Guarda Roupa Tamanho Padrão

O guarda roupa é um item praticamente imprescindível em um quarto, principalmente por sua funcionalidade. Porém, mais do que isso, ele serve também como o principal item de decoração, e justamente por essas diversas serventias, ele deve ser escolhido com bastante cuidado e atenção, já que ele tem a capacidade de deixar o quarto mais amplo e aconchegante.

Existem infinitos modelos de guarda roupas, e os detalhes deles variam desse material, cores, tamanho e tipos de porta. A primeira e principal coisa que deve ser alvo de atenção, é o fato de que o guarda roupa precisa ter o tamanho compatível com o espaço disponível que o ambiente possui. Por isso, a primeira dica é que se tire todas as dimensões do espaço, como largura e altura das paredes do quarto, antes de realizar pesquisas e compras.

Modelos de Guarda Roupa

  • Guarda roupa de casal: Por ser em geral utilizado por duas pessoas, ele deve possuir um tamanho mais ampliado, e deve ser composto por várias divisórias, facilitando a organização e evitando bagunças, tanto fora, quanto dentro do móvel. Caso o local onde o guarda roupa ficará possua dimensões limitadas, é interessante optar por modelos que sejam mais altos do que largos, onde a parte de cima do móvel fica bem perto do teto.
  • Guarda roupa de solteiro: o tamanho desse tipo de móvel pode variar bastante, e por isso, as necessidades da pessoa que irá utilizar esse móvel é o principal fator de decisão. Nesse caso, a maior quantidade de gavetas é muito bem vinda, principalmente por facilitar na organização.
  • Guarda roupa com porta de correr: Essa é a opção ideal para ambientes de tamanho reduzido, já que se economizam muitos centímetros sem a porta se abrindo para o lado de fora. Ele também facilita a boa circulação pelo espaço. Existem opções de portas de correr que vem com espelhos integrados, e isso também confere bastante conforto ao ambiente, principalmente por proporcionar sensação de amplitude. Guarda roupas brancos também transmitem essa sensação.
  • Guarda roupa infantil: Esse tipo de guarda roupa geralmente conta com cores alegres e vibrantes, bem diferente do comum, e justamente por isso ele deve ser escolhido pensando em todo o restante da decoração do quarto, evitando deixá-lo muito carregado. O ideal para criar uma certa independência na criança, é que ele seja um pouco mais baixo, possibilitando que ela tenha acesso a algumas partes. Também é interessante que se evitem os modelos que contam com espelhos mais baixos, por questão de segurança.
  • Guarda roupas de alvenaria:  Eles são ideias para espaços como closets, pois geralmente eles não possuem portas. Sua principal vantagem é a resistência e o fato de ser planejado juntamente com o quarto, deixando a gosto do dono.

Tamanho Ideal

Para closets sem portas, a mínima profundidade é de cinquenta e cinco centímetros, pois como não tem portas, não tem problema se as roupas passarem do alinhamento padrão do armário. Já para armários fechados, eles precisam ter ao menos sessenta centímetros de profundidade, para que as roupas fiquem de modo adequado nos cabides, por exemplo.

Já sobre as alturas dos vão do armário, quando se trata do cabideiro superior, que são aqueles para colocar blusas mais simples e comuns, devem ter de noventa centímetros a um metro livres abaixo do cabideiro. Já para vestidos, deve possuir de um metro e quinze, a um metro e sessenta de espaço livres, cabendo assim tanto vestidos curtos, quanto longos. No cabideiro inferior, deve-se ter pelo menos setenta centímetros livres, para que as calças possam ser colocadas corretamente.

O maleiro deve ter ao menos sessenta centímetros livres, e as gavetas no mínimo vinte centímetros, podendo sofrer algumas variações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *