Como Dar Uma Cara Nova Para Um Sofá

Todo mundo gosta de renovações e mudanças e quando se chega uma nova estação é onde se aumenta ainda mais este desejo de renovar. Diante disso, muitas pessoas acabam por extrapolar as contas, pois renovar uma decoração nem sempre é barato.

Tem pessoas que não gostam de ver a mesma decoração sempre e por isso gastam muito dinheiro modificando tudo a cada sensação de tédio. Algumas destas pessoas não suportam ver o mesmo sofá por mais de 6 (seis) meses, mas trocar um jogo de sofás a cada novo semestre pode sair um tanto caro, afinal é necessário priorizar alguns pontos, um sofá mais simples é muitas vezes sem requinte algum e o principal, sem o conforto necessário para se passar horas sentado assistindo a televisão ou deitar e poder torcer pelo seu time de coração. Diante desta realidade se vê a necessidade de adquirir sofás mais caros para poder suprir os desejos, e garantir a prioridade para o qual o deseja.

Como Dar Uma Cara Nova Para Um Sofá

Como Dar Uma Cara Nova Para Um Sofá

Antes De Reformar é Necessário Comprar

Essa é uma lei mais que verdadeira, para poder reformar é necessário ter o sofá, neste caso comprá-lo. Então quando comprar um sofá procure alguns itens para que este móvel, não precise ser trocado por outro em pouco tempo de utilizado, que ele seja apenas modificado para poder se encaixar perfeitamente na nova decoração. Veja a seguir dicas de como adquirir um sofá que possa durar anos e anos, e que sempre possa entrar no novo design que a sala necessita.

Antes De Reformar é Necessário Comprar

Antes De Reformar é Necessário Comprar

  • Dê sempre preferência a cores neutras, como: preto, cinza, bege, marrom e suas variações. Afinal, consegue imaginar o sofá verde e a parede vermelha? Então cores neutras sempre poderão se encaixar em novas decorações. Se estiver perguntando pelo branco, deve-se pensar na praticidade, se tiver crianças em casa, um sofá branco não é recomendado, afinal limpar o móvel, toda vez que as crianças colocaram os pés no sofá irá ser bem cansativo. Mas um detalhe que vale ser ressaltado é que móveis de cores muito fortes como o vermelho ou laranja, cansam mais rapidamente, por isso aposte sempre em cores neutras!
  • Algo que anda muito em alta entre os designers de interiores e decoradores são os sofás em módulos, em outras palavras, o sofá é “repartido” ele tem vários pedaços que juntos e acoplados formam um sofá completo. Este tipo de sofá é mais caro, porém favorece a quem tem o bichinho da mudança no corpo, pois você poderá separar e juntar as partes do sofá toda vez que quiser e da forma que quiser.
  • E um dos principais pontos que se deve fortalecer: procure um revestimento duradouro, que não precise ser trocado em pouco tempo.
Imagem de Amostra do You Tube

Já Tem Um Sofá e Quer Reformá-lo? Veja Algumas Ideias Abaixo:

Na hora de comprar seguiu as dicas dadas acima? Ótimo, pois agora na hora de reformá-lo fica muito mais fácil. Agora vamos separar os passos em 2 (dois) pontos muito importantes:

1-    Tenho Dinheiro Para Reformar Meu Sofá.

Primeiro passo, decidir se quer um designer de interior ou um decorador lhe ajudando, lembre-se que esta ajuda pode custar bem mais caro, do que todo o seu orçamento. Se desejar fazer tudo sozinho (a), ser seu próprio decorador, dará um pouco mais de trabalho, porém tenha certeza que o trabalho ficará de acordo com o seu gosto.

O primeiro passo para reformar um sofá é definir o que se deseja fazer com ele, quer cortar e remodelar? Quer trocar o estofamento? Depois de decidir esses pormenores, se você quer cortá-lo procure um especialista em sofás, de preferência alguém de sua inteira confiança, peça que ele vá até a sua casa, é extremamente necessário que faça a metragem do espaço onde ficará o móvel, se já tiver ideia de como deseja que fique seu sofá, sente e mostre ao profissional como deseja, se puder desenhar, melhor ainda.

Estes profissionais costumam cobrar mais caro, por causa do tipo de atendimento e da exclusividade que o trabalho exige, mas muitas pessoas que já reformaram o sofá desta forma, recomendam, dizem que normalmente ninguém se arrepende do trabalho feito, pois ali tem a sua marca pessoal.

Pareceu cansativo? Pode ser que sim, mas o resultado normalmente é sempre o que você desejou desde o principio. Lembre-se que todo este trabalho não sairá barato.

2-    Não Tenho Dinheiro, Mas Mesmo Assim Estou Cansado De Vê-lo Todos Os Dias.

Depois de ler tudo isso, você percebeu que o dinheiro que tem não é suficiente para reformar seu sofá com um especialista, bem, 2 (duas) dicas:

  1. Caso seja preciso cortar o sofá, você terá que economizar mais, pois este tipo de trabalho só pode ser feito por profissionais, devido ao cuidado que deve ser tomado.
  2. Seu dinheiro está curto? Faça você mesmo! O 1º passo para o “faça em casa” é descobrir se o sofá está com algum problema, em outras palavras é necessário trocar espuma? Ou a madeira está quebrada? Se sim e você não sabe como fazer, não precisa entrar em desespero, é simples basta clicar neste link: http://www.grzero.com.br/como-reformar-um-sofa-velho-passo-a-passo/

Neste site é apresentada uma forma de consertar seu sofá, de modo barato e prático e o melhor, passo a passo com fotos, isso facilita muito na hora de consertar o sofá.

Mas se o seu problema é apenas o tecido, é mais simples ainda, com cola de sapateiro e um tecido a sua escolha você conseguirá trocar todo o tecido do seu sofá, veja a ideia desta blogueira: http://oamoraindaeartesanal.blogspot.com.br/2012/08/reformando-o-sofa-com-cola-e-tecido.html , ela ensina como trocar o tecido do sofá com direito a passo a passo, com fotos, e uma boa didática.

Se você quer ideias para não precisar trocar o tecido do sofá sempre, uma dica que quase todos os designers de interiores e decoradores dão é investir nos acessórios, isso mesmo, sofá também possui acessórios. Tenha muitas almofadas, de diversos tamanhos diferentes, com cores e estampas (caso goste) bem diferentes. Se o seu sofá é de cor clara, dê vida ao sofá usando almofadas de cores vibrantes, elas conseguem fazer toda a diferença em uma decoração.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>