Cores Certas para Ampliar Ambientes Pequenos

Cada grande é o sonho de diversas pessoas. Mas, infelizmente, nem todos podem morar  em casas ou apartamentos grandes e espaçosos. Se os cômodos são menores do que o ideal, uma dica simples é alterar a forma como você os enxerga. Como? Usando truques de decoração para ampliar o visual do espaço. Alterando as cores, por exemplo, você pode ter uma cozinha não do tamanho que sempre sonhou, mas a menos bem maior e mais ampla visualmente.

Aposte nas Cores Claras

Segundo alguns especialistas, as cores claras dão mais amplitude aos espaços, enquanto as escuras diminuem a sensação visual de espaço. Os tons claros, frios ou pasteis são ótimos para deixar o cômodo mais espaçoso e você até mais luz, mais visual.

Decoração

Decoração

Paredes escuras sempre diminuem o ambiente, e isso é uma regra de decoração simples, que sempre é usada. Se você tem uma sala que acha grande demais, pinte de tom forte e vai ter a sensação visual que procura. Pintando algumas paredes de claro e outas de tom escuro vai ter um espaço visualmente melhor também. Os tons que diminuem mais o espaço são azul escuro, preto e vermelho.

Branco é Sempre o Tom para maior Amplitude

Não sabe de que cor pintar a sua parede mas quer acertar a todo custo? Invista em uma decoração com revestimentos de parede em tom branco, que sempre ganhará espaço na casa. Os amigos do tom também são bacana, como o creme, amarelo, cinza claro, verde, azul, bege ou violeta.

Imagem de Amostra do You Tube

E uma casa branca não seria demais? Bom, depende. Uma casa totalmente branca com móveis brancos vai te dar uma sensação de estar visitando um hospital, não é mesmo? E não é isso que você quer e nem mesmo os hospitais usam tanto branco mais. Uma dica é optar por móveis de tons escuros se sua parede é mais clara. Com paredes com branco tradicional ou branco gelo, escolha móveis marfim, carmim e preto com tabaco por exemplo. O contraste fica bacaba e elimina todos os erros de sua forma de dirigir.

Papéis de Parede Também são um Bom Truque

Não curte tons muito claros mas quer aumentar os espaços da mesma forma? Uma boa opção é analisar o uso de papéis de parede no revestimento do cômodo. As estampas com listras horizontais, ao contrário do que você pode pensar, ajudam a esticar as paredes, dando a sensação visual de que elas são mais baixas.

Tais truques são usados comumente por arquitetos quando o teto é rebaixado ou pensa-se em colocar um rodateto e assim marcar ainda mais a altura da sua parede. Mas claro que estamos falando de estampas com linhas verticais mas em tons claros. Os tons escuros não são bacanas e ainda prejudicam a sua decoração, marcando bastante e impossibilitando algumas ousadias na hora de escolher móveis e acessórios.

Piso e Parede Devem Seguir o mesmo Tom

Você com certeza já teve a sensação de estar entrando em uma sala maior do que ela era de fato porque piso e parede tinham tons semelhantes. Isso acontece porque os olhos buscam a continuidade, e com o tom sendo semelhante de parede e cerâmica, você está mostrando a sua visão que há uma continuidade e tende não ver o final de cada parte.

Imagem de Amostra do You Tube

Mas o uso da mesma cor nos pisos e paredes deve ser feito apenas em tom, e não em material para que o ambiente pareça mais amplo. Usando cerâmica em ambos, por exemplo, você está unindo algo que não é confortável visualmente e poderá criar uma sensação de perda visual, claustrofobia. É como se você estivesse dentro de uma grande sala sem porta, por exemplo, como em salas para loucos nos filmes de manicômio.

E no uso de piso e parede na mesma cor, vale a opção de não usar rodapé para te informar quando termina um e começa outro.

Use Cores Igualmente Claras em Espaços Sociais da Casa

Nos espaços contínuos e de maior circulação, use a mesma cor de parede. A junção não marcante de um ambiente com o outro vai deixar a sua casa um pouco maior do que ela é de fato, te ajudando a aumentar o espaço. O truque funciona tanto em casas como em apartamentos, e fica bacana em quem quer unir uma sala de estar com uma sala de jantar e uma cozinha em um único vão, por exemplo. Usar o mesmo tom em todas as paredes sempre funciona.

Use Tom sobre Tom nos Móveis

A regra é simples: móveis em tom branco pode ter paredes cremes, por exemplo. O tom sobre tom aumenta a sensação de continuidade dos cômodos, o que ajuda a aumentar os espaços. O truque funciona bem em quartos, salas e até mesmo banheiros, se você optar por louça em tom sobre tom em relação a sua parede.

Tom sobre Tom

Tom sobre Tom

Deixe as Cores mais Fortes para os Acessórios

Quer tons fortes e odeia a opacidade que sua casa se tornou? Não precisa dispensar seu gosto, apenas direcione para o local certo. Acessórios em cores mais marcantes são uma boa pedida, pois são ótimos para quem deseja usar as cores que sempre quis a acrescentam uma vida ao cômodo. Pode ser em almofadas, tapetes, flores, quadros e tudo o mais que você queira que chame a atenção, mas um nível moderado para não brigar com os demais acessórios do ambiente e estragar a sua decoração moderada que tanto planejou com os tons certos.

Cuidado com os Pequenos Detalhes na Hora de Decorar

O cuidado de escolher e combinar tons não deve se restringir a paredes, pisos e tetos, mas também no uso de acessórios. As portas, os rodapés e seus móveis também devem ter o mesmo tom claro, ou irão marcar a parede e deixar o espaço menor de igual forma. Todo o seu esforço para escolher o tom certo na parede e no piso não deu em nada se sua janela for muito escura e encolher a parede, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>