Como Calcular Porta para Dobradiça Curva

As dobradiças são vistas como meros detalhes por muitas pessoas, porém, delas depende o correto abrir e fechar de portas, sejam de móveis ou de ambientes. O cálculo correto para a aplicação da dobradiça é fundamental para não ter problemas no futuro com as suas portas. De maneira geral é necessário contar com a supervisão de um profissional para que o cálculo seja preciso.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre os diferentes tipos de dobradiças encontrados no mercado e de que maneira fazer a escolha mais assertiva para as portas da sua casa. O conhecimento te ajudará a entender um pouco melhor as explicações do montador ou instalador de portas.

Principais Tipos de Dobradiças

Atualmente, existem dois tipos principais de dobradiças disponíveis no mercado que são: dobradiça de caneca (dobradiças de pressão) e dobradiça pivotante (que oferecem um grau maior de abertura). Quando pensamos a respeito do movimento de abrir e fechar de uma porta nos damos conta de que as dobradiças são os itens mais exigidos diariamente de maneira que devem ser de qualidade e de modelos adequados para cada tipo diferente de porta.

Um dos pontos centrais de distinção entre as dobradiças com certeza é a quantidade de regulagens que permitem. Porém, também podem ser considerados os sistemas integrados a modelos diferenciados de dobradiças como, por exemplo, aquelas que têm sistema de amortecimento integrado. Especificamente dentre as dobradiças de caneca se destacam os modelos Reta (Baixa), Curva (Alta) e a Super Curva (Super Alta ou ainda conhecida como ‘de embutir).

Funcionalidades Diversas

O conhecimento a respeito dos diferentes modelos de dobradiças disponíveis no mercado é de extrema importância porque elas podem ter funcionalidades diversas. Aquelas que têm sistema de amortecimento oferecem mais suavidade para o fechamento de portas assim como aquelas que têm controle de tensão da mola tornam possível regular a força com que as portas são fechadas.

Outro modelo que tem destaque no segmento de dobradiças é aquele que é chamado de expansível e que permite camuflar parafusos. Porém, o grande sucesso entre as dobradiças é o modelo com encaixe Slide on que permite fazer a fixação e o encaixe corretos com mais facilidade.

Tipos de Dobradiças de Canecas e Seus Usos

Abaixo você poderá entender um pouco melhor para que serve cada tipo de dobradiça de caneca e quais são os seus usos mais indicados.

Dobradiça Reta ou Baixa

Um modelo bastante utilizado em armários de cozinha tem como principal característica deixar as portas totalmente sobrepostas a parte do montante dos móveis. A abertura da porta do móvel nesse caso é o suficiente apenas para que ele seja aberto em segurança.

Dobradiça Curva ou Alta

Comum em ambientes cujas portas se abrem ao meio essa dobradiça é indicada somente para casos em que a porta do móvel se mantém sobreposta parcialmente.

Dobradiça Super Curva (ou Super Alta)

Recomendada para os casos em que a porta se encontra dentro do corpo do móvel. Nesse caso é necessário ter uma folga para que seja possível a abertura segura da porta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *