Enfeites de Cozinha

Há muito tempo a cozinha deixou de ser um ambiente exclusivamente feminino, onde as mulheres eram as únicas responsáveis por cozinhar para a família, e manter toda a casa organizada.

Atualmente ela se tornou um ambiente de tanta socialização quanto a sala de estar, por exemplo. Ela pode ser um lugar para a reunião de amigos para o preparativo de aperitivos ou até mesmo refeições completas, em que além de todos poderem participar e ajudar, também se aproveita para colocar a conversa em dia.

E para tornar esse ambiente aconchegante e acolhedor para as pessoas que o frequentarão, existem algumas dicas de eletrodomésticos e artigos de decoração que proporcionarão toda a funcionalidade e estética necessária para isso. Essas dicas serão apresentadas a seguir.

Como Escolher os Móveis Para a Cozinha

Como já foi dito acima, atualmente a cozinha é considerada o coração da casa. Nela a família se reúne para conviver, cozinhar e arrumar, e por esse motivo os móveis devem permitir a organização dos itens desse local, combinando funcionalidade e estilo.

Ao iniciar o processo de mobília da cozinha é importante pensar no tamanho dos móveis. Por mais que tenha se encontrado um item que combine muito com o estilo da cozinha, é importante que ele seja além de tudo proporcional a mesma. Para evitar compras equivocadas, tenha em mente e até mesmo anotado todo o espaço disponível da sua cozinha.

Também é fundamental que se analise o design dos móveis. Sempre é necessário optar por aqueles bem conservados e que combinem com todo o restante do projeto de decoração, além de manter uma coerência de estilos..

A funcionalidade é de extrema importância em uma cozinha. Talvez mais que em outros cômodos. Por isso, é interessante que se escolham móveis versáteis e fáceis de limpar e que se priorize os espaços para circulação das pessoas. Além de tudo, como a cozinha é um lugar em que se acumulam muitos itens, podendo desencadear uma grande bagunça, é importante que os móveis escolhidos também permitam que a organização seja facilitada.

– Armários:

Os armários são a chave de qualquer cozinha. Ele deve ser agradável tanto esteticamente quanto funcionalmente. O material mais comum, já que é econômico e ainda assim leva a ótimos resultados é o MDF, tornando-se um excelente substituto para a madeira.

A madeira também possui suas vantagens, por que mesmo sendo mais cara, é reconhecida como um investimento a longo prazo, já que os armários constituídos desse item costumam durar muito tempo.

Assim  como a madeira, outro estilo de material que é igualmente caro, porém duradouro, é o aço inoxidável. Ele dá um ar muito contemporâneo a cozinha e é bem fácil para limpar. O único ponto negativo, além do preço, é a sua capacidade deixar visível as marcas de dedos, riscos, entre outros.

– Cores e acabamentos:

Hoje em dia é muito comum ver cozinhas com móveis coloridos e com acabamentos diferenciados. O vidro também é um elemento que compõe bem esse ambiente, proporcionando um efeito mais leve e claro, mas deve ser utilizado com cuidado, pois há o risco de quebra.

Outro detalhe importante a se pensar, é que se armários possuírem portas de vidro, ele deve ser mantido em constante organização. Caso ele seja um pouco mais desarrumado, é interessante se optar por um vidro fosco, que tornará tudo um pouco mais oculto.

– Fogão:

Para escolher o fogão ideal para a cozinha é interessante pesquisar muito bem e analisar as vantagens e desvantagens de cada modelo. Também é importante pensar no ambiente, já que o local mais comum para se posicionar o fogão é ao lado de pia ou de uma bancada para o preparo dos alimentos.

Os tipos de fogão mais comuns são os de piso, que são encontrados com grande variedade de modelos e preços e podem possuir de quatro a seis bocas. Também há o fogão de embutir, que é o mais indicado para aqueles que possuem cozinha planejada. Ainda existem os cooktops, ou fogão de mesa, que são instalados sobre uma bancada e não possuem forno embutido.

– Mesa:

Além de sua utilidade, a mesa é uma peça que compõe muito a decoração de uma cozinha, e para fazer uma boa escolha é importante optar por aquela que atenda a nossa necessidade e ainda assim combine com o ambiente. O primeiro ponto a ser avaliado é o tamanho da cozinha e o número de moradores da casa, além de seus hábitos.´

As mesas retangulares podem ser ideais para famílias com mais de quatro pessoas, e a escolha de seu comprimento pode variar de acordo com a quantidade de moradores da casa.

As mesas redondas conferem ao ambiente um visual moderno. Elas podem ser inseridas em cozinhas pequenas, criando um local intimista e acolhedor.

As mesas ovais favorecem a circulação naquele ambiente, ocupando menos espaço., tornando-se ideal para cozinhas estreitas ou de com pequenas dimensões.

Decoração da cozinha

Como já foi falado, os próprios móveis compõe bem a decoração de uma cozinha, fazendo com que sejam dispensáveis outros artigos, já que a presença de muitos itens podem fazer com que o ambiente pareça poluído.

Portanto, além do bom investimentos em móveis, é interessante pensar em uma boa iluminação, e em itens básicos, como toalhas de mesa e até mesmo alguns vasos de flores, fazendo com que a cozinha permaneça delicada e clean.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • como podemos encomendar esses enfeites

    TANIA 8 de outubro de 2010 17:00
  • onde posso comprar esses enfeites pra revender? aguardo uma resposta e agradeço desde já.

    Rosany 15 de Maio de 2011 16:02
  • Bom dia, Enfeite de cozinha 14 (bonecos c/ frutas na cabeça) onde posso comprar?

    Elis 6 de agosto de 2012 10:37
  • Como faço para comprar estes enfeites?

    Rosângela 27 de Janeiro de 2014 20:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *