Churrasqueira a Bafo Apaga o Fogo

Se tem uma coisa que o brasileiro gosta para reunir os amigos e passar o seu tempo de descanso com certeza é um bom churrasco. Para ter um bom churrasco a mesa é essencial saber escolher a churrasqueira certa. Nos últimos tempos a venda das churrasqueiras a bafo (fechadas) cresceu, no entanto, muitos churrasqueiros ainda tem certas dúvidas a respeito do equipamento.

Uma questão que divide opiniões diz respeito ao fato de que muitas pessoas dizem que essa churrasqueira apaga o fogo. A seguir vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de churrasqueira e dar dicas de como usá-la com mais assertividade. Será que apaga ou não o fogo?

Churrasqueira a Bafo Apaga o Fogo?

Um número significativo de churrasqueiros que já usaram a churrasqueira a bafo relatou que basta fechar a tampa para que o fogo apague devido a falta de circulação do ar dentro do equipamento, assim o fogo não propaga. Contudo, devemos fazer uma ressalva de que pode ser um problema mais comum as churrasqueiras a bafo pequenas.

Para evitar esse problema muitos churrasqueiros optam por usar o equipamento aberto, no entanto, isso tira o seu grande diferencial que é exatamente o bafo. Os equipamentos maiores não costumam causar esse tipo de problema. Vale dizer que tem muitos churrasqueiros satisfeitos com a sua churrasqueira a bafo, com isso fica claro que é essencial pesquisar antes de comprar a sua.

Modelos de Grande Porte

Em locais que vendem churrasco é comum ver churrasqueiras a bafo de grande porte e certamente o problema do fogo que apaga não acontece. O ponto central da questão está na falta de circulação do ar, pois se o interior da churrasqueira for totalmente abafado é natural que o fogo apague. Lembramos que os bombeiros usam a técnica de abafamento para apagar fogo, isso é bastante significativo.

Churrasqueira a Bafo Grande

Churrasqueira a Bafo Grande

Vantagens da Churrasqueira a Bafo

Como tudo na vida a churrasqueira a bafo também tem seu lado positivo, para quem está considerando a compra de um modelo desses listamos algumas das vantagens do equipamento.

– Praticidade

A mobilidade que esse tipo de churrasqueira oferece é um dos pontos mais positivos a respeito dela. Por ser um modelo de tamanho geralmente compacto pode ser facilmente levada para outros ambientes e inclusive ser usada em espaços menores como apartamentos, por exemplo.

Churrasqueira a Bafo de Rodinha

Churrasqueira a Bafo de Rodinha

– Menos Fumaça

Para algumas pessoas churrasco é sinônimo de cheiro de fumaça, ao escolher uma churrasqueira a bafo essa máxima não é verdadeira. Os seus vizinhos não serão incomodados com a fumaça e nem seus convidados se sentiram literalmente defumados.

– Facilidade Para Assar

Acertar no churrasco é quase uma prova de fogo para os anfitriões, sendo assim é importante contar com uma churrasqueira que seja fácil de manejar e não exija que tenha uma pessoa o tempo todo cuidando da carne. A churrasqueira a bafo funciona quase como um forno assando a carne por igual e não precisando de supervisão constante.

– Economia

Esse modelo de churrasqueira consome menos carvão de maneira a se tornar mais econômica para quem gosta de celebrar com os amigos o tempo todo. O bônus é que a churrasqueira a bafo ainda deixa a carne com mais maciez e sabor destacado.

Dicas Para Acertar no Churrasco Com Churrasqueira a Bafo

A seguir listamos algumas dicas para que você acerte no seu churrasco com o equipamento a bafo.

– Verifique a Cor da Carne

Quem gosta que a carne tenha uma gordurinha deve ficar atento para a coloração da mesma quando for realizar a compra. Quando a cor da carne é escura indica que se trata de um animal velho e o corte provavelmente estará duro. Outro sinal de que o animal é velho é ter costelas de ossos chatos. Se os ossos forem pequenos e com visual arredondado é sinal de que se trata de carne de um novilho.

– Tempero

O tempero é crucial para o preparo de alguns tipos de carne em especial a de cordeiro ou o corte de costela. Para que o tempero cumpra o seu papel como se deve é ideal deixar marinando de um dia para outro, isso deixará a carne mais macia, tenra e saborosa.

– Descongelamento

Para que a carne do seu churrasco tenha um sabor rico para o paladar é importante deixar que descongele sozinha de preferência por pelo menos 12 horas. Não utilize água quente ou o micro-ondas para tornar o processo mais rápido, assim você tira o sabor da carne.

– Separação das Carnes

Uma regra de ouro para o uso da churrasqueira a bafo e que funciona para outros tipos também é a de não misturar diferentes carnes como a bovina e a de frango, por exemplo. O sabor de uma acabará interferindo na outra certamente.

– Carne Marinada

Quem usa com frequência a churrasqueira a bafo deve ter algumas receitas na manga sendo uma das melhores a de marinar a carne em vinho tinto e ervas frescas que confere mais maciez para o corte além de deixar bastante saboroso. Não use o molho da marinar para diferentes tipos de carne, pois o sabor de uma poderá interferir na outra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *