Carvão na Churrasqueira Elétrica

O Churrasco

Churrasco é o termo que se utiliza para dar nome a um preparo de carnes – sejam elas in natura, ou processadas – e até mesmo outros alimentos, como pães e queijos, por exemplo. Esse processo de preparo acontece por meio de brasas e fogos, com o auxílio de equipamentos como grelhas e / ou espetos.

Não existe uma unanimidade nem uma certeza a respeito desse tipo de preparo de alimentos, mas se estima que ele deve ter se iniciado na mesma época em que o homem passou a ter maior domínio do fogo, ou seja, na era da pré historia. Assim, foi nessa época também que se passou a ter noção de que quando a carne estava assada ela ficava mais macia e palatável.

Já era possível observar esse tipo de preparo de carnes nas tribos indígenas aqui da América do Sul, já que eles tinham o costume de defumar a carne que desejavam consumir por meio de grelhas de madeira, criando assim um processo chamado de moka’em. Esse processo é considerado até mesmo um antepassado do que hoje conhecemos como churrasco. Os principais objetivos do moka’em era fazer com que o sabor se tornasse mais agradável, alterando-o significativamente, e também aumentar o prazo de validade do alimento, podendo assim ser até mesmo armazenada ou consumida por mais tempo.

Churrasco na Brasa

Churrasco na Brasa

De acordo com o passar do tempo, as técnicas para esse preparo de carne envolvendo o fogo, foi se aperfeiçoando, e isso acontecia principalmente através das pessoas que gostavam de caçar, ou que criavam animais apenas com esse fim: o consumo humano. Esse aperfeiçoamento também serviu para que acontecesse uma adaptação às condições de certo momento, como por exemplo, as pessoas deveriam se adequar e utilizar as carnes e as lenhas que estavam disponíveis naquele momento, ou em qualquer outra ocasião.

O churrasco do jeito que conhecemos hoje em dia é muito famoso na América do Sul, mas ainda mais na região da Argentina e do Uruguai. Já no Brasil, essa tradição é muito cultivada e carregada pelo Rio Grande do Sul, já que é lá que se localizam os pampas – local onde os gados começaram a serem criados de maneira séria – É também por esse motivo que os nascidos no Rio Grande do Sul são chamados de “gaúchos”, pois essa é uma espécie de nomenclatura alternativa para o termo “vaqueiro”.

Outro fator que fez com que esse tipo de preparo de alimento crescesse ainda mais, se popularizando e fazendo sucesso, é o fato de que para fazer uma carne assada não se possui muitas dificuldades, nem mesmo para aquelas pessoas que passavam vários dias fora de casa, porque por exemplo, para alguém que estava acampando, e desejava preparar uma carne, os únicos itens necessários eram uma faca afiada, uma estaca – que podia facilmente ser improvisada com um alguns pedaços de madeira – , sal grosso para temperar a carne e um bom fogo. O sal grosso nunca foi uma questão, já que ele era muito abundante nesse meio, pois servia como um modo de complementar alimentos que eram oferecidos para o próprio gado.

Conforme o churrasco foi se popularizando nesse meio, ele também foi sendo levado para outras regiões, tornando-se assim um prato comum e conhecido em todo o país, o que acarretou também o surgimento de várias outras formas diferentes de preparo, o que gera bastante polêmicas a respeito do que é de fato o verdadeiro churrasco. Isso faz com que as pessoas discutam e levantem questionamentos sobre várias partes do processo do preparo, como por exemplo: “Deve ser usado espeto ou grelha?” “É preferível utilizar carvão ou lenha?” “A carne deve ser temperada apenas com sal grosso, com sal fino, ou deve ser assada sem nenhum tempero?” “Deve ser utilizado apenas carnes, ou outros tipos de alimentos como queijos, pães e peixes?” entre outras questões.

Churrasco de Linguiça

Churrasco de Linguiça

Vale ressaltar que não existe uma única e exclusiva maneira correta de se fazer um churrasco, já que como esse hábito se espalhou gradativamente, é normal que cada região e cada povo tenha feito suas próprias adaptações, encontrando assim seu próprio jeito e sua própria variação, tornando assim a melhor carne assada para cada um.

A origem do termo “churrasco” é bem curiosa, já que ele era utilizado tanto na língua portuguesa, quando na língua espanhola – exclusivamente dos países latinos -. E assim, fio possível encontrar várias explicações nos dicionários espanhóis, sendo a mais convincente delas a de que o termo tem origem onomatopeica, ou seja, baseada em sons, sendo esse som aquele que a gordura da carne faz ao se respingar na brasa.  Há ainda outras explicações plausíveis para a origem dessa palavra, como a de que ela é bem antiga e se originou de outra palavra, a “sukarra”, que representa incêndio, ou chamas.

Tipos de Churrasqueira

Já foi amplamente apresentado o tamanho significado que o churrasco tem em nosso país, tanto no aspecto cultural, quanto no social, já que há muito tempo o churrasco deixou de ser apenas um tipo de preparação de carne, e se tornou uma maneira de se reunir amigos, encontrar pessoas queridas e confraternizar, ao mesmo tempo em que se prepara o alimento, se ouve uma boa música e se diverte.

Muitas pessoas desejam ter um espaço só para isso reservado em casa, e para cada estilo e tamanho de ambiente existe uma churrasqueira mais indicada. Os principais tipos de churrasqueira serão apresentados abaixo:

  • Churrasqueira pré moldada;

Churrasqueira pré moldada

Churrasqueira pré moldada

  • Churrasqueira à carvão;

Churrasqueira à carvão

Churrasqueira à carvão

  • Churrasqueira à bafo;

Churrasqueira à bafo

Churrasqueira à bafo

  • Churrasqueira elétrica.

Churrasqueira elétrica

Churrasqueira elétrica

Sendo essa última o foco do artigo de hoje.

Churrasqueira Elétrica

As churrasqueiras elétricas são ótimas alternativas para pessoas que moram em casas pequenas ou sem muitas áreas abertas, pois elas são muito funcionais, já que elas não produzem fumaça e necessitam apenas de um ponto de alimentação de energia para funcionar.

Nela, a fonte de calor se encontra na sua parte mais superior, e conforme se tem uma proximidade da carne e uma potência de resistência adequada, é possível conter uma carne perfeitamente assada. A limpeza desse tipo de churrasqueira é muito fácil, pois na maioria das vezes ela é constituída completamente de inox. Ela também não possui nenhuma dificuldade de acendimento, já que como ela não precisa de carvão – basta apenas conectar a churrasqueira em uma tomada e usar tranquilamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *