Como Desentupir uma Pia

Quando se é casada, algumas atividades do lar, como a manutenção podem parecer simples, já que o maridão pode resolvê-las com facilidade, desde que ele tenha conhecimento de causa. Caso contrário, um pequenino conserto poderá se tornar em uma grande catastrofe com a necessidade de contratação de encanadores, eletricista, pedreiros, empreiteiros e muitos outros profissionais que estejam relacionados a manutenção do lar.

Algo que é muito comum acontecer, não apenas nos dias de hoje, mas desde muito tempo, são as famosas pias entupidas. Elas acontecem por diversos fatores, como por exemplo: jogar resto de alimentos, acúmulo de gordura, deixar cair objetos que não deveriam cair no ralo, e coisas que podem até surpreender muitas pessoas, mas que acontecem.

Com legendas:
Imagem de Amostra do You Tube

Ao que parece, desentupir o ralo de uma pia pode ser algo bastante simples, mas, na verdade, é que é de extrema importância que diversos cuidados sejam tomados, como, por exemplo, analisar o que poderá ter entupido o ralo da pia, verificar de que tipo de material o cano da pia é feito, pois ao escolher produtos para tentar desentupí-lo, poderá causar danos a ele fazendo com que o seu prejuizo seja ainda maior.

Há canos que acabam ficando entupidos apenas em sua superficie, levando-se em consideração que os canos de pia, por exemplo, costumam possuir uma curva neles, e geralmente aquilo que irá entupir fica preso em sua primeira curva. Caso consiga tirar esta parte facilmente, poderá desentupi-lo sem grandes dificuldades, mas se você não conseguir visualizar o que impede a passagem de água, o uso de produtos fortes poderá ser necessária.

Como Proceder

Se a pia em questão for a da cozinha, provalvemente aquilo que impede a passagem da água é a camada de gordura ou então restos de alimentos, se no seu caso você acreditar que se trata de gordura, basta jogar uns 3 ou 4 litros de água quente, ou um pouco de desengordurante, destes comuns encontrados no mercado.

Já para situações como resto de comida, cabelo, e outros, poderá ser utilizado produtos que tenham em sua composição ácido muriático, ou soda cáustica que deverão ser manuseados com muito cuidado. Afinal são produtos bastante agressivos e podem causar danos a pele, assim como também podem conter cheiro muito forte. Desta forma, é necessário que a pessoa que os esta manuseando faça isto em um local arejado.

Se você souber que algum objeto caiu no ralo de sua pia, como por exemplo um grampo, tampa de pasta de dente ou qualquer outro que possa ser o causador do bloqueio da água, experimente utilizar um gancho feito com arame ou algum material mais resistente para puxá-lo.

A tarefa de desentupir ralo de pia pode ser bastante comum entre as mulheres, assim como também bastante aterrorizante para os homens, afinal, não é muito agradável ter que colocar a mão na sujeira. Mas é importante que seja feito, já que ninguém deseja ter a pia transbordando ou ser obrigado a interditar um banheiro ou uma cozinha.

Como Prevenir Sua Pia do Entupimento

É importante ressaltar também, que existem diversos produtos e métodos que são utilizados, que ao invés de resolver o seu problema, poderão lhe causar muito mais dores de cabeça, assim como também há formas bastante simples de se evitar que o ralo da pia fique entupido. No caso da pia, um pequeno ralo poderá solucionar o problema da comida, assim como também sempre ter a atenção de limpar os pratos e panelas em um lixo separado antes de abrir a torneira.

Jogar óleo no ralo da pia, além de ser prejudicial ao meio ambiente, também poderá facilmente entupir o ralo, sendo que a forma correta e mais prática de se livrar do óleo que já não presta mais é colocá-lo em uma garrafa ou lata, e descartá-lo em um lixo apropriado.

Outro fator que também pode causar entupimentos constantes de pia, são causados na construção da residência, pois é importante que haja uma caixa especifica para escoamento de gordura, que deverá ser colocada pelo profissional responsável pela construção. Caso este procedimento não seja realizado na construção, danos posteriores poderão ocorrer com grande facilidade, fazendo com que seja necessário viver em reformas para desentupir determinados “pedaços” de seu encanamento.

Cuidado com Métodos Caseiros

Algumas lendas dizem que o uso de refrigerantes de cola, cinzas de cigarro e outros produtos caseiros podem desentupir pias, porém é necessário que se tenha muito cuidado ao fazer este tipo de procedimento, pois, ao invés de liberar o ralo, poderá fazer com que a situação se torna ainda mais grave. Imagine diversas bitucas de cigarro presas em um espaço pequeno, assim como gordura misturado a refrigerante doce de cola e restos de alimento, ou até mesmo o melado da bebida combinado com diversos fios de cabelo.

Chame um Encanador

Se você ou o seu marido não souberem definitivamente como proceder no caso do entupimento da pia de sua casa, é importante solicitar a presença de um profissional na área. Assim ele poderá avaliar o que acontece, fazer o procedimento para libertar a passagem da água, e claro, dar mais informações do que não se deve fazer para que o problema não aconteça novamente.

Encanador

Encanador

Agora que você já sabe o que pode causar o entupimento do ralo da pia, assim como também sabe quais são os procedimentos mais adequados e os cuidados que devem ser tomados ao desentupir uma pia, utilize as recomendações dadas, desta forma irá economizar o trabalho do maridão, o seu dinheiro, e claro, as preocupações que são causadas ao utilizar produtos para desentupir pias.

Vale lembrar que as pias não devem ser consideradas como depósito, assim como outros ralos de sua casa, e até mesmo o vaso sanitário. Estes locais contam com pequenas passagens que devem ser mantidas sempre limpas, e sempre se deve ter muito cuidado, principalmente ralos de banheiro, que naturalmente acabam por entupir pelo depósito de fios de cabelo e restos de sabonete. Se, por acaso, você tem crianças em casa, e se torna difícil ter controle do que eles jogam nos ralos das pias, tenha sempre produtos adequados fora do alcance deles para realizar o procedimento de desentupir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>