Churrasqueira a Bafo – Desvantagens

As Churrasqueiras

O churrasco no Brasil é basicamente sinônimo de comemoração e de coisas boas, como união e confraternização. E esse é um ponto bem diferente de outros países, onde o churrasco é apenas uma maneira alternativa de se preparar carnes. No nosso país, é muito comum que o churrasco dure muito tempo, como por exemplo o dia todo, e na maioria das vezes é realizado em uma comemoração especial.

Por todos esses motivos citados, muitas pessoas possuem o desejo de ter sua própria churrasqueira em casa, pois isso facilita muito a realização desses eventos. Essa questão pode ser facilmente resolvida, pois existem muitos tipos de churrasqueira, que acabam por agradar todas as pessoas e que se encaixam na necessidade de cada um, seja por causa do tamanho, do meio como a fumaça é liberada, entre outras coisas.

Existem ainda pessoas que não desejam ter apenas uma churrasqueira, mas sim, toda uma área reservada para a realização de churrascos. Isso é ótimo, pois quando se tem esse espaço reservado, é evitado a realização de bagunça em outras partes da casa, além também de a fumaça não ficar espalhada por todos os cantos, deixando o cheiro concentrado apenas em um lugar.

As Churrasqueiras

As Churrasqueiras

Além de todos esses pontos, quando se possui um ambiente desses, todas as integrações ficam mais propícias, já que assim as pessoas conseguem ficar reunidas de modo confortável. De acordo com tudo o que foi citado, as casa que contam com varanda e/ou com área de churrasco tendem a ser ainda mais valorizadas.

Porém, construir uma churrasqueira de alvenaria propriamente dita não é algo tão barato, pois é toda uma área a mais para se construir e revestir. Além disso, é algo que demanda bastante espaço, já que ela tem um porte bastante significativo. Maneiras de solucionar essas questões são procurando outras alternativas a essas churrasqueiras de alvenaria – mas tão boas e úteis quanto –  e elas serão apresentadas abaixo.

Tipos de Churrasqueira

– Churrasqueira pré moldada:

A churrasqueira pré moldada é uma churrasqueira que já vem pronta, e isso agrada muito as pessoas interessadas em montar um espaço para churrasco. Outro ponto que é bastante positivo a respeito dessa churrasqueira, é que elas podem até mesmo acabar economizando espaço, mas ainda assim, antes da compra é necessário que tudo seja medido e dimensionado corretamente, evitando qualquer tipo de equívoco. Outra coisa que é de extrema importância que se leve em consideração, é sobre a saída da fumaça, pois caso ela fique direcionada para a casa de um vizinho, ou se ela ficar inundando todo o ambiente, isso pode ser muito prejudicial, deixando ela até mesmo inutilizável.

Além dessa churrasqueira já vir pronta, ela também tem uma instalação muito simples, já que seus módulos são fabricados de modo que aconteça um encaixe perfeito. Assim, é possível que se estipule uma altura desejada para a churrasqueira, entre outros fatores. Todas essas peças são feitas de concreto e a instalação pode ser feita tanto ao ar livre, quanto sob uma cobertura, desde que haja espaço suficiente para que a fumaça e os gases sejam escoados.

Churrasqueira pré moldada

Churrasqueira pré moldada

– Churrasqueira a Carvão:

Esse é o tipo de churrasqueira mais utilizado, por ser bastante tradicional, e é o carvão que confere a carne, o gosto marcante do churrasco, por isso ela é muito famosa. Porém, esse é o tipo de churrasqueira que mais gera fumaça, então por isso é necessário planejar muito bem maneiras de escoamento, como um duto que seja totalmente idealizado para a exaustão dessa fumaça.

Churrasqueira a Carvão

Churrasqueira a Carvão

– Churrasqueira Elétrica:

Essa churrasqueira conta com um estilo muito prático, já que ela é portátil e de facílimo acendimento, além de gerar quase nenhuma fumaça. Esse é o estilo de churrasqueira mais indicada para se ter em casas ou apartamentos pequenos, já que pode ser tranquilamente utilizadas em áreas internas, podendo até mesmo ser pensadas em maneiras de se embutir.

Churrasqueira Elétrica

Churrasqueira Elétrica

– Churrasqueira a Bafo

Esse modelo – que é o foco desse artigo – é muito comum aparecer nos filmes e séries dos Estados Unidos. Ela pode ser encontrada de duas maneiras principais, tanto no acendimento com a utilização de carvão, quanto no acendimento de maneira elétrica. Ela também é uma churrasqueira bastante versátil, e pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos, já que a tampa que a churrasqueira possui, faz com que a fumaça fique abafada, potencializando ainda mais o sabor bem típico do churrasco: o defumado.

Churrasqueira a Bafo

Churrasqueira a Bafo

Detalhes, Vantagens e Desvantagens da Churrasqueira a Bafo

Como já foi dito, a falta de espaço em um local, pode fazer com que a churrasqueira a bafo seja uma das melhores alternativas para as pessoas amantes de churrascos e que desejam compartilhar esse momento com pessoas queridas.

A principal vantagem dessa churrasqueira é sua praticidade, pois devido ao fato de ser compacta, ela pode ser utilizada nos mais diversos ambientes, além de poder também ser transportada sem muitas dificuldades ou esforços. Além disso, ela é bem indicada para pessoas que não tem muita experiência em cuidar de churrascos, já que todo o seu sistema (a tampa), faz com que essa churrasqueira funcione como um forno, ou seja, faz com que a carne seja assada por igual, não necessitando que uma pessoa fique em todo momento virando a carne e conferindo se está tudo certo.

Esse tipo de churrasqueira também consome menos carvão, além de realçar ainda mais o sabor da carne, e deixa-la ainda mais macia. Porém, é muito importante que se escolha e prepare a carne com cuidado, para que o churrasco seja feito da melhor maneira possível. É importante que se leve em consideração fatores como: coloração da carne, temperos adequados e harmoniosos, entre outras coisas.

A principal desvantagem da churrasqueira a bafo é que por ela contar com um tamanho reduzido, sua produção de carnes também fica limitada, ou seja, não é muito indicada para churrascos onde irão estar muitas pessoas e a quantidade de comida deve ser elevada, pois a carne provavelmente irá demorar para sair, então, para eventos grandes ela é uma péssima opção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *