Cores Para Quarto

Na hora de escolher as cores para pintar o interior de uma casa, seja na primeira pintura ou na hora da reforma, um dos ambientes mais difíceis de encontrar a cor ideal é, sem dúvida alguma, o quarto.

Cores

Por um lado, ele deve ser o lugar de descanso e relaxante, e, por isso, as cores deveriam ser claras, e preferencialmente, em tons pastéis, mas por outro, isso pode deixar o ambiente com um tom monótono ou enjoativo. A maneira mais fácil de acertar nas cores do quarto é, na verdade, o equilíbrio.

Para aqueles mais despojados, que desejam quartos em cores mais sólidas e firmes, há duas maneiras de brincar com esses tons: na primeira, basta escolher uma das paredes e pintá-la de um tom mais escuro, deixando as outras três em tons mais claros, fazendo com que elas se complementem – isso quebra a monotonia de cores claras demais, ao mesmo tempo que não deixa o quarto sufocante pelos tons mais pesados.

Despojado

É possível também, pintar todas as quatro paredes de uma cor mais firme e escura, mas aí a decoração do ambiente deve ser leve, e, de preferência, esse tipo de pintura só deve ser aplicado em ambiente em que haja muita luz natural. Balancear as cores escuras da tinta com móveis mais claros, de preferência ricos em detalhes em vidro, ou aço escovado, por exemplo, dá um ar mais masculino ao ambiente e não o deixa tão sombrio. Boas cores para se fazer quaisquer desses jogos são o azul-escuro, o verde e o roxo.

Para os que gostam de cores claras, mas querem inovar, uma boa ideia é, mais uma vez, escolher uma das paredes e pintá-la de um tom mais vivo – por exemplo, três paredes de um tom de lilás claro, e uma última em roxo aberto. Diferente das cores escuras, esse tipo de pintura serve para abrir o ambiente, e complete bem os espaços com várias cortinas, ou mesmo com pouca luz natural, já que ele abre o espaço.

O segredo em ambos os casos é equilibrar a falta da luz com o excesso dela, escolher cores de que realmente goste, e uma decoração que a complemente – não use móveis escuros em um ambiente pintado em cores fortes, não deixe de utilizar cortinas e cores alegres em espaços pintadas em cores claras demais.

Criaças

Além da cor em si, é possível utilizar texturização, pátinas ou adesivos de paredes para criar um ambiente mais exclusivo nos quartos – tudo depende da criatividade e gosto da pessoa que irá utilizá-lo depois: a grande chave para uma boa cor em um quarto é, na verdade, que a pessoa que dormirá nele se sinta bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>