Ideias Para Decorar As Salas Em Cores Escuras

Decorar quartos, salas e outros espaços com tons claros sempre é mais fácil e mais seguro. A maior parte das pessoas que se aventura com decoração de espaço opta pelo branco e tons variantes da mesma cor. O motivo? Não dá para errar. Branco combina com tudo. Mas e quando a cor escura é a sua preferida? Não tem problema! Usando o tom de forma certa, você pode inovar bastante e ter a casa que sempre sonhou. Mas antes de pintar, confira nossas dicas e ideias a seguir.

Ideias Para Decorar As Salas Em Cores Escuras

Ideias Para Decorar As Salas Em Cores Escuras

Observe As Dimensões Do Cômodo Antes De Segurar o Pincel

Um dos pontos mais importante a analisar no momento de optar por uma uma cor escura para a parede de seja qual for o cômodo é observar as suas dimensões. Em alguns ambientes o tom claro é o recomendado mesmo. O motivo? As cores escuras possuem a capacidade visual de reduzir a percepção do espaço. Ou seja: um quarto pequeno pode ficar ainda menor usando-se tons escuros na parede. O efeito fica ainda pior se for um quarto com teto baixo e paredes completamente escuras.

Um truque usado por decoradores para evitar a sensação visual de quarto menor do que é usar a combinação de paredes claras com escuras. Seria intercalar: paredes escuras com uma clara ou vice versa. Considerar este fator é importante para não se arrepender ao final da obra.

Observe As Dimensões Do Cômodo Antes De Segurar o Pincel

Observe As Dimensões Do Cômodo Antes De Segurar o Pincel

Pense No Contraste Como a Sua Regra Básica

Tons fortes combinam muito bem com outros tons fortes, mas é preciso saber mesmo decorar para eliminar erros ou ao menos os evitar. Uma boa dica para isso é optar pelo bom e velho contraste: paredes claras com móveis em tons escuros ou paredes escuras com móveis claros. Desta forma ninguém vai ficar brigando por atenção no visual e tudo vai ter harmonia.

Imagem de Amostra do You Tube

Paredes escuras pedem móveis mais claros, mas não necessariamente branco. Móveis brancos são uma boa pedida para paredes em cores bem fechadas como azul marinho, verde musgo, vermelho em tom vinho e semelhantes. Mas com paredes em tons medianos, mas ainda assim escuros, móveis em tom madeira mais clarinhos combinam bem, ou metalizados que iluminam bastante.

A Cor Depende Do Estilo

Um dos pontos a se destacar na hora de escolher cores escuras para decorar espaços é o seu estilo de decoração. As cores passam sentimentos claros e você precisa deles para te dá uma ideia de como combinar estilo, cor de parede e decoração. O azul, por exemplo, transparece sobriedade, seriedade e clareza, combinando bem em quartos masculinos, salas de estar e até cozinhas se for em tom mais claro.

Imagem de Amostra do You Tube

O vermelho transpassa romantismo. Já o amarelo transpassa alegria, clareza e também felicidade. O verde é um tom de harmonia, paz e felicidade também. Tais pontos são importantes ao seu considerar uma boa decoração de ambiente.

Outra dica a se levar em consideração é o estilo do espaço. Alguns temas combinam mais com algumas cores que outras. Uma decoração musical, por exemplo, é mais livre, podendo ser combinada com cores diversas sem qualquer problema. Já uma decoração mais séria, metalizada e moderna cai bem com cinza, preto e azul escuro nas paredes. O tom da parede quem vai determinar é a decoração, por isso escolher o estilo é seu primeiro passo antes de sair para o armazém para comprar as tintas.

Considere o Cômodo a Ser Pintado Também

Alguns espaços combinam mais com certas cores que outras. Em teoria toda cor pode ser usada em qualquer espaço, mas na prática os tons tem lá seus encaixes mais certeiros. O amarelo, por exemplo, é uma cor que pode ser usada com perfeição em quartos. Em cozinhas ela dá a sensação de insaciedade, o que acontece com o laranja também, dando fome a quem está no local.

Os quartos combinam com tons fortes sim, mas com delicadeza. Você pode usar tons românticos como vermelho, rosa pink, azul para quartos masculinos e roxo para quartos de adolescentes. Já na sala, cabe tudo, desde que os acessórios sigam a risca esta combinação mais livre.

Luminosidade Do Espaço Deve Ser Levada Em Consideração

Um dos pontos a se considerar é quanto a escolha de cores escuras na decoração é a combinação com uma boa iluminação. Não cai bem usar uma cor mais escura em um espaço fechado, pois o local vai perder bastante a sua luminosidade e pode atrapalhar alguns atos como ler, assistir televisão e até transitar.

Se pretende usar cores escuras, pense em ampliar a janela ou criar uma iluminação no cômodo própria para compensar a perda de luz com cores escuras. Pode ser mais luzes pontuais, ou ainda o uso de luzes em abajures e coisas do tipo. É básico, simples e barato e você pode usar cada vez cores mais escuras em uma mudança de tom no espaço.

Outra dica para não perder a luminosidade pode ser deixar o teto mais claro. O tom claro como branco mesmo (básico e que sempre funciona) pode compensar a perda de luminosidade pelo uso de quatro paredes circundantes em cores escuras de forma satisfatória.

Um Mural Pode Ser Uma Opção Para Quem Quer Ousar Menos

Se há um certo receio de arrependimento no uso de cores escuras na decoração, uma dica bacana é pintar uma parede no ‘estilo filha única’. Pinte uma parede de tom escuro e opte pelas três demais em cor clara. Desta forma você cria um mural, uma parede destaque. E caso se arrependa, você terá apenas uma parede como prejuízo.

Uma dica pode ser usar tons mais escuros e tons mais claros da mesma cor na lateral. Exemplo: parede mural azul escuro e as demais em dois ou mais tons mais claros para combinar. Esta dica funciona bem em salas. Sua parede mais escura deve ser a central, a maior e que chame mais a atenção. No caso da sala de estar, seria a da televisão, por exemplo.

Cuidado Com Os Acessórios

Os acessórios devem se encaixar na sua decoração também. Móveis claros com paredes escuras e acessórios com um meio termo entre os dois tons, para ganharem seu espaço na decoração, mas sem exageros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>