Projeto de Guarda Roupa com Medidas

Para projetar um guarda-roupa, não precisa ser especialista, até porque todos conseguem decorar as coisas como acharem melhor, principalmente se precisar ser sob medidas. Um guarda-roupa ideal precisa de espaço não só pra roupas, mas também bolsas e sapatos. Para mulheres ainda precisam de lugares para maquiagem e outros afins.

Por isso você mesmo pode fazer uma esboço, um desenho simples para demonstrar o que realmente quer e como acha que vai ficar melhor no determinado lugar. Podendo então ficar mais fácil por conhecer aprofundadamente sobre as medidas, que as vezes não é o padrão dos guarda-roupas que são vendidos prontos.

Após fazer esse esboço leve ao decorador ou arquiteto para que ele possa analisar seu pedido e fazer com que o seu guarda-roupa fique com um espaço mais otimizado possível. O que deve ser levado em consideração primeiramente é a profundidade do armário. Para alguns arquitetos modernos que fazem os guarda-roupa sem porta, a profundidade pode ser um pouco menor, cerca 50 cm. Já aqueles que possuem porta precisam de mais espaço para elas, cerca de 10 cm a mais.

As medidas citadas são boas para caber o necessário, cabides e roupas sem amassar e nem ficar preso pelas portas para não estragar. Com certeza a parte do cabideiro é que deve ter maior atenção com a profundidade por precisar colocar os cabides de maior tamanho.

Agora a largura pode variar facilmente com o que a pessoa tem que guardar no guarda-roupa e o espaço que ela tem para o armário. A altura também vai da pessoa, se quer pendurar coisas maiores as divisórias tem que ser maior. Se tem pouco espaço pode usar até o teto.

Para jaquetas, paletós e ternos que são maiores precisam de 90 a 110 centímetros de altura. Casacos maiores e saias longas, vestidos ,entre outros, precisam de até 160 centímetros se for colocado esticado. Caso coloque dobrado como as calças são dispostas no calceiro, o tamanho pode ser reduzido pela metade. Por isso é essencial uma parte para roupas mais compridas e outra para mais curtas. Se precisar ser apenas um espaço tente fazer um meio termo, que consiga agradar os dois tipos de roupa.

Para as roupas que são dobradas, utilizamos as prateleiras, normalmente acomodam camisetas, algumas camisas, roupas de lã, etc. Nas prateleiras também são colocadas bolsas e sapatos. Para elas a altura necessária é menor, cerca de 30 cm já são suficientes, e a profundidade pode ser igual ao restante.  É interessante que seja um pouco mais alto para poder pegar o que se encontra no fundo.

Para roupas mais delicadas e pequenas como biquínis, meias, lingeries podem ser guardadas em gavetas simples. Para algumas gavetas 45 centímetros de largura está ótimo para que ela não fique muito pesado e tudo mais. Em algumas gavetas pode-se usar divisórias para colocar as lingeries, podendo então ser menor. Para outros usos  pode ser mais alta e maior.

As portas são outro ponto muito importante, já que elas dependem muito do espaço que o guarda-roupa dispõe, por isso depois de já ter escolhido todo o resto, pense na porta. Como ficará melhor para circulação, para abri e não bater em nada, ou então como combinará com a decoração .

Se possível deixar um espaço de um metro de área livre para abrir e não haver tropeços. Se for maior que esse tamanho, é uma boa opção colocar uma porta de abrir. Senão pense em portas de correr para facilitar, ou então as portas sanfonadas. Lembrando que portas assim também ocupam espaços com engrenagens e trilhos que também gastam alguns centímetros na profundidade.

Em alguns lugares alguns decoradores e arquitetos já utilizam guarda-roupas sem portas. Um defeito desse modelo é a necessidade de se manter o guarda-roupa organizado, porém ele traz um ar muito moderno e despojado, parecendo com closets sofisticados. Há a possibilidade de se economizar espaço usando alguma cortina ou então persianas que encobririam as roupas, ficaria bonito e sem necessidade de maior profundidade.

Curiosidades

Pense em modelos que melhorarão visualmente seu quarto e deem sensações melhores.  Com uma porta mais comprida e estreita dá a impressão de aumentar a altura do quarto. E portas de correr aumentam a impressão da largura.

Outro ponto que pode ser levado em consideração é a simetria entre ao tamanhos dos objetos do lugar onde fica o guarda-roupa. Criando um efeito ótico de um ambiente mais agradável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *