

Outras Dicas:

Outras Dicas:

Outras Dicas:

  • Antes de tudo, comece enchendo o ferro de engomar com água. Em seguida ligue o ferro e coloque-o na temperatura ideal. A temperatura ideal varia de acordo com o tipo de roupa que será passada. Procure a etiqueta que está na roupa e leia atentamente, nela está dizendo como deve ser lavada e também a temperatura que deve ser passada. Caso for uma camisa as etiquetas podem ser encontradas nas laterais, já as calças a etiqueta normalmente está na cintura;
  • Nunca engome uma peça manchada, pois o calor do ferro irá fixa sobre a mancha e depois será impossível retira-la;
  • Se a roupa estiver muito amarrotada, o ideal é borrifa-la com algumas gotas de água antes de começar a engomar; senão, pode começar a engomar a peça seca;
  • Sempre passe roupas pretas do avesso. Isso evita brilhos e marcas. Se não quiser passar do avesso, coloque um pano bem fino por cima, como uma fralda. Outros tecidos que devem seguir este mesmo processo são o crepe, o cetim e o linho;
  • Na hora de passar roupas com partes emborrachadas, tome muito cuidado. Use baixas temperaturas e use um pano por cima, pra não grudar. A parte brilhosa do cetim também agarra no ferro de passar. Portanto, passe-a do avesso sempre.
  • Assim que terminar de passar a ferro, desligue-o até à próxima vez que for usar. Não o deixe ligado e pousado em cima da tábua de engomar; quando pretender repousá-lo para movimentar a peça de roupa, coloque-o na parte metálica da tábua.
  • A tábua de passar é importante, porque dá o encaixe pra passar calças as mangas de camisas;
  • Observe o tipo de tecido e veja qual é a temperatura adequada pra roupa. Se não constar na etiqueta, vá graduando a temperatura aos poucos.
Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>