Decoração com Espelho para Sala de Jantar

O espelho é daqueles acessórios que não podem faltar na decoração, seja pelo efeito de “aumentar” os espaços ou simplesmente pela elegância e outras possibilidades que podemos criar. É um objeto sempre lembrado pelos decoradores e pode ser uma peça fundamental, em alguns casos, principalmente, quando estamos decorando um espaço pequeno.

Porém, vale ressaltar, que apesar dessa vantagem de poder “ampliar” os espaços, o espelho não é indicado para lugares de circulação muito reduzidos. Neste caso, não é possível conseguir o efeito de “ampliar. Porém, essa é a única exceção, em outros casos, use e abuse do espelho para fazer com que um ambiente pareça maior.

Imagem de Amostra do You Tube

A sala de jantar é um dos lugares em que o espelho “cai como uma luva”, além de ampliar, ainda cria um efeito estético incrível.

Considere que os espelhos podem transformar o ambiente, um dos lugares preferidos para se colocar na sala de jantar é atrás da mesa.

Dicas Para Escolha do Lugar Para Colocar o Espelho

Se você quiser sair da “mesmice” pode trocar o espelho da sala de jantar por uma faixa espelhada, que deve ficar na parede, bem na altura acima das cadeiras. O efeito visual proporciona uma ótima interação das pessoas que estiverem sentadas à mesa com o espaço. É um bom modo de evitar que os seus convidados tenham somente a parede com a única “vista”.

Outra dica bem legal em relação aos espelhos na sala de jantar é que eles podem melhorar a iluminação, na verdade, maximizar. Eles criam pontos de luz ou também podem ser colocados de forma que reflitam a luz por completo.

Porém, quando for escolher o espelho, colocação e de associá-lo com a iluminação, tenha cuidado para não criar excessos e por consequência, desconforto visual em que estiver no ambiente. Como por exemplo, um erro clássico, a colocação de espelhos em duas paredes que são paralelas.

Para escolher onde será colocado o espelho na sala de jantar é necessário observar alguns detalhes, que são:

  • O primeiro ponto é, de fato, para pensar, antes de colocar o espelho na sala de jantar. É muito importante fazer a escolha certa, que atenda as suas exigências.
  • As possibilidades são muitas, como por exemplo: escolher entre uma parede pequena ou grande, observar a forma do espelho e também o tamanho da parede, se o objeto será usado com moldura ou sem moldura, mais de um ou um único.
  • Quando a escolha é por um espelho que tenha moldura é necessário observar alguns detalhes. Veja quais são:
Imagem de Amostra do You Tube

a- A moldura deve estar em harmonia com outros elementos que fazem parte do ambiente, dos móveis aos objetos de decoração.

b- Espelhos com moldura podem ser usados sem estarem pendurados na parede, a opção é deixá-los encostados na parede sobre móveis, como por exemplo, o aparador.

c- Podem ser colocadas na parede como quadros.

  • Outra dica importante em relação ao acabamento do espelho usado na decoração da sala de jantar é que não é uma boa ideia fazer sobreposição de itens espelhados com cromados.
  • O ideal é que no caso de usar peças espelhadas e itens cromados, seja feita uma divisão, isto é, eles devem estar ao mesmo lado na parede, porém, somente em salas de tamanho médio ou grande.
  • A escolha da parede também tem um sentido, aquela que é considerada a melhor, é justamente a que de um modo estratégico irá refletir o que você está querendo destacar naquele ambiente. Pode ser objetos de decoração como pode ser móveis.
  • Quando você usa grandes espelhos, que conseguem refletir objetos e imagens de longe, a ideia é então, que ele tenha o melhor ângulo do ambiente como um todo. Principalmente, em como os móveis estão distribuídos. Vale ressaltar, neste item, que o espelho destaca tudo aquilo que está ao seu redor e por isso, é bom prestar bem atenção neste detalhe antes de fazer a escolha. Pode ser que o grande espelho acabe refletindo um ângulo que você não gostaria.
  • Os profissionais quando usam na decoração da sala de jantar os espelhos costumam a estudar a paginação deles e isso é feito por causa da função do limite das chapas. Esse tipo de análise considera o tamanho da parede onde ficará o espelho, outro item, que é considerado, é se ele será colado e também as dimensões das chapas. Além disso, considera-se as dimensões da entrada da casa. Com isso se chega a uma número exato que define qual o melhor tamanho de chapa que a vidraçaria deverá preparar. É um modo de colocar o espelho e deixar o ambiente harmonioso. Ele terá o tamanho de acordo com aquele da parede onde ficará.
Imagem de Amostra do You Tube

Claro que se você não sabe fazer esses cálculos, tirando as medidas e com boa observação, chegará ao resultado próximo da perfeição.

  • Para não errar, os espelhos que são colocados em superfícies planas são aqueles que dão certo, as chances de errar, neste caso, praticamente não existem.

Erros Comuns do Espelho na Decoração

É bom saber o que não fazer para acertar sempre.

  • Um erro muito comum é o espelho na sala de jantar que é muito menor do que a parede ou ainda, quando o objeto é muito maior. Como falamos antes é necessário criar um ambiente com harmonia e isso é impossível quando se erra nas medidas.
  • Quando os móveis ficam muito próximos do espelho, causando um mal estar quando se está comendo ou mesmo fazendo um lanche. Existe um espaço que deve ser observado.
  • Colocar o espelho em uma posição que ele fique refletindo algo que deveria ficar “escondido” ou não tenha um ponto exato para refletir. A escolha da posição deve ser bem definida e para ter um sentido na decoração, o espelho deve estar refletindo alguma coisa especial, que merece ser destacada na sala de jantar, que pode ser dos móveis aos objetos.
Imagem de Amostra do You Tube

Com essas dicas, criatividade e bom gosto, com certeza você vai arrasar na decoração com espelho na sala de jantar, somado a outros elementos ficará lindo.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir maiores informações sobre os erros e acertos no uso de espelhos na decoração e faça as escolhas certas na sua casa. Veja como fazer uma parede com espelho em casa e dar a sensação de ampliar o ambiente. A decoração com espelhos, além de amplitude, proporciona também maior iluminação para os ambientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>