Decoração em Tons Escuros

Já se foi o tempo em que fazer uma decoração em tons escuros estava fora de cogitação, hoje em dia, até mesmo o quarto pode contar com o preto como cor base. O grande truque para usar os tons escuros na decoração é saber criar ambientes em que a elegância predomine.

Ao invés de criar uma ideia de ambiente ‘dark’ podemos seguir pelo caminho de uma decoração que é pouca óbvia e bastante elegante. O charme dos tons escuros pode transformar a sua casa. Confira abaixo as nossas dicas e dê uma chance para tons mais escuros.

Quarto

Já começaremos pelo mais polêmico dos ambientes que podem ser decorados com tons escuros, o quarto. O quarto em geral é pensado com uma decoração mais clean, pois é o local em que vamos descansar. Ter paredes brancas pode propiciar um sono mais fácil e tranquilo do que ter paredes em tons escuros.

No entanto, tudo isso é relativo, pois podem existir pessoas que se sentem relaxadas com paredes num tom menos sóbrio. A dica é não ficar nem tão escuro e nem tão claro, por exemplo, você pode usar um de lilás nas paredes e usar outros itens em preto como as cortinas e a roupa de cama.

Outra forma de usar os tons escuros no quarto é pensar numa decoração em que reine o preto e branco. Para isso você pode usar um papel de parede com listras pretas e brancas atrás da cabeceira da cama, assim o preto na parede não interfere no seu sono. Ainda é possível usar o preto na roupa de cama e nas cortinas.

Sala de Estar

Uma sala de estar em que os tons escuros sejam predominantes tem um ar bem mais elegante. Uma tendência que está dominando a decoração é a de usar sofá preto com brilho, um móvel que fica incrível e que pode despertar uma sensação de mais conforto nos seus convidados. Embora o sofá seja escuro ele passa uma ideia de mais conforto e tranquilidade.

Se você deseja um ambiente mais clean pode optar por ter uma parede com um painel em preto e sofás brancos. É importante dizer também que uma decoração em tons escuros pode ser feita com outras cores além de preto como o cinza, por exemplo. Como o cinza não é tão carregado pode ser usado em maior abundância no ambiente.

Você pode inclusive usar diferentes tons de cinza na sua sala, escolha um cinza para o tapete, outro para o sofá e assim por diante. Busque fazer uma combinação dos tons escuros com tons mais claros e que harmonizem bem para que não fique um ambiente pesado. O mais importante é chegar num ponto em que o ambiente esteja elegante, mas não triste.

Cozinha

Os tons escuros na decoração da cozinha podem ajudar a modernizar esse ambiente. Vale a mesma dica que demos para a sala em relação ao uso do cinza, nesse caso também é possível usar um tom de azul marinho. Para quem busca uma versão mais elegante de cozinha a dica é apostar em armários pretos.

Uma tendência em relação aos móveis e que pode combinar lindamente com eletrodomésticos vermelhos, por exemplo. Como a cozinha precisa ter uma atmosfera mais leve e alegre você pode compor com essas peças de tons fortes paredes em tons mais alegres como mostarda que mesmo sendo mais forte combina bem.

Combinar móveis em preto com armários em bordô também pode dar um charme extra para a sua cozinha. Para não sobrecarregar o ambiente com tons escuros deixe as paredes brancas. É tudo uma questão de compensar, se tem muitos tons escuros nos móveis é legal usar paredes mais claras.

Sala de Jantar

Para ter mais sobriedade na sua sala de jantar você pode optar por usar elementos escuros para compor a decoração. As paredes podem ser feitas de lousa de quadro negro, por exemplo. Já pensou que divertido se todos os seus convidados para jantar deixassem um recadinho ou um desenho do que acharam da noite?

Quem é mais tradicional pode apenas usar cores mais fortes nas paredes como azul marinho, por exemplo. Para que não pese a cor das paredes é interessante ter uma boa fonte de luz natural como uma boa janela para o almoço e um projeto de iluminação artificial que dê conta do ambiente no horário do jantar. Só não dá para ficar no escuro no momento das refeições, pois assim fica difícil que haja uma boa interação entre as pessoas que estão a mesa, não é mesmo?

Banheiro

O seu banheiro pode ficar bem mais relaxante com tons mais escuros, uma banheira preta é o máximo da elegância. Que tal buscar inspiração em filmes antigos e apostar em azulejos em preto e branco? Quem não deseja seguir por uma vertente tão minimalista pode optar por ter um balcão da pia em preto.

Os armários podem ter um tom mais escuro em contraste com as suas toalhas brancas. Outra boa aposta é revestir o banheiro com azulejos de um tom mais escuro como verde musgo e ter bancadas em branco. O contraste gerado entre o claro e o escuro é o que ajuda a criar uma atmosfera mais gostosa para aproveitar e relaxar enquanto toma o seu banho.

Quebrando Padrões

A decoração em tons escuros ainda está se tornando uma opção, ainda é um pouco difícil encontrar projetos que assumam esses tons como os protagonistas. A grande dica é se manter fiel ao seu estilo, ou seja, se você gosta e quer ter tons mais escuros na sua decoração não pense duas vezes e coloque isso como ponto essencial do projeto de decoração.

Não se pode estabelecer um padrão mestre e único para todas as pessoas já que nem todo mundo pensa igual, não é mesmo? Dessa forma pense que a decoração da sua casa deve ser especial para você e para atender as suas necessidades. Com as dicas que te demos você poderá fazer uma linda decoração em tons escuros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *