Panelas na Decoração da Cozinha

As panelas são as protagonistas da cozinha, não é mesmo? Não dá para imaginar a preparação de um prato sem tê-las para tornar a ideia uma deliciosa comida pronta. Porém, elas podem ir muito mais além do que panelas que servem para cozinhar, elas podem fazer parte da decoração. Como se diz no Brasil, dá para “unir o útil ao agradável”.

Elas não necessariamente devem ser usadas somente para decoração, podem ir da parede para o fogão, mas, se preferir, elas podem ser somente para decoração ou quem sabe, para uso somente em dias especiais. Aliás, colocar as panelas na decoração da cozinha pode representar uma ótima praticidade no manuseio delas e usar e abusar do ambiente.

Veja algumas dicas de decoradores de como usar as panelas na decoração da cozinha!

Com ladrilhos hidráulicos: Esse tipo de material pode casar muito bem com panelas na decoração. Pense na aposta de duas tonalidades de cinza cobrindo piso e parede e chegando a uma bancada super bacana de granito, do tipo andorinha, por exemplo. De um lado, o fogão e do outro, outros acessórios, como o forno elétrico.

Neste tipo de decoração as panelas podem ficar penduras bem sobre a bancada e com isso o ambiente vai ganhar uma cara de descontração.

Pendurando as panelas: Por falar em penduras as panelas, esse é um dos jeitos mais fáceis de usá-las na decoração e ao mesmo tempo deixá-las ao alcance das mãos. Beleza e praticidade que caminham juntas.

Você pode coloca sobre a pia uma prateleira de metal e nela mesmo, que estarão fixos os ganchos que servirão para pendurar as panelas. Esse tipo de alternativa é muito usada em restaurantes e não muito a ver com a decoração, mas, por conta de uma questão de praticidade.

O aço inox é um material que tem tudo a ver para criar essa prateleira com panelas penduradas fazendo parte da decoração. 

Paneleiro com porta de vidro: Algumas pessoas não gostam muito da aposta das panelas penduradas e nem da ideia de deixá-las muito expostas, neste caso, ainda dá para usá-las na decoração, para isso, basta criar um paneleiro com porta de vidro e dar a ele um lugar de destaque. Com uma placa de vidro, as panelas ainda ficarão bem livres de poeira e mesmo assim, farão o papel de acessórios de decoração.

Ganchos na parede: Normalmente, quando falamos de pendurar panelas para decorar a cozinha, se pensa logo em prateleiras e teto, porém, ganchos na parede para receber os utensílios também funcionam muito bem. Basta escolher o lugar certo e pronto. Se as panelas forem coloridas, ainda melhor. A Tramontina, por exemplo, tem uma linha de panelas com um fundo todo especial. Seria uma boa opção para colocar voltada para a parede. 

Reaproveitando materiais para usar as panelas na decoração: De repente você tem em casa um berço velho que ninguém usará mais, a lateral do berço patente servirá para enfeitar a sua cozinha. Muito simples, com ele dá para criar um paneleiro com estantes altas e gancho. Se quiser ainda, pode colocar caixotes reaproveitados e pintados como prateleiras e colocar mais panelas.

Planejando espaços para as panelas na decoração: Alguns arquitetos quando fazem o projeto da casa, a pedido dos donos, reservam um espaço especial para as panelas que farão parte da decoração. São nichos e ou prateleiras entre um armário ou outro, que ficarão deixarão os acessórios completamente à mostra. Se quiser dar um ar moderno, use uma bancada de cimento queimado, por exemplo.

Prateleiras: Outro material muito usado para enfeitar a cozinha com panelas é a criação de prateleiras com laminado plástico, depois são usadas mãos-francesas invertidas para fixar as panelas. Quando se trata de ter muito espaço e uma boa variedade de panelas é aconselhável colocá-las em grupos, conjuntos. Uma dica é buscar equilibrar as cores da panela com outros elementos da cozinha que estão à mostra. Além de piso e parede.

As prateleiras brancas também fazem um bom contraste para receber panelas e outros utensílios de qualquer cor. Dessa forma, os utensílios ganham maior destaque. Pense nisso, principalmente quando a cozinha for integrada com a sala de estar. Obviamente, que nem toda panela você deseja que fique à mostra, algumas ficarão bem guardadas no armário.

Decoração rústica: No estilo rústico deixar os utensílios expostos na cozinha é uma ótima opção. Você pode dividir pendurando em ganchos sob a prateleira e um outro lugar bem interessante nesse tipo de decoração é ao lado da mesa. Se a mesa for de madeira de demolição, mais legal ainda. Coloque 3 ganchos, bem distribuídos e pronto, basta colocar as panelas. 

Dicas Para Escolher as Panelas Para Decoração da Cozinha

  • As panelas para decoração da cozinha devem ser bonitas e em bom estado, aquelas acabadinhas são melhores guardadas no armário.
  • De preferência, quando não tiver facilidade para pegar as panelas, é ideal deixar somente as panelas que você menos usa na decoração.
  • Quanto mais diferente for o material e o acabamento da panela mais interessante ela será para entrar na decoração da sua cozinha.
  • As panelas que farão parte da decoração podem ser escolhidas de acordo com o estilo da mesma, tem um tipo para cada estilo.
  • As panelas da decoração podem também ter esse único objetivo, ter sido uma escolha pensada somente para agregar para deixar o ambiente mais bacana.
  • Não existe um tamanho de panela que fique melhor ou pior na decoração quando elas são usadas na cozinha. A escolha do tamanho das panelas deve ser feita com base no bom senso. No tamanho da cozinha, no espaço total que você tem para colocá-las, nos demais itens que fazem parte da decoração.
  • Panelas diferentes são sempre bem-vindas, com o fundo colorido, como citamos as da Tramontina, panelas de aço ou de barro, as panelas pequenas francesas, entre outras. Voltando a dizer, sempre observando o estilo da decoração da sua cozinha.

Não se esqueça, que obviamente, deixando as panelas à mostra, você terá um pouco mais de trabalho para manter tudo limpo, mas valerá a pena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *