Como Renovar o Banheiro em Imóveis Alugados

Revestimentos antigos, mais do que ultrapassados, paredes brancas com azulejos que não se usam há muito tempo, uma combinação de cores que parece que não funciona, esses são só alguns dos “problemas” que uma pessoa pode se deparar em um banheiro de um imóvel que está alugando.

Infelizmente, sabe bem disso quem aluga apartamento, nem sempre dá para encontrar o apartamento dos sonhos, com tudo novo e moderno. É muito mais fácil encontrar casas com problemas e alguns deles que parecem impossível de se resolver, a não ser que você queira gastar dinheiro em um imóvel que não é seu.

Quando os imóveis alugados possuem cômodos que não foram reformados, normalmente, são: banheiro e cozinha. O que fazer?

O Que Fazer Para Melhorar um Banheiro de Imóvel Alugado?

Banheiro novo ou velho, não sendo o principal cômodo, que é a sala, precisa receber uma atenção especial. Para ser um lugar limpo e agradável, precisa estar bem organizado e também decorado. É comum que as pessoas gastem muito com os outros cômodos e se esqueçam do banheiro. Em outros casos, bate um certo desânimo por não sero dono do imóvel. Porém, pode acreditar tem como renovar o banheiro em imóveis alugados. Claro, sem gastar muito.

Um dos truques muito usados hoje em dia para renovar cômodos, na verdade, a parte do revestimento, que acaba parecendo ser o maior problema, são os adesivos estampados.

Quando o revestimento é feio ou está com partes deterioradas parece que a única solução é quebrar tudo e trocar por um novo. Mas, não é bem por aí, com um pouco de criatividade e com o produto certo, dá para renová-los simplesmente usando adesivos.

A grande vantagem desses adesivos para azulejos é que eles além de tudo são fáceis de serem aplicados. É só tirar a película que protege o material e colar. Exige somente um pouco de paciência. É necessário ir colocando um a um e com atenção para não colar em lugar errado ou torto. Tirando esse detalhe é muito fácil e não custa muito. A média de preço é de R$50 para cada 15 adesivos.

Outras Ideias Para Renovar o Banheiro Gastando Pouco

Você pode achar o investimento alto para um imóvel alugado, não tem problema, dá para optar por uma outra forma de melhorar o visual dos revestimentos. Se quiser, basta comprar papel adesivo na papelaria e cortá-lo em pedaços do tamanho de cada um azulejo. Neste caso, será um pouco mais trabalhoso, pela necessidade de cortar do tamanho exato, mas sairá mais barato.

Se você quer mesmo uma ideia mais pratica ainda e mais barata ainda, uma solução, caso o revestimento seja velho, mas não esteja danificado é decorar cada um com desenhos, que poderão ser feitos com canetas marcadoras. Porém, elas precisam ser resistentes a água, pergunte na hora de comprar. Além disso, caso você canse, será fácil eliminar o efeito da caneta.

Uma solução muito usada por arquitetos que devem fazer uma reforma com o orçamento apertado é trocar a cor dos azulejos aplicando a tinta epóxi. Eles recomendam a tinta da Suvinil. Bastam duas demãos e o trabalho estará feito. O galão da tinta custa pouco mais de R$70.

Quando o problema é no piso e não na parede, uma opçãopode ser usar piso sobre piso ou outras soluções, como o cimento queimado, porém, em ambos os casos, os custos não são tão baixos. Neste caso, o ideal é manter o piso sempre bem limpo e usar um tapete bem grande e outros objetos, como um vaso de flores, para deixar a menor parte possível à vista.

Claro, que no caso do piso, o bom mesmo é que você consiga um acordo com o dono do imóvel e que ele desconte o que foi pago pelo serviço no valor do aluguel, uma vez que é uma melhoria para o imóvel. Porém, vale ressaltar que isso não é uma obrigação. Se você fizer sem a autorização do dono do imóvel estará fazendo algo errado, mesmo que o serviço seja pago por você sem pedido de reembolso. O dono do imóvel pode até mesmo pedir que você recoloque o que era antes, quando for deixar o imóvel.

Dicas de Melhorias Fugindo de Obras

No caso do imóvel alugado, além do problema de gastar em uma casa que não é sua, ainda tem o agravante de ter que enfrentar uma obra. Neste caso, o ideal é buscar soluções que não exijam quebra-quebra, como por exemplo, os tapetes cobrindo o chão do banheiro que deveria ter o seu piso trocado. Modelos coloridos e com formas diferentes são mais legais ainda, aposte no moderno para equilibrar.

Em home centers você pode comprar deques modulares, outra solução que não exige obra e para ficar mais bonito e proteger o material, aplique verniz. Até porque ficando no banheiro, inevitavelmente molhará.

No caso do box de um apartamento alugado e que é antigo, as portas costumam ser de acrílico ou plástico, em ambos os casos, desgastados. A melhor maneira de disfarçar o problema é colocar na frente deles cortinas de plástico coloridas.

Complementos Que Disfarçam Banheiros Velhos

A decoração também pode ser uma grande aliada. Nada de quebrar ou gastar muito dinheiro, mas aposte em toalhas bonitas sobre a pia, velas, potes para os objetos, principalmente, quando falta o armário, vasos com flores, entre outros.

Além disso, use o espelho para compor e “ampliar” o ambiente, além de deixar o banheiro sempre cheiroso, usando aromatizantes.

No banheiro também vale usar arandelas ou lustres que dão mais modernidade para o ambiente. A vantagem dos objetos é que eles poderão ser levados para a próxima casa. Até mesmo quadros fazem a diferença.

Os móveis prontos também podem ser a solução para a falta daqueles planejados, como nichos, prateleiras e até mesmo gabinetes, que podem ser do tamanho que você precisa. Procure peças diferentes que não seguem a linha comum, valorizando ainda mais o ambiente.

Cestos e caixas sempre podem ajudar na decoração e como espaço para guardar itens na falta de um bom armário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *