Como Acender Churrasqueira Com Gel Acendedor

O Churrasco

Churrasco é a nomenclatura que se dá para um tipo de prato que se faz com carnes – podendo elas serem processadas ou ainda in natura – e também com outros alimentos, como queijos e pães, por exemplo, que sofrem o processo de serem assadas em brasas e fogos, com o auxilio de equipamentos, que podem ser grelhas ou espetos.

Não se conhece a origem desse tipo de preparo de alimentos, mas há uma estimativa que ele tenha se iniciado na mesma época em que se passou a ter um domínio do fogo, na era da pré historia. Assim, nessa época, começou-se a ter a noção de que a carne quando assada ficava mais macia.

Nas tribos dos índios tupis daqui da América do Sul já era possível observar esse tipo de preparo, já que eles tinham o hábito de defumar as carnes que iriam consumir através de grelhas de madeira, formando um processo que era conhecido como moka’em. Esse processo pode ser considerado um antepassado do que conhecemos atualmente como churrasco, e tinha como principais objetivos alterar o sabor de alimento, mas também fazia com que a carne ficasse com uma validade maior e assim poderia ser consumida por mais tempo.

Conforme o tempo foi passando, as técnicas de preparo de carne assada também foi se aperfeiçoando, e isso acontecia principalmente com as pessoas que gostavam de realizar caças ou que criavam alguns animais visando especificamente o consumo humano. Todo esse aperfeiçoamento servia também como uma forma de adaptação às condições de determinado momento, como por exemplo a adequação às carnes e as lenhas que estavam disponíveis em certa ocasião.

O churrasco é um prato muito famoso em toda a América do Sul, mas principalmente em regiões de países como a Argentina e o Uruguai. Já no Brasil, o estado que mais carrega essa tradição de forma forte e intensa é o Rio Grande do Sul, pois é lá que se encontram os pampas, local esse onde os gados passaram a ser criados de forma mais séria pela primeira vez. É por esse motivo também que as pessoas que nascem no Rio Grande do Sul são chamadas de gaúchas, pois essa é basicamente uma nomenclatura alternativa para o termo “vaqueiro”.

Outro motivo que contribuiu bastante para que esse estilo de preparo de alimentos de popularizasse e fizesse bastante sucesso é o fato de que a carne assada sempre foi um tipo de refeição sem muitas dificuldades para serem preparadas, principalmente no caso de pessoas que passavam muitos dias fora de casa. Para isso era necessário apenas uma faca que estivesse bem afiada, uma estaca – que muitas vezes era até mesmo improvisada com alguns pedaços de madeira – além de sal grosso para fazer o tempero e um bom fogo. O sal grosso nunca foi um problema para ser encontrado, já que ele sempre foi bastante abundante, pois muitas vezes ele era usado para fazer uma complementação nos alimentos que eram oferecidos ao próprio gado.

Sal Grosso no Churrasco

Sal Grosso no Churrasco

Da maneira que o churrasco ia se popularizando, ele também foi se expandindo para outras regiões e assim passou a ser um prato comum nacionalmente, e também acabaram surgindo outras formas diferentes de preparo. Tudo isso contribui para que existam algumas polêmicas a respeito do que corresponde ao verdadeiro churrasco. Com isso, muitas pessoas discutem sobre alguns detalhes inerentes ao processo, como por exemplo se deve-se usar espeto ou grelha, ou se o mais indicado é a lenha ou o carvão, se a carne deve ser temperada com sal grosso, sal refinado ou deve ser assada sem nenhum tempero e até mesmo sobre quais tipos de carnes podem ser utilizadas, se aceita-se frutos do mar e queijos, além de várias outras questões polêmicas.

É importante deixar claro que não há um maneira correta e exclusiva de se fazer um churrasco, já que como o costume foi se espalhando gradativamente, cada região fez adaptações e encontrou seu próprio jeito e suas próprias variações de como fazer a melhor carne assada.

Preparo do Churrasco

Preparo do Churrasco

Já a origem da palavra “churrasco” é bastante curiosa. Esse termo é utilizado tanto no idioma português, quando no idioma espanhol dos países latinos, então já foram encontradas algumas explicações em dicionários espanhóis, e a mais convincente delas é que essa palavra tem sua origem baseada em sons, sendo esse som o da gordura da carne respingando sobre a brasa. Existem ainda outras explicações que dizem que esse termo é bem antigo e quem vem da palavra “sukarra”, que significa incêndio ou chamas.

O Churrasco No Brasil

No que diz respeito ao Brasil, considera-se churrasco qualquer carne que é assada no solo (sistema conhecido também como “fogo de chão”), e de maneira geral são usados os aparatos típicos, como grelhas e espetos. Já sobre o acendimento do fogo, o item mais utilizado é o carvão, pois ele é facilmente encontrado em qualquer lugar para se comprar, além de ser bem prático também. Porém, algumas pessoas ainda preferem usar lenha, ou outras alternativas, como utilizar churrasqueiras a gás ou elétricas, que funcionam por meio de resistências.

Churrasco No Brasil

Churrasco No Brasil

As carnes mais utilizadas em nosso país são dos suínos a paleta, a costeleta e o pernil. Já dos frangos são usadas as asas, a coxa, a sobrecoxa e o peito. Dos bovinos são muito utilizadas a fraldinha, filé, costela, alcatra, picanha, maminha, contra filé, entre outros. Os acompanhamentos mais utilizados são as saladas, pães (que podem ou não serem acompanhados de um molho de alho), vinagrete, linguiças, maionese, entre outros pratos.

Modos De Acender a Churrasqueira

Existem várias maneiras de se acender uma churrasqueira, e todas elas contam com suas vantagens e desvantagens. Antes de algumas dessas maneiras serem apresentadas, vale ressaltar que mexer com fogo sempre é uma atividade que merece muito cuidado e atenção, evitando ao máximo qualquer tipo de acidente, que podem ser fatais, por exemplo caso alguma fagulha – ainda que pequena – caia em algum recipiente que contenha álcool, pode acontecer uma explosão bem séria.

Ou ainda, caso algum pedaço de plástico entre em contato com o fogo, pode liberar gases que são tóxicos, podendo até mesmo oferecer um certo mal estar as pessoas que estão próximas a churrasqueira. Por isso é fundamental que tudo seja feito com calma, e que os animais e as crianças sejam mantidas a uma distância segura do fogo.

Logo abaixo serão apresentadas alguns jeitos de se acender uma churrasqueira, e também os prós e contras de cada maneira, visando auxiliar na escolha desse momento do churrasco.

– Pão e Álcool:

Pão e Álcool

Pão e Álcool

Nessa maneira deve se usar um pão – de preferência amanhecido –  encharcado em álcool e coloca-lo em um pequeno monte de carvão, e também cobrir o pão com o carvão. Após isso, deve-se colocar mais um pouco de álcool sobre o montinho e acendê-lo. Desse modo o fogo acende rápida e uniformemente, o que é um ponto positivo. Já o ponto negativo é que necessário abanar bastante para que a brasa continue presente.

– Rolo de Jornal:

Rolo de Jornal Para Acender a Churrasqueira

Rolo de Jornal Para Acender a Churrasqueira

Nesse procedimento é necessário enrolar algumas tiras de jornal ao redor de uma garrafa, fazendo assim uma camada grossa. Após isso, a garrafa deve ser retirada do meio, deixando o jornal m formato de um canudo, que deve ser alocado bem no meio da churrasqueira, com o carvão em volta, tanto do lado de dentro, quanto do lado de fora. A partir disso o álcool deve ser colocado no jornal e o fogo já pode ser colocado.

A vantagem desse sisteminha é que o fogo fica um pouco mais duradouro e formando brasa. Já a desvantagem é que ela libera uma fumaça muito forte que pode até mesmo ser toxica e que pode acabar contaminando até mesmo a carne.

– Óleo:

Óleo Para Acender a Churrasqueira

Óleo Para Acender a Churrasqueira

Nesse procedimento o carvão deve ser encharcado com óleo ou com álcool e o mesmo deve ser feito com um pedaço de papel higiênico que caiba na mão, encharcando-o com óleo de cozinha (preferivelmente o de soja) e após isso ele deve ser jogado no carvão e colocado fogo. A partir disso deve se abanar bastante, para que a brasa se mantenha.

O ponto positivo é que nesse modelo o fogo pega bem rapidamente e o negativo é que ele também solta uma fumaça tóxica e escura, além de necessitar tamcém que fique abanando para a brasa se estabelecer.

Acender a Churrasqueira Com Gel Acendedor

Gel Acendedor Para Churrasqueira

Gel Acendedor Para Churrasqueira

Existem lojas especializadas nesse tipo de evento que vendem, ou até mesmo carvões mais atualizados que vem com esse item dentro, que é um gel que serve para acender a churrasqueira de maneira mais fácil e segura, já que ele foi totalmente desenvolvido para isso. Por isso, muitas vezes ele pode ser a melhor opção. Uma outra alternativa também pode ser a utilização de álcool gel no momento de acender a churrasqueira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *