Como Desencardir Roupas

Como Desencardir Roupas

Imagem de Amostra do You Tube

Roupas brancas são sinônimas de sobriedade e beleza, além de serem indispensáveis na vestimenta dos principais profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas, enfermeiros, entre outros.

Com a proximidade do verão, elas voltam com tudo para garantir um visual mais fresco. O vestidinho branco de renda promete ser um dos principais hits da estação, seguido pelo blazer branco, que faz um contraponto interessante com os calçados e blusas de cores mais fortes, como os de tons neon, uma das principais tendências da moda verão 2013.

Porém, apesar de oferecerem um visual fresco e sofisticado, além da versatilidade de combinarem com todas as peças do guarda-roupa, as roupas brancas têm um ponto fraco: encardem facilmente, já que a tonalidade clara ressalta facilmente qualquer mancha e/ou sujeira.

Com o tempo, as roupas que até então eram branquíssimas, vão ficando amareladas, em razão do acúmulo de micro-partículas de sujeira, já que elas ficam expostas às mais variadas situações, já que precisamos sair para trabalhar, ir às compras, passear, levar as crianças para a escola, entre outras atividades propícias a sujar as roupas brancas.

Dicas e Cuidados para Desencardir Roupas e Deixá-las Brancas por mais Tempo

Desencardir Roupas e deixá-las Brancas

Desencardir Roupas e deixá-las Brancas

Mas, tendo os devidos cuidados na hora de lavar, é possível prolongar a brancura das roupas por mais tempo, ou então branquear as roupas que estão amareladas. Leia a seguir as principais dicas e cuidados para manter a brancura e desencardir roupas brancas:

-O primeiro cuidado deve ter início assim que você for lavar a peça pela primeira vez, mas, devido à correria do dia a dia, muitas vezes não nos preocupamos com esses cuidados, que é a separação das roupas brancas das coloridas. Dessa forma, lave sempre somente as roupas brancas, antes das roupas coloridas, procurando trocar a água do tanque ou da máquina quando ela começar a escurecer, para evitar que a sujeira de uma peça se impregne em outra;

-Procure não utilizar produtos à base de cloro ou água sanitária para lavar as roupas brancas. Isso porque esses produtos químicos são extremamente fortes, e podem danificar as fibras dos tecidos, além de deixá-los com uma tonalidade amarelada. No lugar deles, utilize produtos oxigenados, além de procurar remover as manchas o quanto antes do tecido, enquanto ainda estão frescas, pois a eliminação fica mais fácil;

-Dentre os produtos que podem ser utilizados para branquear roupas, um dos mais conhecidos é o Diabo Verde em spray. O produto pode ser aplicado diretamente na mancha fresca, no período de até 24 horas depois da peça se sujar, e sem seguida lavá-la normalmente;

-Atenção para as manchas mais perigosas, que devem ser retiradas imediatamente: corantes, gorduras, molhos em geral, especialmente o de tomate, sangue, graxa e lama. Se não forem removidas na hora, essas sujeiras irão se aderir às fibras dos tecidos de forma irreversível. Por isso, caso não seja possível lavar a peça naquele momento, procure deixá-la pelo menos de molho em um recipiente com água, para que as manchas não grudem no tecido;

-Uma técnica para deixar a roupa ainda mais branca, é dispô-la em água quente, com uma fatia de limão, de molho por uma ou duas horas antes da lavagem convencional. Caso a sua máquina de lavar funcione com água quente, procure prosseguir durante todo o processo de lavagem com água aquecida;

-Outro recurso interessante para branquear as roupas sem usar cloro é utilizar um litro de álcool 94,5% (ou que possua uma porcentagem próxima) para cada 10 litros de água no tanque ou na máquina. Isso ajuda tanto a clarear como retirar manchas das peças;

-No caso de roupas brancas com manchas de gordura, para removê-las sem deixar cheiro ou danificar as fibras do tecido, acrescente durante a lavagem no tanque ou na máquina meia xícara de vinagre;

-Depois da lavagem, procure secar as roupas brancas diretamente sob o sol, principalmente nas horas em que o sol estiver a pino (por volta do meio-dia). Isso acontece porque o sol funciona como um clareador natural. Vale lembrar de que o sol também é um excelente aliado para retirar as manchas de mofo nas roupas;

-No caso de roupas encardidas, como uniformes escolares e meias, você também pode utilizar desinfetante líquido tipo Pinho Sol, misturando duas tampinhas de desinfetante na máquina de lavar.

Segredos para Manter as Roupas Sempre Brancas

Deixar as roupas de molho e contar com itens como sabão de coco, bicarbonato de sódio, além de produto alvejante sem cloro industrializado, como o Vanish, costumam ser receitas infalíveis para remover o encardido das roupas brancas. Anote essa seguinte dica:

- Misture 2 colheres de sopa de sabão de coco ou sabão em pó, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de álcool a cada 5 litros de água e deixe as roupas em água quente, em uma quantidade que seja o suficiente para deixá-las totalmente cobertas. Em seguida, lave-as como de costume.

Como Remover Manchas Amareladas pelo Tempo de Roupas Brancas

Manchas Amareladas

Manchas Amareladas

Quem é que não possui uma peça de roupa branca de estimação? Pode ser o macacãozinho do primeiro filho, vestido de noiva, vestido de debutante, roupinha usada no batizado do filho, entre outras.

O problema é que as roupas brancas que ficam guardadas por muito tempo, tendem a ficar amareladas, fator que preocupa ainda mais se for uma peça de roupa de estimação. Por isso, investir em cuidados freqüentes com a roupa é fundamental para mantê-la sempre branca. Anote a seguir uma receita para remover as manchas amareladas de roupas brancas que estavam guardadas por muito tempo:

Para Roupas Brancas de Algodão e Linho de Fibras Naturais:

A cada 5 litros de água, acrescente 5 colheres de sopa de açúcar e ½ copo de água sanitária. Procure deixar as roupas de molho nessa água, em quantidade que seja suficiente para mantê-las totalmente cobertas, por pelo menos duas horas, procurando esfregá-las levemente. Enxágue em seguida e lave-as como de costume.

Roupas Brancas de Outros Tecidos:

Utilize um balde de alumínio para ferver as roupas por meia hora em uma mistura com água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sal. Em seguida, descarte a água e enxágüe as roupas diversas vezes com água pura.

Roupas Brancas de Seda Pura:

Imagem de Amostra do You Tube

Extremamente delicadas, é preciso ter o máximo de cuidado com esse tecido natural, ainda mais se for de cor branca, por isso, anote essa receita para retirar o amarelado dessas peças:

Primeiro, deixe a peça de molho durante um dia inteiro em leite integral cru. No dia seguinte, lave a roupa utilizando sabão líquido especial para roupas delicadas, procurando enxaguar bem para que a peça não fique com cheiro de leite, e posteriormente, secá-la à sombra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>