Decoração em Estilo Colonial

Quem curte decoração sabe que existe uma infinidade de maneiras para montar uma casa, que pode ser escolhida começando pelo o estilo que tem mais a ver com a família. Os estilos são sempre os mesmos, uma vez ou outra surge uma novidade, mas o que não faz com que desapareça o que já existia. Até porque a escolha de como decorar a casa é menos modismo e mais personalidade, não adianta dizer que é tendência, o importante é que a família goste daquele tipo de móvel e objeto.

Um dos estilos que nunca sai de moda, se preferimos defini-lo assim, é o colonial.

Decoração Colonial

Decoração Colonial

Características da Decoração em Estilo Colonial

Podemos considerar o estilo colonial como “uma volta às origens”, explicando melhor, quando as marcas do tempo nos móveis eram usadas para dar mais valor a decoração e deixar o ambiente aconchegante e familiar.

Normalmente, em uma decoração em estilo colonial, os móveis de madeira e ferro são os escolhidos, sendo que eles podem ser usados sem acabamento, puros ou pintados, com cores vivas, mas ao mesmo tempo com tons desgastados.

Se quando compramos um móvel moderno queremos ele perfeitinho, sem nenhum arranhão, aqueles usados na decoração em estilo colonial, ganham ainda mais charme, quando apresentam marcar dos tempo e imperfeições. Nesse caso, esses detalhes são bonitos e dão mais valor a cada uma dessas peças. Uma outra característica forte desse estilo é a harmonia que não é harmônica entre os móveis no mesmo ambiente. Eles podem ser completamente diferentes uns dos outros e ocuparem o mesmo espaço, não é preciso ser tudo combinadinho. Aliás, assim como os arranhões nas peças, ter móveis completamente diferente um do outro dá ainda mais charme para esse tipo de decoração. Porque representa personalidade e um conjunto de histórias, que foi passada de geração em geração. Ah sim! Esse é um outro detalhe, quanto mais velho for o móvel, mais valor ele terá na decoração em estilo colonial.

Entre os objetos preferidos para esse tipo de decoração estão: espelhos antigos, litografias, recordações pessoais e galerias de retratos. Cortinas e tapetes devem ser feitos em tecido grosso, pesado.

Características do Ambiente em Estilo Colonial

Se a escolha dos móveis e dos objetos de decoração é um fator importante para imprimir a personalidade da decoração em estilo colonial, o mesmo acontece com o tipo de ambiente. Não tem nada a ver ter as peças perfeitas em um espaço moderno, com piso frio e porcelanato.

No estilo colonial deve prevalecer as paredes intocadas, que seja possível ver o aspecto natural, de como ela era, de pedra ou tijolo. Vale até mesmo deixá-la descascada ou com papel de parede gasto. Se esse papel de parede for de muitos anos atrás, melhor ainda, nem pense em mudá-lo.

Imagem de Amostra do You Tube

É muito normal usar nesse tipo de decoração, as vigas da casa à vista, tanto no teto, quanto no chão. Além disso, são usadas arranjos de flores simples para dar um ar de simplicidade.

Origens do Estilo Colonial

O estilo colonial como forma arquitetônica e de decoração nasceu no período histórico das colônias em continentes diferentes, o principal deles, na América. Foi durante esse processo político que as casas e os objetos ganharam esse título de colonial.

Quando ele aparece, é nada mais do que a utilização de vários elementos estrangeiros dos habitantes de determinada zona. Com a influência de várias nações diferentes, os povos colonizados mesclaram o estilo pessoal e os materiais, com as novidades que eram trazidas pelos estrangeiros.

O estilo colonial historicamente falando não pode ser descrito como um único modo de expressão, porque na época, foram desenvolvidos várias misturas. A sua principal característica é de ser um legado daquilo que foi usado em muitas casas antigamente.

Elegância e Requinte

Elegância e Requinte

As principais características desse estilo atualmente visam criar um ambiente simples e aconchegante, por isso, o uso da madeira, as cores fortes misturadas com os tons claros, o ferro, etc.

Vale ressaltar que a decoração em estilo colonial dispensa o desnecessário e foca em peças que proporcionem calor para casa.

Quando a Decoração Mistura o Estilo Colonial e Materiais Modernos

Alguns decoradores, mais ousados, preferem propor o estilo colonial com uma pitada de modernidade. O resultado, com certeza, é bem inovativo e atrativo e pode ser uma solução para quem não gosta de mergulhar 100% em um único estilo. Veja a descrição desse tipo de mistura!

Imagem de Amostra do You Tube

Uma casa de fazenda por exemplo, pode manter todas as características coloniais, como um pé-direito alto e janelas grandes e imponentes, porém, misturando a decoração dá para criar balaústres de cor azul por exemplo, aqueles da frente e manter os das laterais no tom envelhecido. Essa é um tipo de técnica que fica muito bem no hall de entrada. Ainda falando desse ambiente, é o lugar ideal para colocar peças de antiquário e até mesmo uma pequena capela, referências ao estilo colonial tradicional. Já o piso de madeira, mesmo que mantendo o tradicional, pode ser trabalhado com técnicas modernas para ganhar mais brilho.

No quarto, por exemplo, o papel de parede pode ocupar uma única parede, com motivos florais discretos, a madeira que faz a moldura da janela pode ser pintada, sem fazer com que você tenha que abrir mão do ar condicionada, que seria a peça moderna do ambiente.

Já no banheiro, substituir a bancada tradicional da pia por uma mesa de madeira pintada, não só reafirma o estilo colonial, como faz o ambiente mais romântico. Porém, não é preciso escolher uma pia daqueles modelos mais antigos, é possível colocar um bacia bem moderna e misturar bem esses dois estilos. E ainda falando do banheiro, manter os azulejos e piso originais é a melhor maneira de manter o estilo colonial  e para modernizar o ambiente, coloque uma cadeira de design.

Numa ampla sala de jantar a mesa rústica de madeira será a peça principal, e ainda pode reforçar a ideia do colonial com prateleira despretensiosas de madeira colocadas na parede. Enquanto o toque moderno pode ficar na escolha dos pratos e talheres ou simplesmente com um quadro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>