Decoração Para Casa de Praia

Apesar de a ideia de ter uma casa de veraneio estar perdendo um pouco espaço em meio a facilidade para viajar algumas pessoas ainda gostar de ter esse refúgio para o fim de semana ou para as férias. Se você está nesse grupo de pessoas que gostam de ter um cantinho especial para passar os momentos de descanso vai gostar das dicas que iremos dar para a decoração para casa de veraneio.

Imagem de Amostra do You Tube

O mais importante que essa casa seja um lugar que desperto a sensação de relaxamento e que te ajude a descansar de verdade da loucura do dia a dia. Contar com alguns detalhes que remetam a ideia de descanso é fundamental para que essa casa se torne uma visita obrigatória.

Clima de Sossego

Para as famílias que vivem no estresse da cidade grande a casa de veraneio representa uma fuga desse estilo de vida acelerado e por isso mesmo é importante que o local tenha um clima de sossego. A decoração da casa pode ajudar a potencializar esse clima de paz e tranquilidade.

Dicas

Madeira e Fibras Naturais

Para deixar a sua casa de veraneio com um toque de mais tranquilidade aposte em móveis e revestimentos que sejam feitos de madeira e fibras naturais. Esses materiais são bastante sofisticados e trazem uma sensação de aconchego para qualquer ambiente além de traduzir o espírito da vida na praia.

O ambiente externo da casa é perfeito para receber poltronas feitas de palha e outros móveis e artigos decorativos com um toque mais artesanal. Dentro da casa você pode escolher peças decorativas com toque artesanal para ajudar a deixar o ambiente mais leve.

Branco e Tons Crus

As cores que você escolhe para a decoração como um todo também fazem toda a diferença. Como o objetivo é fazer do ambiente mais tranquilo opte por branco ou tons crus. Se você gosta de tons vibrantes pode mesclá-los aos tons mais claros, tudo depende do gosto dos ocupantes da casa.

É importante lembrar que os tons vibrantes quando usados demasiadamente dão mais energia para os ambientes e assim as pessoas acabam não encontrando aquele relaxamento que desejam. Os tons mais claros são melhores para quem deseja relaxar, para equilibrar você pode usar tons claros nos quartos e espaços de descanso e tons mais vibrantes na sala de receber os amigos, por exemplo.

Plantas e Elementos Tropicais

Sabe todos aqueles itens decorativos que ficam pesados e as vezes fora de lugar na sua casa? Aproveite a casa de veraneio que pode e deve ter essa pegada de tropicalismo para usar e abusar de itens como vasos de plantas, quadros e peças decorativas que remetam ao verão e ao tropical. Vale tudo desde enfeite de tucano até cortina feita de miçangas para separar os ambientes.

Iluminação e Espaço

Uma casa de praia não precisa de muitas convenções de uma casa convencional como ter muitos móveis. A dica para tornar os ambientes mais gostosos é ter poucos móveis e uma boa iluminação para favorecer o convívio entre os ocupantes. O mais importante é não focar nos móveis e sim no espaço de circulação.

Para economizar no uso de energia elétrica você pode apostar numa decoração inteligente que aproveite ao máximo a luz natural. Para isso é interessante ter janelas grandes na sala, quartos enfim nos ambientes em que as pessoas passam mais tempo. Ter cores claras nas paredes e nos objetos de decoração facilita que o ambiente se mantenha iluminado naturalmente por mais tempo.

Navy

O estilo que tem inspiração nos marinheiros americanos é um dos preferidos da moda e também pode ficar bem legal na decoração da sua casa de veraneio. O mais interessante é que nem precisa nada mirabolante para conseguir trazer esse estilo para a sua decoração. Por exemplo, sabe aquela parede branca enorme que você tem na área externa?

Compre um adesivo de listras azuis ou vermelhas e preencha metade dessa parede. Se tiver habilidade o bastante poderá pintar as listras. Colocar uma bóia daquelas salva-vidas presa na parede ao invés de um quadro também ajuda a criar esse clima navy. Aposte nas cores azul, branco, vermelho e amarelo para chegar nesse resultado.

Mistura de Estilos

Uma forma interessante de deixar a sua decoração mais atualizada é combinar peças mais modernas com outras mais antigas. Móveis de madeira e outros materiais com pegada mais orgânica podem ser um bom contraponto em relação as peças mais modernas. Se achar que o ambiente está ficando muito monocromática pode quebrar esse estilo com almofadas e estofamentos estampados. Escolha as estampas de maneira que elas combinem com o visual unitário do ambiente.

Tecidos

Um ponto bem importante de destacar em relação a decoração de uma casa de veraneio é que os tecidos devem ser impermeáveis já que muitas pessoas vão entrar e sair de casa molhados. Um sofá revestido com tecido impermeável vai ajudar a diminuir as suas dores de cabeça em cuidar dos ambientes.

Área Social

Muitas pessoas tem se dedicado e investido mais na decoração da área externa da casa de veraneio já que acaba sendo a mais utilizada durante o período de estadia. Uma casa de veraneio não precisa seguir a mesma lógica de uma casa convencional, ou seja, não precisa ter como foco a sala ou os demais cômodos já que a grande atividade se dá mesmo no lado de fora na área externa.

Detalhes Importantes

Como a praia é um ambiente úmido é importante estar atento a escolha dos revestimentos. Escolha opções que facilitem a limpeza, a manutenção bem como a circulação de ar. Se for usar tapetes na casa de veraneio não escolha as opções muito grossas já que não permitem a respiração.

Manutenção

É importante que as pessoas que tomarem a decisão de ter uma casa de veraneio compreendam que irão precisar cuidar da manutenção da mesma. Dessa forma a dica é tirar alguns dias durante o ano para visitar a propriedade para verificar como ela está ou então pagar alguém que tome conta da casa. Não é legal chegar e ter que fazer uma megalimpeza, não é mesmo?

Casa de Praia

Geralmente é usada só quando chega o verão depois disso, ela fica fechada o resto do ano, por isso os móveis devem ser bem leves e nada muito sofisticado para acompanhar o designer da natureza. Geralmente a casa de praia acaba se tornando uma mistureba só de coisas que sobram na casa da cidade e são levadas para a moradia de praia a fim de serem aproveitadas, a casa acaba ficando sem estilo próprio, mal decorada, por isso que é necessário colocar os moveis de acordo com a decoração do ambiente, que é praia. Os moveis mais apropriados para esse tipo de ambiente são os fabricados em vime ou bambu que não juntam areia e são de fácil limpeza, nos sofás e cadeiras bastam colocar almofadas que eles ficam bem confortáveis e se for o caso de sujar é só trocar o forro das almofadas que elas ficam novinhas e mudam a decoração. As redes também auxiliam muito na decoração além de servirem como camas e serem apropriadas para o descanso elas dão charme e beleza realçando o ambiente.

Decoração Para Casa de Praia

Moveis de Tijolos

Os moveis de tijolos também são apropriados para casas de praia e podem ser rebocados e pintados da cor que o proprietário desejar ou até mesmo serem revestidos com algum material apropriado que ficam muito bem e são para toda a vida resistindo á ação do tempo, ou podem ser de tijolos á vista coberto com verniz uma tinta especial e da mesma forma que o vime e o bambu os móveis podem ser cobertos com almofadas para que fiquem confortáveis. A decoração da casa da praia pode ser feita com os materiais que a própria natureza oferece como as conchas e pedaços de madeiras trazidas pela maré.

Interior

O crochê também se adapta muito bem com esse tipo de decoração, toalhinhas podem ser confeccionadas para colocar por sobre os moveis e também as cortinas podem ser feitas de crochê usando linha de algodão cru, essa técnica é muito usada principalmente em cidades de praia. Como a casa de veraneio passa mais tempo fechada os moveis de tijolos não deixam as pragas se alastrarem mantendo a casa limpa e bem protegida contra camundongos e outros bichos prejudiciais a saúde humana.

Quarto

Visitas

Geralmente na casa de praia as visitas são mais constantes por isso que os móveis devem ser adaptados para poder caber mais gente, principalmente na hora de dormir quando os espaços ficam muito pequenos. Se os móveis forem pequenos e de fácil movimentação eles pode ser arrastados e dar espaço para as camas das visitas tipo, colchões infláveis, colchonetes e outros improvisados o importante é que caibam todos e que a casa seja confortável.

Um comentário

  1. Desejo saber com urgência que tipo de móveis em ambiente de tijolo a vista, escuro, seria móveis claros ou escuros???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>