A Melhor Maneira de Limpar Fórmica

Você sabe o que é fórmica? É um tipo de laminado especialmente usado para bancadas e que pode ser encontrado em uma grande variedade, tanto de padrões quanto de estilos. Comparada com bancadas feitas com outro tipo de material, podemos dizer que as de fórmica são bem mais econômicas, principalmente, em relação ao azulejo e ao granito. Na verdade, a fórmica vem como uma alternativa barata para imitar materiais mais caros.

O material fórmica é um tipo de plástico que cobre uma bancada feita de madeira compensada. Por isso é muito pesada, mas tem como vantagem, que diferentemente do azulejo é bem resistente a riscos.

Porém, para que a fórmica não se estrague logo, a limpeza e os cuidados com ela devem ser redobrados. Veja algumas dicas de como limpar a fórmica e conservá-la!

O Que Usar Para Limpar Fórmica?

Você precisa de bem pouco para deixar a sua bancada de fórmica bem limpinha. Basta uma esponja ou de preferência, um pano macio e bem pouco sabão, escolha o neutro, que é sempre mais adequado.

Além disso, use vinagre branco ou se preferir um produto de supermercado, compre limpador de vidro.

Veja como fazer a limpeza da fórmica, passo a passo:

– Pegue o pano ou esponja (deve ser macio e limpo) e coloque embaixo d’água para molhar, não deixe encharcar, retire rapidamente. Esse pano deverá ser passado todos os dias sobre a fórmica, de preferência, sempre depois da bancada ter sido usada.

Observação: a fórmica é um material muito resistente a manchas, porém, é melhor não arriscar e tirar logo a sujeira para evitar marcas indesejáveis.

– Além do pano limpo molhado, você deve ter em mãos, um pano limpo seco, para que imediatamente depois de limpar a bancada com aquele molhado, você passe aquele seco e a deixe bem sequinha. Enxugar é muito importante para evitar que a água consiga penetrar nos frisos laterais e alcance a madeira.

– No caso de sujeiras mais resistentes, entra em ação, a mistura caseira: vinagre branco e bicarbonato de sódio. Sempre mergulhando o pano na mistura, passando sobre a fórmica, depois passando o pano só com água para retirar o excesso dos produtos e por último, secando.

O Que NÃO Pode Ser Usado Para Limpar Fórmica

– Alguns produtos não podem ser usados para a limpeza da fórmica, como por exemplo, os limpadores abrasivos. Outro produto que não pode entrar em contato com esse material de jeito nenhum é qualquer um que tenha pó de pedra na composição e mais, aqueles que possuem solvente pesado ou ácido.

– A fórmica também não deve receber muita água, o correto é sempre o pano úmido e nadam mais, pois é possível que o líquido consiga ultrapassar a película de plástico, fazendo com que essa parte solte da base. Isso vai deformar a sua bancada e danificar a parte interna de madeira.

Para manter a bancada de fórmica em bom estado é bom observar alguns detalhes:

– Lembre-se que a fórmica é um material que simplesmente detesta o calor e por isso, nem pense em colocar panelas quentes sobre ela diretamente. É colocar e conseguir uma marca na bancada que não sairá nunca mais, um verdadeiro sinal de queimado.

– Procure ter sempre uma tábua para cortar carnes e verduras, pois apesar de ser um material resistente a arranhões, corte os alimentos sobre ela, inevitavelmente ocasionará riscos permanentes.

Sobre Fórmica Real Color

Agora é possível dar cores incríveis para fórmica, graças a fórmica real color. É um produto fresquinho que chegou recentemente no mercado. O produto é composto de algumas camadas, todas elas especiais e a cor predominante fica a escolha.

O grande segredo é que o produto recebe adição de resina, uma fórmula especial que não só deixa a fórmica mais bonita, como dá mais maleabilidade e leveza ao material. O produto está sendo muito usado para dar acabamento a fórmica.

Para preparar o produto foi usada uma resina especial, pois é isenta de fenol e o objetivo é com isso, conseguir os seguintes resultados: corte mais fácil para quem quer usar a fórmica para trabalhos de usinagem, ela ficam mais resistente à umidade e também a impactos, deixa a cor estável, fica mais fácil usá-la fazendo cortes com serra, entre outras vantagens.

Como Pode Ser Usada a Fórmica Real

Esse tipo de fórmica, a real, pode ser usada em móveis que buscam transmitir um conceito monolítico e também para acentuar as cores e sólidos geométricos. Muito bom para design de móveis que querem esconder os puxadores, neste caso, se usa escondido em perfis de alumínio, também fica legal para os chamados cantos vivos aparentes, bordas da mesma cor e muito mais.

O material pode ser encontra nas seguintes espessuras: 0,6; 0,8; 1,3; 3,0; 4,0; 8,0 e 10,0. Cada uma das espessuras é ideal para um tipo de uso. Confira as dicas!

– De 0,6 a 0,8: bom para dar acabamento no corpo de móveis e nos acabamentos, não sendo necessário o uso de fitas. Ele fica muito parecido com a borda dando um resultado perfeito.

– 1,3: serve para revestir portas e móveis e pode ser uma opção muito melhor do que aquela da pintura.

– De 3,0 a 4,0: é muito bom para facilitar o trabalho de marceneiros que precisam fazer cortes ou lixar.

– De 8,0 a 10,0: essa versão pode ser usada nas prateleiras ou tampos para dar acabamento, não importa para que tipo de processo seja usado, do natural ao tampo de mesa.

A fórmica pode ser uma solução bonita e barata, porém, exige, como foi visto, mais cuidados, principalmente, o de prevenir estragos no material, que normalmente, são irrecuperáveis. Com atenção e gastando até mesmo pouco com produtos de limpeza, uma vez que a maior parte deles não pode ser usado na fórmica, o móvel ou a bancada, o que quer que seja, terá um tempo de duração muito maior.

Mas, observe que pode existir uma diferença entre um produto ou outro de acordo com a marca do que foi escolhido. Neste caso, quando a qualidade for inferior, mesmo com muitos cuidados, o produto sofrerá danos antes do esperado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *