Como Conservar o Colchão

As horas de sono são muito importantes para garantir que os seus dias sejam mais produtivos e que a sua qualidade de vida seja melhor. Por isso mesmo é essencial encontrar o colchão certo para chamar de seu. Porém, algumas pessoas acreditam que basta comprar um bom colchão para ter um sono tranquilo.

Na verdade cuidar da conservação do seu colchão também é bem importante para garantir ótimas horas de descanso. Para te ajudar a entender melhor como fazer essa conservação você pode conferir as nossas dicas.

Comprando Um Bom Colchão

O primeiro passo para conservar um colchão começa na compra do mesmo, isso porque se você investe num colchão de qualidade já tem meio caminho andado. Um produto duradouro deve ser a procura do consumidor, mas além da resistência é importante que o colchão se preserve com aquele jeitinho de que acabou de sair da loja.

Colchão

Colchão

Em muitos casos a conservação do colchão não depende apenas da qualidade do mesmo. Manter bons cuidados com o seu colchão é muito importante para usufruir melhor dele durante a noite. Abaixo demos algumas dicas para conservar seu colchão sempre limpo e evitar deformações.

Colchão Novo e Cama Velha

Quem resolveu comprar um colchão novo, mas não substituir a sua cama deve ter certeza de que a base da mesma está em boas condições. A cama deve ser um bom suporte e oferecer uma boa ventilação. A dica é usar o suporte com estrado inteiriço que seja vem ventilado.

Retire o Plástico

Antes de utilizar o colchão é necessário retirar totalmente o plástico em que ele vem envolvido. Não utilize outros materiais como papelão para forrar o seu estrado.

Nada de Ferro de Passar ou Secador de Cabelo

Uma coisa bem importante para manter o seu colchão sempre como novo é evitar a todo custo usar ferro de passar ou secador de cabelo sobre ele.

Nada de Cigarros

Quem fuma deve evitar fazer isso sobre a cama porque existe o risco de incêndio ou mesmo a possibilidade de queimar ou furar o colchão.

Aspirando

Manter a limpeza do colchão é bastante importante para isso aspire e ventile o mesmo com frequência. Tire toda a roupa de cama e deixe o seu colchão exposto com as janelas abertas, ventilar é bem importante também. Ressaltamos que você não deve lavar o colchão no máximo passar um pano úmido.

As capas utilizadas para proteger preservar o colchão contra sujeiras e suor podem ser lavadas, mas ele em si não.

Nada de Produtos Químicos

Não use produtos químicos sobre o seu colchão. No caso de precisar limpar o seu colchão use uma espuma com água e sabão. Não umedeça demais.

Protetor de Colchão

Utilize um bom protetor de colchão para conservar melhor a peça, isso preserva o revestimento e evita manchas e o contato com a sua transpiração.

Cuide da Acomodação do Corpo

O tecido matelassado (bem comum em colchões) costuma passar pelo processo de acomodação natural do corpo. Para que essa acomodação seja homogênea é interessante que você vire o seu colchão (mude de um lado para outro e também o lado que fica voltado para a cabeceira) a cada 20 dias.

http://www.youtube.com/watch?v=Xn-q1xrTKN0

Cuide do Ambiente

O excesso de umidade e ventilação que seja inapropriada pode tornar o seu colchão alvo preferencial de ácaros, fungos e bactérias. Para que isso não aconteça é muito importante trocar os lençóis pelo menos uma vez por semana.

Durante a manhã deixe as janelas abertas para que haja ventilação e uma boa iluminação. Alguns colchões possuem respiros laterais que podem ser de grande ajuda.

Banho de Sol

No caso de o seu colchão ter absorvido umidade você pode deixa-lo tomando um banho de sol por uns 30 minutos. Não deixe mais do que isso porque essa exposição direta pode criar ressecamento nas estruturas da peça. A luz natural indireta é a mais indicada.

Utilize Todo o Colchão

A utilização de toda a área do colchão é essencial, então nada de dormir apenas nas laterais. Tente ocupar todos os espaços do colchão, isso vai evitar desníveis.

Nada de Objetos Pesados

Não coloque objetos que sejam pesados sobre o seu colchão, pois isso pode causar depressão em pontos diferentes do colchão e torna-lo menos conservado.

Várias Marcas

Várias Marcas

Não Pule

Algumas pessoas gostam de pular sobre o colchão, porém, isso não é nada bom. Você acaba criando desníveis na peça sempre que faz isso.

Cuide do Prazo de Validade

Precisamos alertar que todos os colchões tem prazo de validade, isso significa que mesmo cuidando bem da peça será necessário trocar em algum momento. Essas dicas vão te ajudar a conservar o seu colchão e não fazer com que ele dure para sempre. Quando o colchão começa a apresentar desníveis, deformações e causar dores nas costas é mais do que a hora de trocar.

Quanto Dura Um Colchão?

A deformação que acontece naturalmente no colchão faz com que a sua vida útil seja de em média 5 anos, no caso dos de espuma. Se o seu colchão é de mola vai poder durar um pouco mais, cerca de 10 anos. Claro que essa duração somente é possível se você toma alguns cuidados de preservação com a peça.

O mais importante é avaliar se o colchão ainda é confortável e lhe oferece boas e reconfortantes horas de sono. Quem não dorme bem não consegue render bem no trabalho e nem mesmo ter uma boa qualidade de vida.

Como Conservar o Colchão de Ar

O colchão de ar pode ser uma boa alternativa para aquela visita que vai ficar para dormir inesperadamente ou mesmo para aqueles momentos em que seus filhos recebem coleguinhas em casa. Saiba como preservá-lo e garantir que você terá sempre um bom colchão.

A Limpeza

A limpeza do seu colchão de ar deve ser feita apenas com um pano limpo, macio e seco. Não utilize detergentes e outros produtos químicos. O mais indicado é limpar após cada uso do colchão e evitar que seja feito o acúmulo de poeira ou odores. Dobre o seu colchão apenas quando ele estiver totalmente vazio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *