?> Como Renovar o Visual da Sala | Imóveis Cultura Mix

Como Renovar o Visual da Sala

Bateu aquela vontade de renovar o visual da sala, mas você não sabe por onde começar e nem o que dá para fazer sem gastar muito? Não, não é preciso trocar todos os móveis, pintar as paredes para dar cara nova a sua sala. Com algumas ideias criativas dá para dar uma boa mudada no visual e começar a ver o cômodo com outros olhos.

A seguir, você encontrará dicas bem legais, que na verdade são truques que os decoradores não dispensam para deixar os ambientes mais bonitos.

As Plantas Para Renovar a Decoração

Pode parecer que não vai mudar em nada, mas você não tem ideia do poder das plantas para renovar o visual de um ambiente. Na sala então, são perfeitas. Sempre levam mais vida, mais beleza. Porém, não é qualquer planta que podemos colocar em ambientes fechados e não dá para esquecer que elas precisam de uma boa circulação de ar e de sol, mesmo que seja parcialmente.

Plantas como azaleia, gerânio e calêndula podem ser uma opção para renovar a decoração da sua sala. Mas, se você não pode contar com nada de sol, mesmo escancarando as janelas, prefira o lírio, por exemplo.

Escolha um lugar de destaque para a planta escolhida, assim como um lindo vaso para dar mais beleza ainda ao ambiente. É importante que ela nunca fique no meio do caminho para evitar que seja danificada.

Objetos “Inusitados” Podem Mudar o Visual Da Sala

Quando a sala que você quer renovar o visual tem espaço dá para brincar e colocar objetos de destaque e que não são esperados em uma “sala normal”, como por exemplo, uma rede.

Se a sua decoração faz o estilo bem descolado, reserve um dos cantos do ambiente e coloque uma rede, pode deixar próximo a ela uma planta e também um revisteiro. É como se aquele fosse o cantinho de descanso da sua casa, da sua sala. Vale até mesmo deixar próximo algumas prateleiras com livros.

A rede é só uma das inúmeras ideias de espaços alternativos que podem ser criados na sala deixando-a menos sem graça. Para as pessoas que gostam de meditar, uma boa alternativa seria criar esse espaço, com um tapete bem felpudo e objetos, como velas decorativas e almofadas que indicassem a função do cantinho.

Para os amantes do livro o cantinho pode ser da leitura e de renovação do visual da sala ao mesmo tempo. Você pode ter uma poltrona superconfortável com uma lâmpada de pé “caindo” sobre ela, coloque uma mesa pequena ao lado e sobre ela os livros que fazem parte da sua biblioteca no momento. Pronto! Canto especial e decoração da sala renovada!

Ambientes Conjugados Como Separá-los

Você também pode ficar cansado da sua sala por que o ambiente está conjugado a um outro, como a sala de jantar, por exemplo. Nem sempre dá para fazer uma parede, pelo contrário, atualmente, a associação dos ambientes é uma “fórmula” usada para aproveitar mais os pequenos espaços. Por outro lado, nem todo mundo gosta de ter tudo a vista.

Neste caso, os profissionais de decoração costumam usar alternativas bem criativas e soluções diferentes como biombos e divisórias de vidro, mas bastaria uma cortina bem moderna para fazer a divisão.

Porém, os decoradores alertam que a escolha de com que será separado um ambiente do outro deverá ser feita com base no seu estilo, no estilo da decoração. Clássico siga o clássico, despojado,  pode brincar mais.

No caso de ambientes muito elegantes e minimalistas, o conselho dos profissionais é de que seja usado apenas um móvel, que dará a ideia de “separação”, que você deseja, sem comprometer o bom gosto.

Grandes Objetos de Decoração

Não dá para renovar o visual da sala ou pelo menos perceber que isso foi feito se você apostar em pequenos detalhes. Mesmo que o abajur que foi comprado seja o mais inusitado ou do mais badalado designer, se ele é pequeno, ficará perdido no resto da decoração e será um item no meio do todo. O que não quer dizer que ficará feio ou que não estará acrescentando, porém, não dará o efeito de renovação que seria a ideia principal.

Então, quando bate aquela vontade de renovar o visual da sala sem gastar muito e fazendo poucas mudanças, a sugestão dos decoradores é apostar em algo grande. Daquelas peças que tomam conta da sua sala.

Pode ser um quadro enorme, daquele que ocupará praticamente toda a parede sobre o sofá. Pode ser um vaso bem grande que ficará em um canto da sala chamando toda a atenção para ele ou pode ser um móvel de um designer renomado, como uma cadeira.

O importante é que seja um objeto que se destaque do resto da decoração e passe a ser o centro das atenções da sua sala.

Se o objeto em estilo fizer contraste com o restante da decoração também é uma boa maneira de fazer funcionar essa renovação.

Experimente Renovar os Móveis

Se o seu cansaço com a decoração da sala está ligado diretamente aos móveis, uma boa maneira é renová-los com criatividade.

A onda vintage, por exemplo, está muito em alta, mesmo que essa não seja a linha da sua decoração dá para brincar com alguns elementos. Por exemplo, você poderá usar discos de vinil para cobrir a parte superior de uma mesa.

Você também pode lixar um móvel e deixá-lo com esse ar campestre em meio a todo o resto bem moderno. Também existem as inúmeras formas de artesanato de reaproveitamento de móveis, basta escolher aquela que tem mais a ver com a decoração.

Quando o Problema é o Piso

Alguns pisos são daqueles que chega uma hora ninguém consegue mais olhar. Vai ficando desgastado, pode estar fora de moda, velho, enfim, pode não ser mais o que foi um dia. Realmente retirar um piso e colocar um outro é uma verdadeira loucura, além da sujeira, tem um custo muito elevado de mão de obra. Porém, a solução mais usada do momento é colocar o piso sobre piso.

Existem várias lojas especializadas neste tipo de colocação. Eles mesmo vendem o piso e eles mesmo fazem a colocação.

A grande parte dessas lojas ainda faz ajustes no piso debaixo antes da colocação, para que não fique com defeitos. Essa opção pode ser encontrada com vários preços e é sempre mais em conta do que a a retirada do piso e a colocação de um novo.

Querendo Fazer a Sala Parecer Maior

Se o problema é menos cansaço do visual e mais ver um lugar pequeno e apertado, também tem um truque ou outro que pode ajudar a mudar esse quadro. Para começar praticar o “desapega”. Não dá para querer ter em um ambiente pequeno tudo o que se tem vontade. Neste caso, dá para ter o que cabe.

Os móveis para ambientes pequenos devem ser pequenos, em linhas retas e somente aqueles necessários. Se forem de dupla função, melhor ainda.

Além disso, truques como: móveis sem encostar no chão, claros, o mesmo serve para as paredes e o teto, e mais, o uso do espelho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *