Revestimento para Cozinha

A cozinha não é e nunca foi um lugar onde apenas a comida é feitas e a família se reúne para as refeições. Por incrível que pareça, este é sempre o cômodo escolhido por amigos e familiares para longas conversas e bate-papos. Por esse motivo é importante que a cozinha da sua casa seja um lugar agradável, aconchegante e de muita personalidade. Pequenas mudanças nas paredes e pisos podem dar uma nova cara e outra vida para a sua cozinha, o ambiente preferido para o bate-papo da galera. Para renovar o habitat natural dos mestres-cucas da casa não é necessário gastar muito dinheiro e nem tempo.

Quando chega a hora de elaborar o projeto da cozinha, é natural que as pessoas fiquem com dúvidas para escolher os revestimentos. É importante antes de escolher os materiais apropriados, você procure levar em consideração o estilo de decoração escolhido para o ambiente e quais as cores serão utilizadas.

Imagem de Amostra do You Tube

Cores São Importantes na Escolha dos Revestimentos Para Cozinha

A escolha do revestimento deve ser combinada com a escolha do piso. Não dá para os dois serem muito coloridos, é preciso combinar cores fortes com cores neutras e não mais de uma cor forte. A cozinha é o lugar onde são preparadas as refeições da família, logo, precisa ter uma aparência de lugar arejado, calor e limpo. Recomenda-se que a cor dos acabamentos e revestimentos sejam neutras, suaves e discretas. Quando a cozinha é pequena é preciso caprichar no branco, uma cor neutra e com capacidade de fazer com que o espaço pareça ser maior do que é. O efeito do branco fica ainda mais evidenciado quando combinado com uma iluminação fria, que é capaz de destacar o cômodo com a luz difusa.

Os Tipos de Revestimentos para Cozinha Mais Comuns

Azulejos – por seu custo baixo, é o mais encontrado em lojas de todo o Brasil. Podem custar menos de R$ 10 o metro e por isso são os preferidos. Costumam ser duráveis e são laváveis, precisando de uma reforma ao menos a cada quatro ou cinco anos se racharem, o que não é comum quando bem tratados. Os azulejos é bem verdade podem cair, mas apenas em caso de infiltração ou danos como batidas de coisas pesadas. No mais, eles vão permanecer intactos. São muito usados em banheiros também.

Para aplicar azulejos, uma dica: azulejo claro com rejunte escuro e vice versa. É preciso saber onde começa e onde termina cada pedra, por isso a mudança de tom. Caso contrário vai parecer uma pintura muito brilhosa.

Pastilhas de Vidro – são mais caras, mas mais simples de lavar. Não aderem muito a gordura, por isso uma simples esponja já ajuda a limpar. As pastilhas são ótimas para ambientes não transitáveis, por isso combinam bem com paredes de cozinha. Mas para o piso, as cerâmicas resistem mais ao trânsito. Como as pastilha são quadrados bem pequenos, você pode criar desenhos na sua parede e tornar o ambiente mais personalizado e único dependendo da grafia usada na decoração.

Porcelanato ideal para pisos de casa, pode ser usado tanto em paredes como em pisos também. Ele é mais brilhoso, com reflexo e é uma ótima dica para cozinhas pequenas porque dá a sensação de amplitude. São mais caros, porém mais duráveis. Enquanto uma cerâmica deve durar em média 10 anos, um piso em porcelanato pode durar mais de vinte anos se não houver a necessidade de sua quebra. Ele é simples de ser aplicado, mas com custo bem mais alto. Um metro de porcelanato pode custar mais de R$ 100 em lojas de todo o Brasil. Os tons também são bem bacanas.

Onde Usar Cada Tipo de Revestimento em Sua Cozinha

As mudanças podem começar pela área atrás do fogão e da pia. Lembre-se que essa área os revestimentos devem ser resistentes, pois recebem umidade, respingos de água e óleo. Pastilhas e mosaicos são ideais para uma decoração criativa e criativa. A Portobello lançou uma linha chamada Like Mosaic que transita entre o minimalismo e o vintage dando vida e personalidade a sua cozinha com a enorme variedade de formas e cores. Outra opção de revestimento sofisticado é o revestimento de porcelanato e madeira. Essa tem sido uma das principais tendências ultimamente. Um dos benefícios desse tipo de revestimento é a facilidade de limpar e a outra é a sua durabilidade.

A desvantagem desse tipo de acabamento é o investimento, que é mais alto que o das pastilhas, mas a sofisticação acompanha o valor. Uma alternativa para quem gosta do material, mas já extrapolou nos gastos é possível usar o revestimento.

Você pode investir em pequenos detalhes utilizando o material para dar o ar de sofisticação ao cômodo sem gastar muito. Para quem busca o revestimento de porcelanato em madeira a Portobello também é uma ótima dica, a marca possui a maior coleção desse tipo de revestimento do país com mais de 30 espécies de árvores reproduzidas em sete linhas diferentes de madeira. Na cozinha podem ser utilizadas a ecoage, ecodécor, ecodiversa, ecollection, ecoparquet, ecowood e extra fino.

Usar ou Não um Revestimento em Sua Cozinha?

Depende bastante do seu uso do espaço. Se você quer uma cozinha totalmente figurativa porque não faz as refeições em casa, pode ser bacana não investir porque não vai precisar usar o espaço em seu dia a dia e nem costuma receber visitas. Em casas alugadas também não é bacana a menos que o dono arque com os custos, que podem ser bem altos dependendo do tamanho do cômodo.

Mas se você usa muito a sua cozinha, o uso de um revestimento pode ajudar bastante. É bem mais simples remover manchas de gordura em uma cozinha com revestimento que em uma parede. Você pode usar apenas uma esponja e a gordura já vai sair. No caso de paredes apenas com rebocagem, é bem mais complicado porque exige um pouco de mão de obra e com o passar dos anos manchas podem se formar. O revestimento liso sempre é uma boa ideia, bem como mais decorativo para o espaço em questão.

Muitas pessoas se preocupam muito coma decoração de seus cômodos, sempre pesquisando os melhores móveis para colocar em cada ambiente diferente e o mais importante elas acabam se esquecendo. É importante, principalmente na cozinha, que você tenha um ambiente mais tranqüilo e harmonioso para que você possa fazer suas refeições tranquilamente. Escolher as cores certas para cada ambiente é de essencial importância, assim como escolher os eletrodomésticos, móveis e tudo mais que compõe uma cozinha corretamente.

O revestimento está intimamente ligado com a harmonia do ambiente e como em todas as fases de escolha da decoração é preciso sempre pesquisar para ficar por dentro das variedades disponíveis no mercado. Aqui poderemos ver uma sequência de fotos com as melhores opções de revestimento para te ajudar a decidir como será sua cozinha, para que você consiga tomar a decisão certa a partir de visuais que já existem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>